terça-feira, 5 de agosto de 2014

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO DE LAURO DE FREITAS APÓIA ROSALVO PARA DEP. ESTADUAL 45.333

DEPUTADO FEDERAL CACÁ LEÃO 1115 É OVACIONADO EM SANTA MARIA DA VITÓRIA


A reunião com os candidatos a Deputado Cacá Leão, Antonio Henrique Júnior e Ronaldo Carletto em Santa Maria da Vitória foi um sucesso!!!
 

Aula inaugural de Curso de Informática é realizada nesta segunda-feira

O Curso de Introdução a Informática para jovens de Itinga começa nesta segunda-feira (4). Uma aula inaugural marcou a início da capacitação. As aulas vão até dezembro desse ano, nos turnos matutino e vespertino, sempre as segundas e quartas-feiras, na sede da Base Comunitária de Itinga. As aulas são destinadas aos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinga.
 
O curso é fruto do trabalho da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), através de uma parceria com a Base Comunitária de Itinga.

Ação de saúde acontece neste sábado nas comunidades do Aracuí e Dona Lindu

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza no sábado (9), das 8h às 13h, no Terreiro Santa Bárbara no Aracuí e no Loteamento Dona Lindu nos blocos A, B e C em Itinga uma ação de saúde intitulada de “Cuidando da Nossa Gente”, onde serão oferecidos diversos serviços básicos de saúde. O objetivo desta ação é facilitar a acessibilidade da comunidade local aos serviços e atendimentos básicos de saúde, dando uma atenção especial aos munícipes.
 
Na oportunidade serão oferecidas consultas com médico clínico e pediatra; saúde bucal com escovação supervisionada e aplicação de flúor; exame preventivo ginecológico; verificação de pressão arterial e glicemia capilar; vacinação para adulto, criança e animal; teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; além de atividade educativa sobre o combate a dengue, planejamento familiar e distribuição de preservativos. 

Chuva cessa e Prefeitura intensifica operação Tapa - Buracos nas ruas da cidade

 
Com a melhora do tempo chuvoso, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está trabalhando intensamente na Operação Tapa - Buracos. A chuva forte que caiu nos últimos dias danificou o asfalto e deixou algumas ruas da cidade esburacadas. Oito equipes da Seinfra estão em atividade simultaneamente. A PMLF pede a compreensão de motoristas e pedestres por conta dos transtornos, inevitáveis, provocados pelas obras.
 
O prefeito Márcio Paiva tem acompanhado de perto as atividades. “Com a redução das chuvas, iniciamos a operação Tapa-Buracos nas principais vias da cidade, são oito equipes espalhadas por toda cidade e trabalhando ao mesmo tempo. Isso gera transtornos na mobilidade em uma cidade que não pode parar. Peço a colaboração e a paciência de todos, muito obrigado!”, destacou o gestor.

Prefeitura inicia urbanização na região do Portal Norte Center em Buraquinho

 
Com objetivo de revitalizar um dos grandes centros empresariais do Litoral Norte, que está localizado na região de Buraquinho, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), iniciou na manhã desta segunda-feira (4), uma série de intervenções no Condomínio Empresarial Portal Center. Equipes realizaram a limpeza da área e deram início a obras de urbanização e ordenamento de trânsito.
 
As melhorias são resultado de uma reunião com os empresários e o prefeito Márcio Paiva, além de secretários das pastas: Planejamento e Gestão Urbana (Seplan); Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop); Serviços Públicos (Sesp); e o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), que aconteceu no dia 18 de julho. O objetivo do encontro foi intensificar a melhoria da infraestrutura na mobilidade, limpeza e segurança, que beneficiará a comunidade, funcionários e empresários que atuam nos galpões do local.
 
Através da Sesp, a Prefeitura iniciou um mutirão de limpeza no local nesta segunda-feira, em que as equipes realizaram roçagem, capinação, remoção de restos de materiais construção, podas, carcaça de veículos abandonados e a melhorias na iluminação pública. Além da Sesp a Seinfra irá realizar melhorias asfálticas e na infraestrutura do local. Para um dos empresários que acompanhou os trabalhos da Sesp, Frederico Wallenkamp, destacou a iniciativa da Prefeitura como importante e indispensável.
 
“Estamos formando uma associação para gerir o condomínio, que ficou abandonado por muito tempo e agora está sendo beneficiado por esta importante iniciativa da Prefeitura. Como Dr. Márcio disse, ‘esse empreendimento aqui tem tudo para ser um dos maiores centros empresariais de Salvador e Região Metropolitana’”, comenta Wallenkamp.

Defesa Civil divulga balanço parcial da ação das chuvas na cidade

 
Atenta aos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que atingem a cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Defesa Civil, órgão ligado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem realizado um trabalho intenso dia e noite. Equipes técnicas estão espalhadas em vários pontos do município atendendo as ocorrências da população.
 
 
Até agora foram registrados duas ocorrências relacionadas à chuva. A Defesa Civil alerta que moradores de encostas e zonas de risco que se sentirem ameaçados devem fazer contato pelo 199 e acionar o órgão.
 
