domingo, 9 de fevereiro de 2014

MOCOTÓ DE RESTAURANTE DE LAURO É ESCOLHIDO COMO UM DOS MELHORES DO MUNDO

Restaurante Flor de Oxum está famoso, o mocotó foi escolhido como um dos melhores pratos segundo o livro gastronômico “105 Restaurantes ao redor do mundo”.

Por Márcio Wesley

Zico prepara todos os sábados o famoso mocotó  
 
Aos sábados como de costume vou almoçar no Flor de Oxum, no centro de Lauro, próximo a prefeitura, na mesma rua que meu pai nasceu e mora até hoje.
 
Sempre bom rever os amigos, conversar e saber das últimas novidades da semana. Zico “O chefe de cozinha” nos deixa atualizado com os principais fatos da cidade. “Marcinho nós saímos em um livro”, me disse Zico todo orgulhoso. “O melhor mocotó da cidade”, disse.  
 
O escritor Dom Franquinho, que não é o pai do meu amigo Chico Franco, visitou mais 100 restaurantes de diversas cidades do mundo. “Mocotó no Flor de Oxum é delicioso com pimenta, pirão e pinga”, esse é o título do texto na página 111 do livro ‘Dom Franquinho 105 Restaurantes ao Redor do Mundo’.   
"Santo Cristo todo poderoso, livrai-nos dos pecados da gula, amém", conta Dom Franquinho depois de saborear a iguaria. 

Fonte:  http://mwcomunicacao.blogspot.com.br

ÁGUAS DO RIO JOANES CHEGAM POLUÍDAS NA PRAIA DE BURAQUINHO

Aos 12 anos, quando começou a pescar, Carlos Antônio da Cunha viu na foz do Rio Joanes o seu sustento para a vida inteira. Ele se lembra da água límpida e de como o rio podia ser aproveitado. “As marisqueiras trabalhavam em paz, todo mundo pescava aqui. A gente bebia a água desse rio”, recorda o pescador que hoje tem 63 anos e sofre com a atual situação do rio, na praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, onde ele se encontra com o mar.
 

Com o olhar triste e revoltado, ele olha para as águas do Joanes, o principal rio de uma bacia que é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador. “Hoje você olha essa água preta, ninguém suporta esse fedor quando a maré baixa”, conta o pescador. “Até desembocar aqui, ele pega esgoto de um monte de lugar”.

O Joanes nasce em São Francisco do Conde e passa por São Sebastião do Passé, Candeias e Camaçari. Ele integra a Área de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga, que abrange ainda os municípios de Simões Filho, Salvador e Dias D’Ávila.

Em Buraquinho, ele encontra com o mar, formando uma paisagem bonita, mas poluída. É justamente em Lauro de Freitas que o rio sofre com a maior poluição, segundo o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inema).

Das 16 coletas realizadas pelo instituto entre 2008 e 2013 nesse trecho, 11 apontam a qualidade da água como ruim, quatro mostram a água com índice regular e em apenas uma amostra a qualidade é boa.

O Índice de Qualidade das Águas (IQA), que serve de base para a classificação do rio, é baseado em 18 parâmetros, entre eles: temperatura, pH, oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, sólidos suspensos e sólidos dissolvidos totais. A partir da soma desses fatores, a qualidade do rio pode ser classificada em ótima, boa, regular, ruim e péssima. A escala vai de 0 a 100.
 
*Correio