segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Música de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes perde premiação do Oscar


O cantor e compositor Carlinhos Brown perdeu a disputa pelo Oscar de melhor canção original na noite deste domingo (26). A estatueta ficou com "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Muppets". Brown foi o primeiro baiano a receber uma indicação para a maior premiação da história do cinema. Esta foi a 84ª edição do Oscar, realizada em Los Angeles, nos EUA. A música "Real in Rio" era uma composição de Brown, do carioca Sérgio Mendes e da americana Siedah Garrett.

O prêmio foi entregue pelos atores Will Ferrell e Zach Galifianakis, já na segunda metade da apresentação. Outra estatueta ligada à música, melhor trilha original, foi para Ludovic Bource, pelo filme O Artista.

Trilha de "Rio"
A música "Real in Rio" anima Blu, a ararinha azul, e foi criada com várias referências. Segundo o compositor Sérgio Mendes, sua inspiração na trilha sonora foram as cenas e o cotidiano do Rio de Janeiro. "A ideia era mostrar um Rio alegre, um Rio ensolarado, sensual", explica.


Brown fez a letra em português e foi o compositor carioca quem convidou a cantora Siedah para escrever a versão em inglês - ela própria já ganhou um Grammy e tem no currículo composições para Michael Jackson.

Brown contribuiu também com a parte rítmica. "A primeira coisa foi o 'Ele batuca' e aí trouxe um instrumento, um 'pio de caça', que faço o som de pássaro, gorjeando, posso fazer melodias. E, assim, fui fazendo. Os executivos amaram, falavam 'amazing'. Não falo inglês direito, mas já entendi que eles estavam amando", contou o cantor ao Jornal Nacional.

*Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.