Na rodovia que liga Vida Nova a Areia Branca foi identificado à queda de um muro na noite desta quinta-feira (31), os técnicos da Defesa Civil juntamente com profissionais da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) foram ao local e adotaram as medidas cabíveis. Não houve registro de feridos, apenas o comprometimento parcial do tráfego na via.
 
Já nas proximidades do Batalhão de Choque da Policia Militar, situado na região de Vida Nova, houve o registro da queda de um muro na manhã desta sexta-feira (1º), mas sem feridos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ademilson Céo, com as mudanças climáticas que atingem o município, a PMLF redobra a atenção para monitorar e prestar o atendimento necessário às demandas dos cidadãos. Ele destaca que nas últimas 24h houve o registro de 58 milímetros de chuva.
         
“Precisamos ressaltar sempre que o uso consciente do número 199 é importante, pois quando uma equipe é acionada para atender um trote, isso implica na inviabilização do atendimento de uma denúncia real”, pontua Céo. 

Primeiros trilhos da Ferrovia Oeste-Lest​e chegam ao Porto de Ilhéus

 
O primeiro lote de trilhos que farão parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) chegou ao Porto de Ilhéus e está sendo armazenado na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), nesta segunda-feira (4). São 3027 peças de origem espanhola, pesando cerca de 750 quilos cada uma, totalizando 2.185 toneladas. O final do desembarque do material, que aportou na tarde desse domingo (3) no litoral baiano, está previsto para o início da noite de hoje.


Segundo o coordenador da Fiol e do Porto Sul na Casa Civil, Eracy Lafuente, são esperados mais 11 navios do mesmo fornecedor neste primeiro lote e, a partir de outubro, outro lote deverá ser fornecido por uma empresa chinesa. “São dois lotes completando um montante de 147.056 toneladas, que representam um investimento de R$ 559 milhões em trilhos para toda a extensão da Fiol, que terá cerca de 1.500 quilômetros de extensão entre Figueirópolis, no estado de Tocantins, e Ilhéus, onde será construído o Porto Sul”. O destino dos primeiros trilhos é o lote 4 da Fiol, em Caetité. Na sequência, a instalação das peças segue em direção a Ilhéus.



Para a atual operação, o Governo da Bahia realizou uma dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto de Ilhéus, concluída no início do mês de julho, para alcançar a profundidade original, em torno de dez metros. Com isso, além da melhora do acesso, o porto também pode receber navios maiores com mais segurança à navegação.

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
 
 
 
 
 
 
 

AGENTES DE TRÂNSITO SÃO CAPACITADOS PARA APLICAR MULTA ELETRÔNICA

SETTOP trabalhando. Parabéns  Moisés MUSTAR e equipe!!!
Agentes de trânsito de Lauro de Freitas estão sendo capacitados para usar os talonários eletrônicos. Os equipamentos que têm conexão à internet (3G), permitem a consulta de informações referentes aos veículos e motoristas em tempo real, através de ligação direta ao banco de dados do Detran - BA. O curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), será realizado nesta quarta e quinta-feira, na sede da Guarda Municipal, em Itinga, em ambos os turnos.
 
As multas manuscritas serão substituídas pelas aplicadas através dos equipamentos eletrônicos. As aulas teóricas serão realizadas pela manhã, das 8h às 12h. No turno vespertino, das 14h às 16h, os agentes partirão para prática, fazendo efetivamente o uso dos equipamentos. As mudanças ilustram a preocupação da gestão pública em informatizar as práticas do trânsito, oferecendo mais segurança aos motoristas e pedestres.

ESTOU LIGADO, E VOCÊ? VAMOS DE ROSALVO 45.333

DEPUTADO ESTADUAL ROSALVO 45.333 FAZ DOBRADINHA TAMBÉM COM FÉLIX JR.

 
ROSALVO 45.333 trabalha e reafirma a cada instante que fará o impossível para se eleger deputado estadual e com uma expressiva votação em Lauro City. Olha um dos DEPUTADOS FEDERAIS que está fazendo dobradinha com ROSALVO. Parabéns.

Lagoa do Abaeté tem cinco pessoas assaltadas em um dia

Moradores e comerciantes se queixam dos frequentes assaltos na Lagoa do Abaeté. Só ontem, a polícia registrou cinco casos nas dunas do Parque. À tarde, a segurança foi reforçada (Foto: Robson Mendes)
 
Na música A Lenda do Abaeté, Caymmi diz que quem vai lá “vai se benzendo”, com medo das lendas da Lagoa. A dica continua valendo, mas o problema agora não é sobrenatural. No domingo, um rapaz que não quis se identificar foi assaltado por três homens armados com revólver que levaram celular e tênis. A carteira, que estava sem dinheiro, foi devolvida. Só ontem, cinco foram roubados.

Após denúncias, a equipe de reportagem foi ao Abaeté conversar com comerciantes e moradores. Além do rapaz, outras quatro pessoas – dois casais formados por brasileiros e turistas italianos – tiveram celulares, cartões e relógios levados por quatro homens, armados com revólver e faca, minutos depois da reportagem ir embora. Os roubos foram registradas na 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã.

