quarta-feira, 9 de julho de 2014

ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA EM ITINGA RECEBE MUTIRÃO DE CONSULTA OFTALMOLÓGICA

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) realiza na próxima terça-feira (15), das 8h às 16h, na Escola Municipal Santa Rita, na região de Itinga, um Mutirão de Consulta Oftalmológica, tendo como público-alvo os alunos do ensino fundamental e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
 
O objetivo do mutirão é realizar consulta oftalmológica nos estudantes da rede pública inseridos no PSE previamente avaliados pelo teste de Snellen, procedimento que consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.
 
Os alunos após a triagem e avaliação forem identificados com alteração visual passarão por uma consulta com especialista e posteriormente a Sesa estará disponibilizando óculos para correção da patologia identificada bem como a cobertura cirúrgica caso seja necessário.

Argentina bate Holanda nos pênaltis e decide Copa do Mundo contra Alemanha

Se os donos da casa não fizeram o seu papel para chegar ao mais aguardado clássico de todos os tempos, no estádio do Maracanã, no Rio, seu rival fez. Nesta quarta-feira, após uma partida sofrível, que ficou em 0 a 0 por 120 minutos, a Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis por 4 a 2, no estádio Itaquerão, em São Paulo, e se classificou para a final da Copa do Mundo pela quinta vez. O goleiro Romero foi o grande herói da partida. Se não precisou trabalhar durante a partida, o reserva do Monaco pegou as cobranças de Vlaar e Sneijder para colocar a Argentina na decisão.
 
(Foto: AFP)
 
Do lado holandês, Krul não pôde entrar porque o técnico Louis Van Gaal já havia feito as três substituições. Cillessen, que nunca pegou um pênalti como profissional, foi vencido nas quatro cobranças argentinas. Depois de ficar 24 anos sem conseguir se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo, a Argentina vai reencontrar a Alemanha, time contra quem jogou nas últimas duas finais que disputou. Ganhou de 2 a 1 no México, em 1986, mas levou 1 a 0 na decisão do Mundial de 1990, na Itália. Agora, vai tentar manter o retrospecto de sempre um sul-americano ter vencido os Mundiais jogados no continente americano.
 
(Foto: AFP)
 
Antes de ver a Alemanha, algoz na pior derrota da sua história, e sua maior rival se enfrentando no Maracanã, neste domingo, às 16 horas, o Brasil vai buscar uma revanche insossa contra a Holanda, time que o eliminou da Copa da África do Sul, há quatro anos. A partida, que vale o terceiro lugar, será neste sábado, às 17 horas, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Um dia depois da derrota do Brasil, o Itaquerão novamente teve a presença de muitos brasileiros, mas camisas amarelas eram raridade nas arquibancadas, muito diferente dos outros 61 jogos desta Copa.
 
As músicas provocativas à Argentina deram lugar ao silêncio de quem foi humilhado na véspera. No fim, muita festa dos milhares de argentinos presentes no estádio.
 
O jogo

 Depois de sentir lesão na coxa logo no início da partida contra o México, pelas oitavas de final, De Jong foi considerado fora da Copa do Mundo. Mas o volante, que ficou marcado pela solada em Xabi Alonso na final do último Mundial, teve uma recuperação surpreendente e foi escalado como titular pelo técnico Van Gaal. A função: marcar Lionel Messi. A formação escolhida pelo treinador deixava a Holanda com três zagueiros, dois laterais (um deles, Blind, foi zagueiro em outros jogos) e dois volantes marcadores. Para jogar no ataque, só Sneijder, Robben e Van Persie. A postura conservadora neutralizou o jogo.
 
(Foto: AFP)
 
Quando a Argentina atacava, a Holanda marcava com 11 jogadores no campo de defesa, a partir de Van Persie, postado quase sempre na linha de meio de campo. Messi, bem marcado, participava pouco da partida e os únicos espaços encontrados pelos argentinos eram pela direita, com Lavezzi. O atacante do Paris Saint-Germain criou as únicas jogadas relevantes do primeiro tempo, mas só duas se tornaram perigo real de gol. Aos 13 minutos, ele achou espaço para tocar para Enzo Perez, que foi derrubado na entrada da área. Messi cobrou tirando da barreira, mas Cillessen, muito bem posicionado, segurou.
 
Depois, aos 23, bateu escanteio na cabeça de Garay, que mandou por cima. Bastante estudado pelos dois times, o primeiro tempo terminou com apenas quatro chutes a gol, sendo que só a falta cobrada por Messi teve direção correta. A Holanda finalizou com Sneijder, aos 12, mas o chute passou à direita. Principal nome do time, Robben deu apenas três passes em 45 minutos. No intervalo, Van Gaal trocou Martins Indi por Janmaat, mas manteve exatamente a mesma postura. Por causa disso, o jogo seguiu o mesmo. Em 20 minutos, só mais um chute a gol, em falta que Sneijder mandou por cima.
 
