quarta-feira, 27 de julho de 2011

DEPUTADO CACÁ LEÃO HOMENAGEIA OS 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE SALINAS DAS MARGARIDAS


Para registrar a passagem do aniversário de emancipação política e administrativa do município de Salinas das Margaridas, que está sendo comemorado hoje, 27 de julho, o Deputado Estadual Cacá Leão protocolou moção de congratulações na Assembléia Legislativa.

No ano de 1881, eram inauguradas as primeiras Salinas, a região era despovoada até então, pois os núcleos habitacionais existentes na área concentravam-se na barra do Paraguaçu de um lado e Encarnação do outro, nos limites de Salinas. A Companhia Salinas da Margarida passou a existir de fato em 20 de março de 1891, pois nesta data foram aprovados os seus estatutos.

Inconformado com o atraso de sua terra natal, Salinas da Margarida, então distrito de Itaparica, o Sr. Manoel Dias de Albuquerque, conhecido como tenente Lozinho, trabalhou junto ao deputado, Padre Luís Palmeira, seu amigo desde Vitória da Conquista, e conseguiu aprovar o projeto de lei que emancipava Salinas, desmembrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de Julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o inicio do município com instalação da câmera de vereadores, ocorreu em 7 de abril de 1963.

A industrialização do sal atraiu muitos operários dando lugar à formação e desenvolvimento do povoado. Além do sal, havia também a exportação de piaçava nativa do dendê, mas a pesca sempre foi a principal atividade econômica. Outro aspecto de observação é a diversidade de paisagens produzidas pela geomorfologia traduzindo-se em baixada litorânea, planícies marinhas, fluviomarinhos e tabuleiro do recôncavo.

SALINAS tem área de 148,327 km², com uma população de aproximadamente 13 465 mil habitantes, esta a uma distância de 270 ou 69 (via ferry-boat) km de Salvador. A cidade realiza anualmente o melhor Festival de Mariscos da Bahia, concentrado milhares de turistas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento local.

O município de SALINAS DA MARAGARIDA vive atualmente um período de progresso e desenvolvimento e a cidade respira ares de realização com a administração do Prefeito WILSON RIBEIRO PEDREIRA, que imprime a sua gestão a competência administrativa dos grandes gestores tornando realidade o sonho de todos em ver sua cidade viver os grandes dias de progresso e desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.