segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO FIT 2014 PREMIA MELHORES PRODUÇÕES E ARTISTAS


Nesta noite de sábado(29/11), Lauro de Freitas se despediu da 8ª Edição do Festival Ipitanga de Teatro - FIT Bahia 2014, que trouxe entre os dias 22 a 29 de novembro, 24 espetáculos, nas categorias: teatro de rua, teatro adulto e teatro infanto-juvenil, vindos de dez estados brasileiros. O FIT se tornou um dos mais importantes festivais de teatro competitivos do Brasil, colocando a cidade no roteiro dos grandes eventos da cultura teatral nacional.

A 8ª edição do FIT Bahia 2014 – Festival Ipitanga de Teatro, reuniu diversos grupos e companhias de teatro,nas CATEGORIAS: teatro de rua, teatro adulto e teatro infanto-juvenil, vindos de dez estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Goiás, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os espetáculos foram apresentados no Cine Teatro de Lauro de Freitas, na Praça da Matriz, e outras localidades. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos da rede municipal de ensino prestigiaram alguns espetáculos com entrada franca, programada com as escolas.

O FIT Bahia é um evento produzido pela Sociedade Cultural Távola e tem apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e pelo Conselho Municipal de Cultura - C.M.C., com patrocínio financeiro pelo Fundo Municipal de Cultura(FMC).

A cerimônia de encerramento e premiação para as companhias participantes aconteceu na Praça da Matriz, aberta ao público e teve como atração musical a BANDA M18, que animou o evento com músicas dançantes e interpretações de clássicos da Música Popular Brasileira, na voz da cantora Elaine Fernandes. O grupo local Ereotá Teatro foi um dos ganhadores da competição. 

Foi concedido um troféu de Honra ao Mérito ao Secretário de Cultura da cidade de Cabo de Santo Agostinho – do Pernambuco, Rinaldo Costa, que acompanhou os trabalhos da Trupe Cara & Coragem, cujos os atores receberam daquela prefeitura municipal o valor para deslocamento, alimentação e estadia dos artistas e produção, o valor de R$ 15.000,00, através de lei municipal própria que permite esse repasse que valoriza a cultura, e fortalece políticas públicas para o segmentoque por sinal levou os principais prêmios de Melhor Espetáculo Teatro Adulto, Melhor Espetáculo Teatro de Rua, de Melhor Texto, Direção, Trilha Sonora, Ator Coadjuvante (na categoria Teatro Adulto) dentre outros. Foi sentida e reclamada a presença do secretário de cultura de Lauro de Freitas, Alexandre Marque,s ou de algum representante da SECULT - Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas.

POR RICARDO VIEIRA

Veja Algumas Fotos da Cerimônia.


O Secretário de Cultura de Cabo de Santo Agostinho-PE Rinaldo Costa , foi a única autoridade pública presente na solenidade de premiação do FIT Bahia 2014, em Lauro d Freitas.


























O Conselho Municipal de Cultura (CMC), foi representado pelo conselheiro Ricardo Vieira na entrega dos prêmios