A Argentina chegou, como sempre, com Lavezzi, que deu ótimo cruzamento para Higuaín. Janmaat, porém, conseguiu o corte perfeito. Aos poucos, o que poderia ser definido como um jogo estudado foi se tornando, sem meias palavras, uma partida ruim. Até Messi e Sneijder, já sob chuva forte, cometiam erros que não combinam com uma semifinal de Copa. Emoção, só quando Perez cruzou e Higuaín, de carrinho, mandou pelo lado de fora da rede. Sabella até mexeu para tentar resolver os jogo em 90 minutos, com as entradas de Agüero e Palácio. Mas foi Robben que quase ganhou a partida.
 
(Foto: AFP)
 
Quando o cronômetro zerou, ele tabelou com Sneijder entrando na área, mas deu um passo a mais com a bola e acabou travado por Mascherano na hora do chute. A Holanda tinha melhor preparo físico e parecia ter jogado o tempo todo pensado na prorrogação, guardando gás. Nos últimos 30 minutos, passou a dominar a partida, comandada por Robben. A Argentina é que passou a depender de uma única bola, parando, porém, na atuação apagada de Messi e na péssima condição de Agüero, visivelmente sem ritmo. No finalzinho, a Argentina melhorou e quase marcou com Palácio. Em linda enfiada de bola de Maxi Rodríguez, o atacante errou o tempo do chute, deu de cabeça, e recuou nas mãos de Cillessen.

Criança de 5 anos é espancada em Portão. Padrasto e mãe são suspeitos

Olho inchado, arranhões, choro e mais uma vítima da violência doméstica. A reportagem do Bocão News teve acesso, na manhã desta quarta-feira (9), através do WhatsApp, informações sobre um caso de espancamento contra uma menina de 5 anos, no bairro de Portão, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).


Acusado da agressão

Segundo o pai da vítima, o caso aconteceu no domingo, dia 6, dentro da casa onde a criança mora com a mãe e o padrasto. "Meu irmão me ligou contando e hoje vim prestar depoimento e saber o que eles conversaram com o delegado", contou Jonata Lima, informando que os principais acusados são o padrasto, de prenome Marcelo e a mãe, de prenome Eliana, que foram detidos. "Ela (Eliana) é minha ex-namorada e minha filha morava com ela. Mas, agora vou pedir a guarda", afirmou.

De acordo com Jonata, "a mãe batia nela, mas nada que chegasse a agressão. É a primeira vez que isso acontece. Minha filha não consegue nem abrir o olho", relatou.


Criança espancada

O delegado responsável pelo caso, Jacinto Albeto, afirma que já passou a situação para o Conselho Tutelar. "Estamos investigando o caso. Os dois são os principais suspeitos, mas hpá uma versão de que o imrão teria empurrado a criança, que caiu e bateu o lho no chão. Tudo está sendo apurado", explicou. O pai da criança irá ainda hoje fazer o exame de corpo e delito na filha. "Estou tentando entender o que aconteceu", lamenta o pai, que garante que a filha afirmou ter sido agredida pelo casal.

TITE, MURICY E LUXEMBURGO SE FIGURAM ENTRE AS APOSTAS PARA SUBSTITUIR FELIPÃO NA SELEÇÃO

A derrota do Brasil na semifinal abre processo sucessório na seleção. Três nomes aparecem com força: Tite, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo. Alexandre Gallo, coordenador das seleções de base e já escalado para dirigir o Brasil nas Olímpiadas do Rio, em 2016, também não pode ser descartado.
 
 
Quem vai definir o novo comandante da seleção é Marco Polo Del Nero, eleito presidente da CBF em abril passado. Ele vai assumir a entidade em 2015. Del Nero, fiel a José Maria Marin, tem suas preferências, mas deve tomar uma decisão de forma isolada.  De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", ele vai ouvir seus pares, presidentes de federações estaduais e dirigentes influentes para dar a palavra final.
 
Neste caso, Tite perde força. Um dos líderes da preferência popular depois de conquistar a Libertadores e o Mundial com o Corinthias, o treinador está sem clube desde novembro do ano passado à espera de um convite da CBF. Pesa contra Tite a estreita ligação que tem com o Corinthias, clube na órbita do ex-presidente André Sanchez, o maior desafeto de Del Nero.
 
O dirigente teme que a eventual escolha de Tite possa significar a repetição do erro cometido com Mano Menezes em 2010. Mano, na época, dirigia o Corinthias e surfava nos bons resultados do time. Sem experiência na seleção e de pouca aceitação nacional, fracassou no comando do time brasileiro, ao ponto de Del Nero e Marin radicalizarem, com a volta de Felipão e Parreira.
 
Ainda segundo o jornal, Muricy Ramalho é o favorito se Del Nero consultar apenas Marin. O atual presidente da CBF, de fortes ligações com o São Paulo, é um admirado do treinador são-paulino. Muricy já recusou um convite da CBF, em 2010, do então presidente Ricardo Teixeira. Não tem o menor problema em assumir agora. Resta saber se Muricy terá paciência para comandar a seleção, ele que já anunciou para breve sua aposentadoria.
 
Vanderlei Luxemburgo, sem clube desde novembro de 2013, sempre aparece na lista dos selecionáveis ao comando do time nacional.  Bem aceito no futebol paulista - dos quatro grandes clubes, só não dirigiu o São Paulo -, Vanderlei também goza de prestígio entre os dirigentes do alto escalão.
 
Desde 2001, quando foi demitido por Ricardo Teixeira do comando da seleção, Luxemburgo tem esperança de voltar ao cargo. Ele disse ser injustiçado, sua demissão teria sido usada por Teixeira para aliviar a pressão que sofria com comissões parlamentares de inquérito que, à época, investigavam as contas da CBF.
 
Marin já defendeu, enfaticamente, a promoção de Gallo, mas Del Nero torce o nariz para a ideia. "Ele reconhece que o treinador é competente, mas não teria experiência para assumir a seleção principal", disse ao Estado um interlocutor do futuro presidente da CBF.
Reportagem iBahia

 
 

 
 
 

MORRE O LOCUTOR FERNANDO VILHENA


O locutor Antonio Fernando dos Santos, conhecido artisticamente como Vilhena, faleceu na manhã desta quarta-feira (9), vítima de uma doença degenerativa. O profissional, que trabalhou na Rádio Itapoan FM por cinco anos, tinha 50 anos e deixa uma esposa e um casal de filhos.
 
Fernando Vilhena que morava em Lauro de Freitas, foi locutor da Rádio Linha Verde FM, dirigida pelo radialista Paulo Silva.

  
Vilhena se identificou tanto com o nome artístico que acrescentou no sobrenome dos dois filhos. O locutor faleceu em sua própria casa.

CONSTRUÇÃO DE PASSARELA ALTERA TRÂNSITO NA ESTRADA DO COCO


A intervenção na passarela da BA-099 (Estrada do Coco), na altura do Hospital Menandro de Faria, provocará algumas mudanças no trânsito da região. A partir das 22h, desta quinta-feira (10), a via será interditada em ambos os sentidos, alternadamente. Os condutores que passam pelo trecho terão como opção de tráfego as respectivas vias marginais. O trânsito será normalizado a partir das 3h da sexta-feira (11).
 
Durante a operação a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) disponibilizará agentes de trânsito visando monitoramento do tráfego e a orientação dos condutores.
 
É importante ressaltar que a implantação da passarela é uma antiga reivindicação dos moradores já que o trecho tem uma intensa movimentação de pessoas por conta da existência da unidade de saúde.

PREFEITURA DE LAURO CONVIDA PARA A CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO DO CURSO PRONATEC COPA TURISMO

FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO - FIT BAHIA 2014 COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 12/09

 
Se inscreva através do site:
 

A MELHOR ATRIZ QUE INTERPRETOU "CLAUDIA" NA PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO

A atriz Ruth Marinho interpretando Claudia, a mulher de Pilatos na Paixão de Cristo de Lauro de Freitas 2014. Foi a melhor atriz que interpretou a personagem por todos os tempos do espetáculo.

MOVIDA POR VEXAME, CBF PREPARA MUDANÇAS NA SELEÇÃO

Felipão lamentando jogo Brasil x Alemanha
O
 vexame histórico da goleada sofrida diante da Alemanha, por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo, levou a CBF a preparar um pacote de mudanças na seleção brasileira - e até em outros cargos da entidade. Nenhuma decisão, no entanto, será anunciada antes da disputa do terceiro lugar, no sábado, em Brasília.

O jogo entre Brasil e Alemanha ainda estava em curso, e os aliados da cúpula da confederação já pressionavam por uma "mudança geral" no comando da seleção. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero - respectivamente o presidente da CBF e seu sucessor já eleito - ouviram muita gente pedir a queda de Luiz Felipe Scolari e de sua comissão técnica.

Há quase um consenso de que Tite (ex-Corinthians) é o nome ideal para substituir Felipão. Na CBF, há a ideia de Alexandre Gallo dirigir a seleção olímpica (sub-23, com possibilidade de três reforços mais velhos) nos Jogos de 2016, que serão no Brasil.
A pressão vem do mesmo lugar de onde até ontem só vinham elogios e pedidos - pedidos de ingressos para jogos da Copa, de ajuda financeira, de todo tipo, enfim. Em 16 de abril, Del Nero foi eleito presidente da CBF para o período entre 2015 e 2019 - a votação, da qual participam presidentes de clubes da Série A e das 27 federações estaduais foi praticamente uma aclamação.