No sábado, por volta das 15h, uma japonesa teve a máquina fotográfica roubada. Ela foi surpreendida por um homem que sacou o revólver de dentro de um saco de latinhas. Segundo testemunhas, a mulher registrou o caso na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). “O Abaeté está totalmente abandonado. A segurança não dá conta. Minha vida e a de qualquer cidadão que sai de casa está em risco”, indignou-se uma das vítimas. “Todos os dias tem assalto no Abaeté, mas o fim de semana é campeão”, afirmou um policial da 12ª DT.

Policiais militares que estavam no local afirmaram que o acesso às dunas, onde ocorrem os crimes, é difícil e só pode ser feito pela Polícia Militar Montada. “De segunda a sexta tem assalto, mas eles são frequentes no fim de semana porque a polícia montada some”, disse uma comerciante.

Integrante do grupo ecológico Nativo de Itapuã, Antonio Miguel, 58, trabalha há 35 anos na Lagoa e vê pelo menos cinco assaltos por dia. Seu quiosque de coco e caldo de cana já foi arrombado três vezes em julho. “Toda a magia e o turismo foram embora. O Abaeté está agonizando. Não tenho mais coragem de ficar aqui”, lamenta.
 
 
Em nota, a Polícia Militar afirmou que “o policiamento na Lagoa do Abaeté e imediações é realizado pela 15ª CIPM/Itapuã. (...) Os PMs atuam em viaturas quatro rodas, patrulhamento com um trio de policiais montados e patrulhamento a pé, também é reforçado o policiamento a partir das 17h até 23h”. Segundo o capitão da PM Alexandre Messias, o policiamento montado opera de 8h às 19h. A população pode contribuir denunciando o local exato onde acontecem os assaltos.

“As pessoas às vezes procuram se distanciar do policiamento para passear, tirar foto e isso facilita [o crime]. Essas pessoas devem nos procurar”, reforçou. Denúncias anônimas podem ser feitas no Disque Denúncia (3235-0000), pelo site da PM pm.ba.gov.br ou pelo 0800-284-001.

Poluição

O abandono vai além da falta de segurança, reclamam os comerciantes e moradores. Faltam também iluminação e manutenção das pedras portuguesas, que estão com buracos. Outro problema é a proliferação da planta baronesa na beira da Lagoa, apontada como responsável por mau cheiro.

Segundo o diretor-presidente da Universidade Livre das Dunas e Restinga de Salvador (Unidunas), Jorge Santana, a planta se alimenta de fezes e indica poluição. “A Baronesa indica que algo está sendo jogado na Lagoa. É necessário encontrar o esgoto, neutralizar e fazer a limpeza. Se a vegetação cobre tudo, o oxigênio acaba, os peixes morrem e pode acabar com a Lagoa do Abaeté”, explica Jorge Santana.

A Unidunas toma conta do Parque das Dunas e estuda o ecossistema do Abaeté. “São doze Lagoas perenes e a única que está apresentando esses problemas é o Abaeté. Lá é uma administração do Governo do Estado, então não podemos interferir”, diz o diretor-presidente da Unidunas. O CORREIO tentou contato com o gestor do Governo do Estado que administra a Lagoa do Abaeté, mas não teve sucesso.

Volta de Jô Soares ainda é incógnita na Globo

 
Jô Soares, que deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no dia 25 de julho, segue internado sem previsão de alta. De acordo com o último boletim médico divulgado, ele permanece como quadro de infecção pulmonar e está se tratando com antibióticos.
 
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a saúde do apresentador está estável. No site do Programa do Jô, o diretor Willem van Weerelt declarou que “ele está melhor”.
 
A Globo ainda não informou quais serão as reprises dos próximos dias nem se a atração permanecerá na grade enquanto o apresentador se recupera. Por conta da ausência de Jô, a emissora segue exibindo reprises de entrevistas do programa.
Na edição desta segunda, 4, serão reexibidas conversas com a atriz Ana Paula Arósio, fora da TV desde 2010, além da dupla sertaneja Cezar & Paulinho e do médico legista Murilo Ranulfo.
 

 

Ex-marido de Rilza é exonerado do cargo de secretário de Obras



A troca de colaboradores do primeiro escalão do governo Rilza Valetin (PT), em São Francisco do Conde, continua após o vice, Evandro Almeida (PP), assumir o cargo com a morte da petista.

Desta vez, depois de trocar o chefe de gabinete e cinco secretários municipais nomeados por Rilza, quem foi exonerado da função nesta segunda-feira (4) foi o ex-marido de Rilza e secretário de Infraestrutura e Obras, Joaci Pena. Em seu lugar, conforme informações obtidas pela reportagem, assume José Roberto.

Nos bastidores corre ainda a informação de que o braço direito da ex-chefe do Executivo franciscano e atual secretário da Fazenda, Marivaldo Cruz do Amaral, será o próximo a deixar a administração do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o mais rico da Bahia em arrecadação – R$ 500 milhões/ano –, e do Brasil na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB).