sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRESENÇA DE DILMA NA BAHIA AQUECE ELEIÇÕES DE 2014

Após ter passado as férias em solo baiano, na praia de Inema, Base Naval de Aratu, a presidente Dilma Rousseff (PT) volta à Bahia na próxima segunda para participar, ao lado do governador Jaques Wagner (PT), do ato da assinatura da ordem de serviço para Revitalização Urbanística da Bacia do Rio Camaçari, às 8h30, na Cidade do Saber, em Camaçari. A líder nacional e o governador darão o pontapé inicial para a obra considerada a maior da história do município.

Nos bastidores, a conjuntura política do evento também deve chamar a atenção, já que além do possível fortalecimento da figura do prefeito de Camaçari, e presidente da UPB, Luiz Caetano, estarão presentes outros nomes para a sucessão ao governo em 2014. Ele deve aparecer ao lado de pretensos postulantes do PT, a exemplo do secretário da Casa Civil, Rui Costa, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do senador Walter Pinheiro.

Além disso, esse pode ser o último grande ato das esferas do governo com a atual composição do secretariado de Wagner, sujeito a mudança nas próximas semanas. O projeto de recuperação do rio vai beneficiar cerca de 90 mil moradores, sendo aplicados recursos da ordem de R$ 274 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Apesar de os petistas ponderarem nos discursos, no meio político a movimentação a três anos da eleição não estaria sendo considerada prematura. Destaque na cotação de nomes que podem concorrer à sucessão de Wagner, o prefeito Luiz Caetano não esconde que a presença da presidente engrandece ainda mais o projeto e sua gestão.

Diz-se que ele espera somar pontos no quadro de debate sobre as eleições e tenta garantir seus passos já no pleito de outubro quando tentará eleger seu candidato à prefeitura, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado. Em conversa com a Tribuna, ele disse que o momento é apenas de agradecimento.

“Quero agradecer imensamente ao governador por ter articulado essa vinda da presidente Dilma. Esse é um dos maiores e melhores projetos do PAC 2 no Brasil. Estamos orgulhosos e esperando ansiosamente a vinda da presidente e do governador para agradecermos. Será uma grande festa”, comemorou.

Ele descartou as articulações para 2014 e as supostas ciumeiras causadas pelo anúncio da chegada de José Sérgio Gabrielli, nome que mexerá na arrumação do governo e no circuito político, sendo a grande estrela que pode roubar a cena. “Sua vinda é ótimo para a Bahia. Por mim não há estresse quanto a isso.

Quanto mais cabra mais cabrito, como diz o ditado, e o mais importante é a consolidação do projeto de Wagner. Tanto ele quanto Rui Costa farão bem a esse projeto”, enfatizou Caetano, que essa semana teria sinalizado possível insatisfação.

O presidente estadual do PT, Jonas Paulo mais uma vez prefere não impactar a discussão sobre 2014. Para ele o mais importante no momento são os resultados das eleições municipais de outubro e depois a sucessão do PT em 2013, quando ocorrerá a escolha de um novo presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.