TERCEIRO LUGAR VALE

Antes do início da Copa, Marin e Del Nero procuraram Felipão para dizer que queriam sua permanência à frente da seleção "seja qual for o resultado". O técnico respondeu que sua prioridade era o Mundial e que depois conversariam.

Felipão hoje está mais preocupado com a disputa do terceiro lugar. O técnico vê no jogo a ser disputado em Brasília uma chance de resgatar em alguma medida a imagem e o orgulho do time. Por outro lado, vê o risco de a situação piorar ainda mais - por isso se preocupa tanto.

O treinador se inspira na Copa de Alemanha. Na ocasião, os anfitriões também caíram nas semifinais, para a Itália. Felipão participou daquela decisão de terceiro lugar, em Stuttgart, porque era técnico de Portugal. Viu a cidade fazer festa, a Alemanha jogar bem, ganhar por 3 a 1 e terminar a Copa de maneira digna, de bem com a torcida.

A diferença é que a Alemanha perdeu a semifinal nos momentos finais da prorrogação, quando todo o estádio em Dortmund já esperava os pênaltis. E o Brasil foi humilhado desde os minutos iniciais no Mineirão.

EMPRESÁRIO DE NEYMAR DETONA TÉCNICO FELIPÃO: " VELHO ARROGANTE, ASQUEROSO"

Wagner Ribeiro, que tem jogadores conhecidos como cliente, listou no Twitter os seis quesitos para comandar a Seleção: "Ir para o Chelsea e ser mandado embora..."

Neymar e o empresário Wagner Ribeiro (Foto: Reprodução/Instagram)
 
A eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo depois da histórica goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, nesta última terça-feira, ainda promete render muito. De todos aqueles que fazem parte da delegação, o Luiz Felipe Scolari é, de longe, o mais criticado. Foi exatamente o treinador o alvo de duras críticas de Wagner Ribeiro, o empresário de Neymar e de outros tantos jogadores de futebol conhecidos.
Wagner não poupou esforços e atacou Felipão com palavras fortes. Pelo Twitter, ele listou os seis quesitos para comandar a Seleção.
- Ir treinar a seleção de Portugal e não ganhar nada. Voltar ao Brasil, pegar um time grande e rebaixá-lo para a Segunda Divisão (do Brasileiro) - dizia parte do desabafo, referindo-se à última passagem do técnico pelo Palmeiras, em 2012, ano do rebaixamento do clube.
Wagner administra as carreiras de Alex (Coritiba), Diego (Atlético de Madrid), Júlio Baptista, Kléberson (ex-Flamengo), Lucas, Lugano, Nilton, entre outros atletas. Na seleção brasileira, além de Neymar, Hulk também é cliente do empresário.
Confira abaixo a íntegra do desabafo de Wagner Ribeiro:
"6 quesitos para ser técnico da seleção brasileira:

1- Ir treinar seleção de Portugal e não ganhar nada
2- Ir para o Chelsea e ser mandado embora
3- Ir treinar o Uzbequistão
4- Voltar ao Brasil e pegar um time grande e rebaixá-lo para a Segunda Divisão
5- Pedir demissão 56 dias antes do final do campeonato para "escapar" do rebaixamento.
6- Ser velho babaca, arrogante, asqueroso, prepotente e ridículo."
Wagner Ribeiro detonando Felipão no Twitter (Foto: re)Wagner Ribeiro detonando Felipão no Twitter (Foto: reprodução)

Holanda e Argentina decidem segunda vaga na final da Copa


Após o vexame brasileiro na tarde desta terça-feira (08), chegou a vez de conhecer o adversário da favorita Alemanha, na final da Copa do Mundo. O segundo finalista sai do confronto entre Holanda e Argentina, que vai ser realizado em São Paulo, a partir das 17h desta quarta-feira (09).
 
Os favoritos para ficarem com a vaga são os holandeses. Tendo feito parte de um dos grupos mais fortes no início da competição, a equipe comandada por Van Gaal conta com atletas como Robben, e Van Persie, que estão sendo decisivos até agora.
 
Já a Argentina aposta todas as fichas em Messi, que já foi eleito melhor jogador do mundo em quatro oportunidades. Os hermanos não terão seu principal atleta na competição até agora, o meia Dí Maria, que está lesionado. A esperança fica a cargo do aproveitamento de Aguero, que se recuperou de uma lesão na coxa e vai para o banco de reservas.