domingo, 29 de junho de 2014

DUZINHO NERY É ENTREVISTADO PELA REPÓRTER WANDA CHASE DA TV BAHIA

 
Vale a pena conferir esta reportagem.
Viva a
DIVERSIDADE!

SEIS CHAPAS DISPUTAM PODER POLÍTICO NA BAHIA

As peças do xadrez  político na Bahia já estão definidas e prontas para o jogo eleitoral. Ainda que algumas legendas, como o PR e o PMN, tenham deixado para fazer suas convenções amanhã - no limite do prazo legal -, já se sabe que seis chapas majoritárias vão disputar  a sucessão estadual e uma vaga no Senado no pleito  de outubro.
 
A eleição deste ano vem carregada de simbolismos e desafios. O governador Jaques Wagner - o primeiro petista a quebrar a hegemonia carlista no estado e único governante por dois mandatos consecutivos - não mede esforços para eleger o seu sucessor e perpetuar o legado construído pelos governos do PT na Bahia e no Brasil. 
 
O escolhido por Wagner, o deputado federal Rui Costa (PT), que foi secretário de Relações Institucionais e da Casa Civil em seu governo, ainda é pouco conhecido do eleitor e pontua na terceira colocação nas pesquisas.
 
"O governador conseguiu repetir a aliança de partidos de centro-esquerda e de centro que tem sido a condição de vitória desde Waldir Pires, que se elegeu (1986) com o MDB se aliando a dissidentes do ex-PFL",  lembra o professor de sociologia da Ufba e cientista político  Joviniano Neto.
 
É com a essa tropa, e fazendo uso do tempo maior que terá de propaganda na televisão, que Rui vai tentar se tornar conhecido do eleitor. Mas não só, diz o professor. "Para sair vitorioso, Rui  terá de ser reconhecido como capaz de manter e aprofundar o que de bom tem sido feito nos governos de Lula, Dilma e Wagner".
 
Do outro lado do tabuleiro, a maior liderança do DEM na Bahia, o prefeito de Salvador ACM Neto, conseguiu juntar dois candidatos da oposição derrotados pelo PT na última eleição: o ex-governador Paulo Souto (DEM), líder nas pesquisas de intenção de voto e cabeça da chapa majoritária, e o ex-ministro no primeiro governo Lula Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado.



Os dois se aliam com o objetivo de definir  um novo polo de oposição na Bahia, com a meta de dar uma virada no jogo que o governo petista acredita já esteja jogado.
 
Uma das estratégias  da oposição, segundo Joviniano Neto, será aproveitar o maior conhecimento que o eleitor tem dos dois candidatos majoritários, em contraposição ao candidato governista.

 O desafio da chapa liderada pelo DEM, pontua Joviniano, é convencer o eleitor que, a partir de coisa boas construídas no passado, se poderá enfrentar melhor desafios do presente - caso da segurança.
 
Correndo por fora, a chapa puro-sangue representada pelo PSB surge para atender o eleitor que não quer a volta do passado, com o DEM, e está incomodado com o presente, o atual governo, e a hegemonia do PT sobre o quadro partidário.
 
Encabeçada pela senadora Lídice da Mata, que apareceu na segunda posição na única  pesquisa até agora realizada, e tendo como candidata ao Senado a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, esta chapa, na avaliação de Joviniano Neto, tem condições de capitalizar  "o bônus" das coisas boas do governo Lula, Dilma e Wagner, sem "o ônus" deles.
 
"É como se dissessem: 'nós participamos do processo, mas não nos envolvemos nos deslizes'", compara o professor.  O obstáculo da chapa é transformar o pouco tempo na TV em proposta direta capaz de mobilizar o eleitor.
 
Sem chances de vitória, mas fazendo barulho no meio do jogo eleitoral, as chapas lideradas pelos chamados nanicos chegam para marcar posição. "As candidaturas do PSOL e do PSTU tentam mostrar as fraquezas do capitalismo e da política que se aplica no país, especialmente pelo PT", diz  Joviniano. Já o candidato do PRTB usa da projeção individual para criticar  o  sistema político.

