quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A CONVITE DO GOVERNO FEDERAL, A PREFEITA MOEMA GRAMACHO E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO, ÁPIO VINAGRE, INTEGRAM DELEGAÇÃO BRASILEIRA

A convite do governo federal, a prefeita Moema Gramacho e o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, integram delegação brasileira que participa, a partir desta quinta-fei ra, 1° de dezembro, do I Fórum de Cooperação de Cidades Irmãs e Governos Locais dos BRICS, em Sanya, China. Na pauta do encontro, estratégias dos governos locais em relação a temas como crise financeira, novas energias, proteção ambiental e prevenção a desastres, segurança alimentar e cultura.

O convite à participação da Prefeitura de Lauro de Freitas, formulado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, se deve ao reconhecimento do município como referência em segurança alimentar e políticas sociais. Na bagagem, a prefeita Moema Gramacho leva dados que confirmam os avanços, a exemplo da política de segurança alimentar, em especial o restaurante popular que em três anos serviu mais de 2,5 milhões de refeições a R$1,00; e a atenção aos beneficiários do Programa Bolsa Família, que inclui a qualificação profissional e acompanhamento educacional, nutricional e de saúde.

Moema considera que o Fórum é uma oportunidade de troca de experiências entre as cidades e governos locais dos BRICS. “Além de ser uma honra para nós integrar a comitiva brasileira, vamos divulgar o município, buscando atrair investimentos, sobretudo em função da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016”. Para Moema, a localização estratégica do município, vizinho a Salvador, cidade-sede da Copa, e ao lado do Aeroporto Internacional, somados às ações desenvolvidas nos últimos anos ampliam as oportunidades para Lauro de Freitas.

O secretário Apio Vinagre coloca ainda os debates sobre proteção ambiental e prevenção de desastre na pauta de interesses de Lauro de Freitas. “Esses debates certamente serão positivos e levamos a expectativa de trazer na bagagem de volta, além de investimentos mais conhecimentos para nossa atuação cotidiana”.

No Forum dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estão previstas rodadas de negociação com empresários e de promoção dos laços entre as cidades irmãs. A segunda etapa da missão se dará em Pequim, onde acontece reunião na embaixada brasileira, novas rodadas de negociação e visita ao centro olímpico de Pequim para conhecer equipamentos utilizados nas Olimpíadas de 2008.

Promovido pela Associação Chinesa de Cidades para Cooperação Internacional e pela Associação do Povo Chinês para Cooperação com Países Estrangeiros, o Fórum tem como tema “Mirar o futuro, compartilhar prosperidade, desenvolver parcerias e aprofundar cooperação”. Os cinco países integrantes do bloco abrigam uma população de cerca de 3 bilhões de pessoas e sua economia beira os US$ 11 trilhões, o que representa 16% do total mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.