quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, BAIANOS COMEMORAM COM FÉ!!!


Oito de dezembro é um dia muito especial para os católicos baianos. Esta quinta-feira é o dia de louvar a padroeira de nosso estado: Nossa Senhora de Conceição da Praia. Na Basílica, localizada na rua da Conceição da Praia, no Comércio, os fiéis terão um dia repleto de missas e também seguirão pelas ruas do Comércio na tradicional procissão em homenagem à santa. E este ano, os devotos tem mais um motivo de festejar: é comemorado os 40 anos de sua proclamação como padroeira principal da Bahia.

A celebração começa logo cedo, com missas celebradas às 5h, 6h e 7h. Às 9h, os fiéis farão orações e louvarão à santa em uma missa solene, presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Em seguida, um dos momentos mais esperados dos festejos: os devotos, acompanhados da imagem de Nossa Senhora de Conceição da Praia, saem da basílica e caminham pelas ruas do Comércio, na tradicional procissão que contagia todos os presentes com a sua alegria e louvor à padroeira. Às 11h, 12h30, 14h e 16h, os fiéis participam de missas. Os festejos terminam com a última missa, celebrada às 18h.

Depois da comemoração religiosa, a festa de Nossa Senhora de Conceição da Praia dá espaço para os festejos profanos. Assim como a procissão, é tradicional os baianos se reunirem em torno da basílica para comemorar o dia da padroeira do estado nas barracas montadas ao redor do templo.

A devoção
Desde 1550, os devotos festejam em homenagem à santa, que também é padroeira de Portugal, sendo considerada a festa religiosa mais antiga do Brasil. A procissão em louvor à santa já era realizada em Salvador em 1707 e os fiéis iam até o Terreiro de Jesus, mas somente a partir de 1930 ficou restrita ao bairro do Comércio. Em 1971, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi decretada a padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI, atendendo à pedidos dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III.

A primeira igreja em nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi erguida em 1549 em Salvador pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Depois de três construções, a igreja atual é criada em 1623. Neste ano, o templo foi elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia decide reedificá-lo, em 1736. Já em 1946, a igreja foi titulada Basílica Menor, em reconhecimento à sua importância.

Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.