Criança de 2 anos vence câncer após diagnóstico de 27 tumores


Kian Musgrove tem apenas dois anos e já pode ser chamado de um lutador vitorioso. Em apenas um ano e seis meses de vida, foram diagnosticados 27 tumores pelo seu corpo (pernas, gânglios linfáticos, coluna e crânio), situação que levou os médicos a duvidarem da sua sobrevivência. Após várias cirurgias e 10 semanas de quimioterapia, a doença parece ter desaparecido. O pequeno Kian ainda faz radioterapia, porque se tratando de crianças, o neuroblastoma pode reaparecer. No entanto, não há mais sinal de tumores. As informações são do jornal americano The Daily Mirror.
 
“Kian foi absolutamente incrível. Ele lutou por isso incrivelmente bem. Quando os médicos disseram que não podiam ver os tumores mais, foi um alívio”, afirma a mãe Kat, de 26 anos, que se emociona com a trajetória vencedora do garoto.
 
A criança começou a apresentar sintomas em agosto do ano passado, durante as férias com a mãe e a irmã, na Turquia. Segundo a mãe, o menino não conseguia manter o equilíbrio. “Pensei que ele tinha pego um vírus, então eu o levei para o médico de lá. Eles disseram que era apenas a dentição”, conta Kat, que voltou imediatamente para casa, em Newcastle, na Inglaterra. Em casa, Kian gritava de dor e foi levado diversas vezes ao médico, que não descobria a real causa dos sintomas.
 
 
No hospital Newcastle Royal Infirmary, exames de sangue constataram que o pequeno Kian tinha células cancerígenas. Apenas os pés e as mãos não foram afetados. Kat agora está arrecadando recursos para ajudar no tratamento. “Há uma possibilidade de o câncer voltar. Por isso estamos angariando fundos para levá-lo aos Estados Unidos para o tratamento que não está disponível aqui. Ele tem feito muito bem, e nós queremos dar a ele todas as chances possíveis”, afirma a mãe.

A cada ano, menos de 100 crianças são diagnosticadas com neuroblastoma, a maioria menores de 5 anos. As taxas de sobrevivência são poucas e apenas 67% das crianças sobrevivem até os 5 anos.

 

"Maconha, pra mim, é como café", diz MC Guimê

 
Donos de vários hits de sucesso no funk ostentação, MC Guimê não teve papas na língua ao falar sobre a relação com a maconha. Em entrevista ao jornal 'Folha de São Paulo', ele afirmou ser "sujeito homem, que assume que usa" o cigarro.
 
"Maconha, pra mim, é como café. O cara vai lá, pega a planta e toma. É a mesma coisa pra mim. Quando quero relaxar, é uma parada que me agrega, me deixa no bem-estar", disparou ele, completando: "fumo meu baseadinho, não falho com meus compromissos e não atraso o lado de ninguém. Acho que não tem nada errado nisso".

Amigo de Neymar, Guimê revelou ainda como conheceu o atacante: "um dia, no começo do ano passado, saí de Osasco, onde morava, e fui comer um Subway, na rodovia dos Bandeirandes, de madrugada, com um amigo. O Neymar saiu de um evento e parou na loja de conveniência do lado. A gente se viu e ele falou: 'Guimê, tira uma foto com os parça aqui'". Pouco depois, eles se encontraram novamente, quando o MC mostrou ao jogador a música 'País de Futebol', que traz Neymar como a estrela do clipe.
 

Costa Rica vence Grécia nos pênaltis e pega a Holanda nas quartas

Costa Rica e Grécia fizeram o duelo das zebras neste domingo na Arena Pernambuco, no Recife, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. E num jogo dramático, a Costa Rica carimbou pela primeira vez na história sua presença nas quartas de final de um Mundial, com a vitória por 5 a 3 nos pênaltis depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. A seleção centro-americana agora enfrenta a Holanda, no próximo sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para escrever mais um capítulo na sua história no futebol.
 
(Foto: AFP)
 
Na despedida da Arena Pernambuco da Copa do Mundo, a Costa Rica confirmou sua condição de primeira colocada do “grupo da morte”, quando desclassificou Itália e Inglaterra. Já a Grécia, outra “zebra” deste Mundial, tentava resgatar a memória da campeã europeia de 2004, em Portugal.
 
O jogo

A Grécia começou a partida tentando pressionar os latino-americanos com toque de bola e as conhecidas jogadas aéreas. No rebote de uma delas, aos dois minutos, Manolas chutou forte para assustar o bom goleiro Navas. A Costa Rica respondeu com Bolaños, aos sete, com uma finalização próxima ao gol de Karnezis.
 
(Foto: AFP)
 
Em jogo muito “pegado”, a Grécia não deixava a Costa Rica trocar bolas no meio sem uma marcação forte na intermediária. O time da América Central parecia sentir a responsabilidade de jogar como “favorito” nas oitavas de final, já que eliminaram campeões mundiais no Grupo D. O estilo de jogo que fez sucesso nas partidas anteriores não aparecia e deixava a Costa Rica dominada pela boa marcação grega, com Karagounis coordenando as disputas no meio-campo.
 
Aos 21 minutos, em jogada rápida pela lateral, Campbell mostrou um pouco de lampejo no ataque da Costa Rica. O atacante foi derrubado por Karagounis em jogada individual, quase dentro da grande área. Na cobrança, a defesa grega afastou mais uma vez, com Sokratis. Na sequência, em boa jogada trabalhada pelo meio-campo grego, Karagounis arriscou de longe para boa defesa de Navas. A Costa Rica dependia muito das jogadas de Bryan Ruiz e Campbell, que não estavam nos seus melhores dias.
 
(Foto: AFP)
 
Em contrapartida, a Grécia jogava com todos os jogadores. Em cruzamento de Cholevas, aos 37 minutos, Salpingidis finalizou de primeira para excelente defesa de Navas, na melhor chance de gol do jogo até então. As duas equipes não se arriscavam muito no ataque, com a Grécia dominando as ações na intermediária. Em um duelo de “perde e ganha”, a Grécia levava a melhor e até criava algumas chances, mas sem ameaçar de maneira aguda os costarriquenhos.
 
Assim como já aconteceu nesta Copa, a exemplo de Irã x Nigéria, na Arena da Baixada, em Curitiba, os dois times deixaram o campo sob vaias da torcida após o apito do árbitro australiano Benjamin Williams. Na volta do intervalo, a marcação continuava forte. Tejeda tomou um cartão amarelo aos três minutos depois de um carrinho com força desproporcional em Samaris. Antes, os gregos tinham assustado o gol de Navas com uma cabeçada de Samaras, forte, mas no meio do gol.
 
Mas, de repente, em jogada pela esquerda, aos seis, Bryan Ruiz concluiu com efeito, bem “fraco”, no canto de Karnezis, que apenas olhou a bola entrando em sua meta: 1 a 0. Aos sete minutos, em cruzamento para a área, Torosidis cometeu o pênalti ao fingir estar desequilibrado e cortar com a mão a bola que iria para Bolaños. Mas o árbitro não marcou e a Grécia escapou de sofrer mais um gol. Apesar da desvantagem, a Costa Rica não tomou a iniciativa das ações no jogo, deixando espaço para os gregos avançarem.
 
E a Grécia aproveitou para sufocar ainda mais a Costa Rica após a expulsão boba de Duarte, que fez falta feia em Cholevas e recebeu seu segundo cartão amarelo. Em certos lances, o jogo pegava fogo, com as duas equipes “batendo muito”, chegando firme em todas as bolas. Em um duelo totalmente aberto, as duas seleções criavam algumas oportunidades, mas sem aprimorar as jogadas. A vantagem continuava a favor da Costa Rica. Aos gregos restava fazer o que não fazem normalmente - ou seja, atacar - e pelo menos tentar o empate para levar a partida para a prorrogação.
 
Mesmo toda no campo de ataque, a Grécia não conseguia marcar. Mas aos 45 do segundo tempo, em rebote de Navas após chute de Gekas, Sokratis completou, de “canela”, com raiva, para as redes e empatou o duelo. Na sequência, Mitroglou quase acabou com o sonho da Costa Rica, obrigando Navas a fazer uma defesa monumental depois de cabeçada forte. Com um jogador a menos, a Costa Rica sofria a pressão dos gregos na defesa, sem ter jogadores para sair tocando e aliviar o sufoco.
 
Na prorrogação, a Grécia ampliou seu domínio de campo e quase marcou o segundo em jogada pela direita, com cruzamento de Torosidis. Umaña desviou de forma providencial para evitar o gol de Mitroglou. Em jogada rápida, aos oito minutos, Cholevas quase fez gol de gênio, mas parou na zaga. Na sobra, Katsouranis chutou para desvio na zaga costarriquenha. A Grécia não conseguiu utilizar a vantagem de um jogador a mais e mostrou cansaço, sem alterar o placar no primeiro tempo do tempo extra.
 
Na segunda etapa, Brenes assustou a defesa grega ao receber na frente de Sokratis e concluir por cima da meta de Karnezis. A Costa Rica não se intimidava com o jogador a menos e assustou os gregos aos sete minutos, em jogada pela direita que Campbell quase completou para o gol. Na sequência do escanteio, a Grécia quase fez com Christodoulopoulos, que chutou firme para excelente defesa de Navas.
 
(Foto: AFP)
 
Com o jogo aberto, as duas seleções mostravam que não queriam levar o duelo para a disputa por pênaltis. No último lance do confronto, Mitroglou perdeu o gol mais feito da partida, ao receber passe de Gekas e chutar em cima de Navas, de canela, para ficar só com o escanteio. Nos pênaltis, a vitória ficou com a Costa Rica, quando Gekas bateu o terceiro pênalti para defesa sensacional de Navas. Umaña fez a sua cobrança e garantiu o triunfo histórico da Costa Rica.

HOJE, 29 DE JUNHO SE COMEMORA O DIA DE SÃO PEDRO

 
O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
 
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
 
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
 
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
 
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
 
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.
 
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Jogo do grupo do Brasil pode ter sido "comprado", diz revista alemã

A seleção de Camarões pode ter perdido o jogo para a Croácia, na fase de grupos da Copa do Mundo, de propósito. A informação é da revista alemã Spiegel, que neste domingo (29) publicou a denúncia de que a goleada de 4 a 0 teria sido comprado pois antes do jogo um conhecido apostador, que já "comprou" resultados antes, cravou antes da partida o resultado e que um camaronês seria expulso.
"Há sete maçãs podres nesse time camaronês", afirmou o apostador para o jornal.
 
Alex Song, do Barcelona, foi expulso aos 40 minutos da partida, que ainda estava 1 a 0. Ele deu inexplicavelmente um soco nas costas de Mandzukic, em jogo fora da disputa pela bola. 
 
Com um a mais em campo, a Croácia ampliou a vantagem, fez 4 a 0 e se manteve vivo até a última rodada, quando perderam por 3 a 1 e foram eliminados pelo México.
 
A Fifa se pronunciou e disse que não há evidências de que o jogo tenha sido armado.
 
Croácia e Camarões: jogo pode ter sido comprado, diz reportagem (Foto: AFP)

"Se o Brasil ganhar, subo no palco de Galinha Pintadinha", diz Claudia Leitte

A cantora Claudia Leitte se apresentou neste sábado (28) em São Paulo com o mesmo macacão azul que recebeu diversas críticas na abertura da Copa do Mundo. Ela respondeu com bom humor às piadas que foram feitas na ocasião. "Se o Brasil ganhar a Copa, subo no palco de Galinha Pintadinha", afirmou.
 
Na abertura da Copa, muitas brincadeiras foram feitas com a roupa de Claudia, dizendo que o traje a deixava parecida com a personagem infantil Galinha Pintadinha. A loira lembrou das piadas e fez a promessa no caso do sonhado hexacampeonato.
 
A loira disse que ficou muito tensa durante a disputada partida entre Brasil e Chile, decidida nos pênaltis. Durante o show, Claudia convidou Kaká para subir no palco. O jogador curtiu o evento abraçado com a esposa Carol Celico.
 
Os filhos de Claudia, Davi e Rafael, também se divertiram e apareceram brevemente no palco, segundo o Uol.
 
As comparações com a personagem infantil deixaram o criador da Galinha Pintandinha feliz. Segundo ele, foi bom para os negócios. "A comparação pode ser uma força extra para a internacionalização da marca que está em pleno curso. Fora isso, a Claudia Leitte estava lindona", disse à Folha de S. Paulo Marcos Luporini.
 
Claudia Leitte brincou com piadas feitas com macacão (Foto: Ag. News)

UM MORRE E DOIS FICAM FERIDOS EM ACIDENTE DE CARRO EM LAURO DE FREITAS


Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um acidente na manhã deste domingo (29), na BA-099, conhecida como Estrada do Coco, no Litoral Norte baiano.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-BA), um carro de passeio colidiu com um táxi que conduzia um turista alemão. O Chevrolet Prisma, conduzido por 
Gregue de Oliveira Lima, de 31 anos,  seguia sentido Vilas do Abrantes, quando perdeu o controle do carro e invadiu a contramão. O condutor não usava cinto e morreu no local. Já os ocupantes que estavam no táxi sofreram ferimentos. O taxista levado para o Hospital Menandro Faria e o turista para o Hospital Geral do Estado (HGE).


