quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DEU NO CONSULADO SOCIAL III


LAURO DE FREITAS: VEREADOR SUGERE A UTILIZAÇÃO DE COPO DESCARTÁVEL BIODEGRADÁVEL EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

O vereador Edílson Ferreira (PRB), em seu discurso na sessão plenária desta quarta-feira (3), através de indicação nº 221/2011 e que esta seja encaminhada a prefeita Moema Gramacho (PT) e aprovados pelos demais edis, na qual providencie junto aos órgãos responsáveis, a utilização de copo descartável biodegradável em todas as instalações dos órgãos públicos deste município.

De acordo com o vereador, não tem coisa mais prática do que você chegar em uma repartição pública e se deparar com um monte de copo descartável, prontos para serem utilizados por apenas alguns segundos e depois permanecerem de 100 a 450 anos poluindo o planeta, devido à várias questões que inviabilizam a reciclagem do produto. Leia mais

No caso da reciclagem mecânica, um problema é a contaminação dos plásticos por resíduos orgânicos ou tóxicos, por contato com o lixo doméstico, industrial ou hospitalar. Isto impede o uso do plástico reciclado em certas aplicações, como brinquedos e embalagens de alimentos. Outro problema, é que os plásticos são muitos heterogêneos e existem diversos tipos de plásticos que devem ser separados entre si. O uso de plásticos reciclados misturados é possível, mas, resulta em um material de qualidade inferior, cujo campo de aplicação é muito restrito. A reciclagem química elimina grande parte desses problemas, mas implica na dissolução total dos plásticos utilizados e um novo processo de síntese; com um custo superior ao do material obtido diretamente do petróleo.

“Imaginemos uma empresa com 220 funcionários, cada um utilizando de 6 a 8 copos descartáveis por dia, o montante acumulado ao final de um mês, será de uns 42 mil copos. Imagine o que acontece todos os dias no mundo. Se pelo menos todas as prefeituras e grandes empresas fizessem uso do material descartável biodegradável, ajudaria muito as futuras gerações”, disse o vereador.

Segundo o edil, atualmente no Brasil já existem produtos como sacolas, pratos, talheres, copos descartáveis feitos a partir de fibras e resinas vegetais, capazes de se degradarem dentro de 120 dias. Os utensílios são muito resistentes, podendo ir sem problemas ao microondas. São seguros também para ir ao freezer, resistentes a óleo e capazes de manter alimentos e bebidas quentes.

3 comentários:

  1. Lembre ao vereador que já existe um projeto em andamento tocado por locha na secretaria de meio ambiente onde contempla todas secretarias do governo Moema.

    ResponderExcluir
  2. Correndo contra o tempo e pé na estarda.3 de novembro de 2011 às 22:01

    Êita que os nobres Edís, estão a todo vapor nas sua proposiçôes, incações e o escambau. É isso aí vereadores, o tempo urge e 2012 esta batendo nas portas dos senhores e é bom recuperar o tempo perdido e bote tempo perdido nisso não é vereadores?

    ResponderExcluir
  3. Esse pastor, de acordo com suas obreiras, não deixa quem é da IURD votar em outro candidato, se votar sai da Universal.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.