quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura de Lauro de Freitas também participa do Salão de Turismo



O turismo na cidade de Lauro de Freitas também será apresentando em um balcão montado pela prefeitura do município no II Salão Baiano de Turismo, que começa na noite desta quarta-feira (10), no Centro de Convenções da Bahia. O balcão terá apresentação de vídeos e distribuição de material informativo sobre turismo étnico, empresarial, de eventos e náutico. Samba de roda com os grupos “Seu Paizinho” e “Samba de Roda de Quingoma” também se apresentarão.

“Por muitos anos, a cidade desenvolveu uma política de captação de turismo, e essa é uma grande oportunidade de aumentar a arrecadação do município e divulgar o que Lauro de Freitas tem para oferecer”, disse o diretor do Departamento de Turismo de Lauro de Freitas, Igor Fideles.

Em outro balcão, o Costa dos Coqueiros, também irá divulgar o turismo nos seis municípios que formam a região. De 11 a 14 de abril, o espaço vai estar aberto ao público em geral.

Márcio Paiva procura ministro, garante recursos e pede por agentes


O prefeito Márcio Paiva (PP), da cidade de Lauro de Freitas, deixou a Região Metropolitana de Salvador e embarcou para Brasília em prol da saúde do município.
 
Na noite desta quarta-feira (10), em conversa exclusiva com o site Bocão News, Paiva revelou os motivos da viagem. "São três. Primeiro, precisava garantir com o ministro da Saúde recursos para a Unidade Básica de Saúde e também para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que são indispensáveis à população", afirmou.
 

De acordo com o gestor, as verbas para a construção da UBA foram liberadas desde 2010 mas, não foram utilizadas e não houve construção. "Não foi feita uma licitação ou construção de um prédio, nada. Sendo que o prazo para assegurarmos esta verba do Governo Federal tem o prazo válido até o fim do mês de maio. Não podia deixar este recurso se perder e por isso procurei Padilha. Mas, o ministro teve sensibilidade e pediu que eu envie um ofício no periodo próximo da expiração do prazo, garantindo assim a verba que Lauro de Freitas precisa", disse, ressaltando que desta maneira haverá tempo para solicitar licitação e perspectiva de conclusão das obras até o fim do ano.
 
Outro assunto debatido entre os políticos e do qual o prefeito conseguiu ter mais um saldo positivo foi a UPA. Inaugurada no fim da gestão anterior, a Unidade está inacaba. "Só tem a placa, sendo que a inauguração não foi comunicada ao governo federal. Desta forma, tive que garantir o recurso para permitir o funcionamento do serviço. Atencioso, Padilha decidiu por garantir esta verba que irá levar aos moradores da cidade mais um serviço de saúde que tanto precisam", pontuou.
 
 
Mas, um assunto que estava entre as prioridades do prefeito Márcio Paiva foi o trabalho dos agentes de endemias. Para o pepista, é importante que os recursos destinados a um agente de endemias sejam os mesmos dos agentes comunitários diante da necessidade e importância deste profissional, ainda mais em tempos nos quais se fala em surto da Dengue. "Precisamos valorizar este profissional cuja função é quadrimestral. Trouxe para o ministro a proposta que considero pertinente e acessível para garantir formas justas de valorização deste profissional. Cada 
agente de endemia deve ter o mesmo valor de um agente comunitário, recebendo assim o mesmo salário. Acredito que é importante garantir a dignidade não só deles, mas de todos os cidadãos", concluiu.
 
Na reunião, além ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito de Lauro de Freitas, estava presente também o deputado federal e presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima.

Secretário pede desculpas "em nome do Estado" a babalorixá agredido por PMs


Foto: Reprodução
Da Redação
O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, recebeu nesta quarta-feira (10) o babalorixá Anderson Argolo, do terreiro Obatalandê, que acusa três policiais militares de uma abordagem truculenta, em Lauro de Freitas, na última semana. Também estiveram presentes o vereador Luiz Carlos Suica, o superintendente de Direitos Humanos, Ailton Ferreira, além de representantes religiosos.
Segundo nota da SJCDH, o secretário pediu desculpas ao babalorixá em nome do Estado. "A atitude dos policiais foi agressiva, desnecessária e desrespeitosa. Peço desculpas em nome do Estado". Ele disse que vai enviar um ofício para que o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para mediar o diálogo entre a Corregedoria da PM e a vítima.
O babalorixá relembrou a agressão. "É doloroso viver isso. Meu pedido de Justiça não é pessoal, mas estou aqui em nome de quem vivencia isso diariamente na periferia", afirmou.
O caso
O caso aconteceu na manhã da terça-feira (2) em um estacionamento de um supermercado quando, segundo o babalorixá, ele saia com um veículo depois de pedir passagem. "Um dos carros que vinha na via me deu passagem, mas atrás deste mesmo veiculo vinha uma viatura da PM, que ao perceber a manobra, começou a buzinar de forma excessiva", diz a carta. Segundo ele, como já estava com metade do carro fora do estacionamento, ele continuou rumo a outro mercado.
No outro mercado, cerca de 50 metros do primeiro, o babalorixá diz que percebeu que estava sendo seguido pela viatura da PM, quando foi então abordado. O babalorixá conta que os policiais o abordaram com armas em punho e aos gritos, quando então um deles o pressionou para se abaixar, inclinando seu corpo. Anderson disse ao PM que tinha passado por uma cirurgia na semana anterior e sofre de problemas renais, pedindo cuidado, quando então o policial o pegou pelo pescoço e esfregou o rosto no capô do veículo, mandando que ele só falasse diante de alguma pergunta.
O babalorixá estava acompanhando de dois filhos de santo, Alison e Ricardo, que também foram tratados de maneira desrespeitosa, segundo a denúncia. Os PMs ironizaram quando eles se disseram trabalhadores, ainda que desempregados, e perguntaram qual o vulgo dos dois. O babalorixá disse que eles não tinham vulgos, e sim nomes, e segundo ele nesse momento um terceiro PM encostou uma arma em seu rosto e mandou que ele parasse de falar, pois tinha desacatado um policial.
"Não tenho palavras para descrever o que senti e o que estou sentindo nesse momento. Nunca passei por tamanho constrangimento. Vi nos olhos das pessoas simples, dos comerciantes que me conheciam a revolta e o medo para com aqueles que em tese, estão ali para nos defender", diz o texto da carta, divulgado pelo Facebook.
O caso foi citado nesta segunda-feira (8) na Câmara dos Vereadores pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que repudiou as agressões e informou que enviou um ofício exigindo apuração e esclarecimentos para o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Procurada, a Polícia Militar disse que o caso já está sendo apurado desde o dia 2, quando o babalorixá foi recebido pelo comandante da 81ª Companhia Independente de Policia Militar, de onde são os policiais acusados, e deu suas declarações. Uma sindicância sobre o caso foi instaurada.

PRONATEC TEM 400 VAGAS PARA LAURO DE FREITAS

Os beneficiários do Bolsa Família de Lauro de Freitas podem se candidatar a uma das 400 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Há cursos para pintor de imóveis, encanador e instalador predial, operador de processos petroquímicos, bombeiro civil, operador de sonda de perfuração e auxiliar de operação de estação de tratamento de água. Fichas de inscrições disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na Secretaria de Assistência Social (Semasci).