 

O acidente aconteceu na altura do KM 7,5, logo após o viaduto de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
 
Os carros foram removidos para o pátio da 34º Delegacia Territorial (DT/Portão) e irão passar por vistorias nos próximos dias.

Holanda vira no fim, elimina México e avança às quartas


Para quem esperava uma vitória fácil da Holanda se surpreendeu neste domingo (29). A Laranja Mecânica precisou suar, e muito, para eliminar o México e garantir vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
 
Na Arena Castelão, em Fortaleza, os mexicanos abriram o placar com Giovani dos Santos, ainda no primeiro tempo. Nos últimos dez minutos de jogo, os holandeses viraram com Sneijder e Huntelaar, de pênalti, para garantir a vaga com o 2 a 1 no placar.
 
Agora, a Holanda se prepara para mais um desafio na competição. A Seleção Europeia enfrentará o vencedor de Costa Rica x Grécia, no próximo sábado (5), na Arena Fonte Nova, na briga por uma vaga na semifinal.

Homem come coração de vítima ainda batendo no meio da rua


Um prato de macarrão originou um assassinato seguido de canibalismo no meio da rua, neste sábado (28), na cidade de Suizhou, na China. Insatisfeito com a recusa de Yul Liao, 48 anos, de dividir um prato de comida, Bo Tuan, 29 anos, cortou a garganta e o peito do homem que não queria compartilhar o alimento para arrancar seu coração e mordê-lo várias vezes, ainda batendo.
 
“Ele cortou o homem como se ele fosse um pacote de arroz e extraiu seu coração ainda batendo em frente de todos nós”, descreveu uma das testemunhas. Muitas das pessoas que passaram pela rua desmaiaram ou vomitaram ao verem a cena. 
 
Bo Tuan continuou mordendo o coração da vítima, apesar dos gritos das pessoas que passavam no local, e só parou com a chegada da polícia, que demorou 40 minutos. Segundo relato da polícia, o agressor aparentava ter problemas mentais. Com informações do jornal britânico Mirror.

Com gols de James Rodríguez, Colômbia vence Uruguai e enfrenta o Brasil

 
Mantendo os 100% de aproveitamento na Copa do Mundo, a Colômbia venceu o Uruguai por 2 a 0 na noite deste sábado (28) e encara o Brasil nas quartas de final.

Os gols foram divididos de acordo ao tempo de partida.  No primeiro tempo, aos 27 minutos, James Rodríguez domina no peito, gira e bate da entrada da área, sem chances para o goleiro do Uruguai abrindo o placar.

Na etapa final, o mesmo James Rodríguez aproveitou levantamento na área e concluiu para chegar ao segundo gol do time colombiano.

Depois do segundo gol sofrido, os uruguaios foram para cima e esbarraram nas defesas do goleiro Ospina, que fez belas defesas evitando os gols da Celeste Olímpica e garantindo a classificação colombiana.

CAMINHOS APONTAM QUE ACM NETO SERÁ O GOVERNADOR DA BAHIA EM 2018

                           
O Produtor Cultural Duzinho Nery, o Prefeito de Salvador ACM Neto e Drª Patrícia Nuno
 
Com a experiência que vem adquirindo como Prefeito da capital baiana, Salvador, ACM Neto com a crescente popularidade e demonstração de competência administrativa, está levando o atual prefeito para ser o Governador da Bahia em 2018.Pois  se quisesse, seria governador nas eleições de 2014 e no primeiro turno.
 
Enquanto isso, as eleições que serão polarizadas entre o DEM vs PT, promete uma briga de gente grande, entre o ex-governador Paulo Souto e o Deputado Federal Rui Costa. As pesquisas eleitorais apontam vitória para o candidato do Democratas e aliado de ACM Neto, Paulo Souto, mas o reforço do Deputado Federal João Leão (PP) como candidato a Vice Governador, vem para fortalecer e dar uma grande musculatura eleitoral ao Partido dos Trabalhadores.