segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bankoma leva tradição da cultura afro para o circuito de carnaval de Salvador

Grupo preenche lacuna na folia momesca retratando 'invisibilidade social'.'O Tempo e a Criança' foi o tema escolhido para o desfile nesta quinta-feira.


Com o tema "Tembwa Ye Ndenge", que significa "O Tempo e a Criança", o bloco Bankoma desfilou nesta quinta-feira (16) no Circuito Campo Grande. O objetivo foi preservar a cultura infantil, mostrando as possibilidades de ensino e formação social com base nas matrizes africanas. "É através disso que a criança se projeta no futuro", disse Eliana Santos, coordenadora pedagógica do bloco.


O grupo é conhecido por preencher uma lacuna na folia baiana por evidenciar a presença da cultura afro na sociedade. Atualmente o bloco desenvolve atividades educacionais no Terreiro São Jorge Filho da Goméia. De origem Banto, "Bankoma" significa "reunião de pessoas".
Neste ano, muito blocos estão homenageando a África, tema que é constante na abordagem carnavalesca e cotidiana do bloco. "É importante convergir o trabalho da matriz africana, que precisa ser vista e entendida. Procuramos nosso espaço e o reconhecimento desse trabalho cultural", disse Eliana.(G1)

2 comentários:

  1. Que genial ver o povo negro brilhando em Salvador, Bankoma muito axé pra vocês são lindos demais, tenho certeza que a luz de Raimundo tão com vocês!

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.