terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Militares mortos na Antártida são homenageados no Rio


Rio de Janeiro – Os corpos dos dois militares baianos mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, o do ex-suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do ex-sargento Roberto Lopes dos Santos, foram homenageados nesta terça-feira, 28, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia, os dois foram promovidos a segundo-tenente e condecorados com a Ordem do Mérito da Defesa, a Medalha Naval de Serviços Distintos e a Honra ao Mérito, grau de comendador.

A homenagem foi feita em um hangar da base, logo depois da chegada dos corpos, às 8h50 desta terça. A chegada dos caixões ao hangar causou comoção aos parentes que viram pela primeira vez os militares mortos.

Cobertos pela bandeira do Brasil, os caixões logo receberam os retratos dos dois. O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, destacou o heroísmo dos militares que “ofereceram suas vidas no cumprimento do dever” e lamentou o incêndio ocorrido no último sábado (25) “que reduziu a cinzas uma parcela significativa da pesquisa científica [antártica] brasileira”.

O vice-presidente da República, Michel Temer, salientou que a morte dos militares não foi em vão. “Eles devem servir de exemplo para a família, os filhos, os representantes da Marinha e a sociedade como um todo”. O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou “que a perda é sempre irreparável, mas não será esquecida”. Amorim chamou os dois militares de “heróis que tombaram no cumprimento do dever”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.