segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRERROGATIVA PRA SER REI MOMO EM LAURO DE FREITAS: SER DOENTE!!!

CARNAVAL, PODERIA SER SINÔNIMO DE ALEGRIA, SAÚDE E FESTA!!! ANTIGAMENTE, SOB A LUZ DA NOSSA IGNORÂNCIA, ATÉ VAI... MAS ATUALMENTE, INSISTIREM NESSE MODELO, DE QUE PRA SER O REI, É NECESSÁRIO SER DOENTE? TEMOS QUE ESTIMULAR O SER SAUDÁVEL, DE BEM COM A VIDA, E ALÉM DA ALEGRIA CONSTANTE, SE TER QUALIDADE DE VIDA. ACHO QUE PRA SER REI, TEM QUE SER ALEGRE, EXTROVERTIDO.

HISTÓRIA DO REI MOMO

O rei do carnaval brasileiro tem sua origem na mitologia grega. Momo, filho do Sol e da Noite, é conhecido como o deus da sátira, do sarcasmo, do culto ao prazer e ao entretenimento, do riso, da pilhéria, das críticas maliciosas, etc. Segundo a história, ele tinha o costume de criticar os feitos de outros deuses. Uma vez, solicitado para opinar sobre obras de Zeus, Atena e Prometeu, fez-lhes severas críticas. Irados, os deuses o expulsaram do Paraíso, vindo ele cair no planeta Terra. Dizem que veio para tirar o sossego dos homens. Teria sido? A cerimônia de coroação de Momo como rei vem do tempo da Roma antiga. Para os romanos, Momo era obeso e isso significava fartura e extravagância. Em razão disso, elegiam o mais belo soldado da tropa romana para ser coroado rei. Como rei Momo coroado, o escolhido podia brincar, comer, beber e fazer o que tivesse vontade durante seu curto reinado. Terminada a festança, ele era levado ao altar do deus Saturno para ser sacrificado. Depois de morto, era velado e enterrado com todas as honrarias de “um chefe de estado“. Se “rei morto, rei posto“, a cada ano era eleito um novo rei Momo.

OBESIDADE, UMA VERDADEIRA DOENÇA

A obesidade se deve a um excesso de gordura, responsável por um peso excessivo.

Mesmo se existe outras origens, é principalmente o desequilíbrio entre a alimentação e a atividade física que leva ao excesso de peso.

Uma alimentação a base de gorduras e de açúcares é rica em energia. Se esta energia não é queimada por uma atividade física ou um lazer ativo, ela é armazenada no organismo sob a forma de gordura.

Instala-se a sobrecarga ponderal. Se continuar, pode levar a uma verdadeira obesidade, ou seja a uma obesidade de tipo 3, chamada de obesidade severa ou mórbida (IMC >=40).
A Organização Mundial da Saúde, estima que 400 milhões de adultos sejam obesos no mundo, e que perto de 1,6 milhares têm sobrepeso (cifras de 2005), ou seja perto de 1/4 da população do planeta! Em 2015, a OMS avalia que mais de 700 milhões de adultos no mundo serão obesos.

Na Europa, o numero de pessoas obesas triplicou nos últimos 20 anos. A OMS estima assim que 20% dos adultos (150 milhões) e 10% das crianças (15 milhões) serão obesos em 2010.

A obesidade é considerada pelos peritos internacionais como uma epidemia. Alem do desconforto físico, a obesidade severa ou mórbida pode ser responsável de doenças graves, podendo reduzir a expectativa de vida. Sem contar os sofrimentos psicológicos e as dificuldades de relacionamento que algumas pessoas podem encontrar devido à sua ‘diferença’.

3 comentários:

  1. O QUE VOCE TEM CONTRA OS GORDOS?

    ResponderExcluir
  2. Eu nçao tenho nada contra os gordos, bem porque eu também sou, mas não posso admitir, que pra ser Rei Momo tem que ser OBESO, um doente crônico. Deixe de imbecilidade, bando de ignorantes!!!

    ResponderExcluir
  3. Saúde é o que interessa, o resto não tem presça.17 de janeiro de 2012 às 16:14

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não futuquem a fera cambada! Tá certíssimo Duza, ninguem é gordo porque gosta ou porque quer. Duas maneiras de se criar gordura: Primeiro existe a questão genética e ai a pessoa tem que ter o máximo de cuidado, o que na maioria das vezes, isso não acontesse. Quando acordam pra realidade, o sobrepeso já tomou conta do velho corpo, devido a má alimentação e a ociosidade física. Segundo, aqueles relaxados que não engordão muito do tipo Morbido, mas que desenvolvém doenças do tipo diabetes, pressão arterial e por aí vai. Portanto, é bom tomar cuidado e sem essa converça de que ser gordo é ser feliz. O bom mesmo é pelo menos controlar o peso, fazer atividades físicas se possível diária, e se alimentar de forma mais adequada.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.