sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

REDE GLOBO EXIBE PRIMEIRO BEIJO GAY EM NOVELA "AMOR À VIDA"

Félix e Niko se beijam em novela

 
A novela "Amor à Vida" chegou ao fim nesta sexta-feira (31) com o primeiro beijo gay de uma novela global. A trama de Walcyr Carrasco fez o vilão Félix (Mateus Solano) renascer, deixando de lado as maldades (mas não o humor ácido) para reencontrar a felicidade com Niko (Thiago Fragoso), depois de anos de um casamento de aparência com Edith (Bárbara Paz) e de sofrer com o preconceito do pai, César (Antonio Fagundes), quando este ficou sabendo que o filho era gay.
Dono de um restaurante japonês, o chef Niko começou a novela casado com Eron (Marcello Antony), mas os dois se separaram depois que o advogado se envolveu com Amarilys (Danielle Winits), que se ofereceu para ser barriga solidária dos amigos mas acabou se envolvendo com Eron e sem querer abrir mão do bebê, Fabrício.
Apesar do beijo gay e de César ser cuidado pelo filho depois de sofrer um AVC, o médico continua desaprovando a orientação sexual do filho. Ele recebe a visita do neto, Jonathan (Thalles Cabral), acompanhado da namora, e critica Félix. "Pelo menos você é macho. Eu estou engolindo essa situação", diz, na frente do casal gay. Mesmo assim, a novela acaba com pai e filho dizendo "eu te amo" à beira do mar, depois de Félix ajudar o pai a chegar até lá, mostrando um início de reconciliação para a tumultuada relação dos dois.
Esse é o primeiro beijo gay em novela da Globo, mas o SBT, em 2011, exibiu um beijo entre mulheres em "Amor e Revolução", protagonizado por Giselle Tigre e Luciana Vendramina. Em 2009, a Globo já havia exibido um beijo também entre mulheres, na série "Força-Tarefa", dessa vez entre as personagens de Hermila Guedes e Fabíula Nascimento.
Na internet, telespectadores se reuniam com expectativa, esperando que o beijo acontecesse. O assunto foi parar nos mais comentados do twitter, com a hashtag #BeijaFélixeNiko, que chegou a ocupar o primeiro lugar.

 *Correio

BANKOMA DE PORTÃO REALIZA O IV ENCONTRO MAUANDA NO PELÔ

SEIS PRESOS FUGIRAM DA 23ª DELEGACIA DE POLÍCIA DE LAURO DE FREITAS

 
Seis presos fugiram no domingo (26) da 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas, localizada na região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, os presos romperam uma treliça de metal que havia no teto e fugiram. Dois foram recapturados logo após a fuga.
A 23ª DT não possui carceragem, já que está interditada por conta de uma reforma e funciona de forma improvisada. Segundo o órgão, a fuga ocorreu por volta de meio-dia, quando os presos estavam em uma área reservada da delegacia.
Ainda segundo a assessoria, os presos ficavam aos finais de semana neste local e na segunda-feira eram trasferidos para o Sistema Prisional. Os dois que foram recapturados no mesmo dia, juntamemente com os outros cinco que permaneciam na unidade, foram distribuídos para outras delegacias da capital baiana.

IEMANJÁ TAMBÉM TERÁ FESTA E PRESENTES EM LAURO DE FREITAS NO DIA 2 DE FEVEREIRO

Foto: Nazaré Araujo/Divulgação
Festa na Praia de Buraquinho
Festa na Praia de Buraquinho
 
Já está tudo pronto para a festa de Iemanjá em Lauro de Freitas, nesse domingo, 2 de fevereiro. As saudações e entrega de oferendas à deusa das águas serão na Praia de Buraquinho e começam logo cedo, às 6h.
Como reza a tradição à programação é aberta com a alvorada e queima de fogos, seguida da cerimônia de preparação e recebimento dos presentes. A homenagem é mais uma ação da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Colônia de Pescadores. A programação religiosa e profana se estende até às 16h.
A movimentação na Praia de Buraquinho começa logo ao amanhecer. Devotos se enfileiram diante da Colônia de Pescadores onde entregam suas oferendas. Flores, perfumes, sabonetes e artigos de beleza são os presentes mais comuns ofertados a rainha do mar, conhecida pela sua vaidade.  Depois de acomodados em balaios, eles seguem pelo mar, em um cortejo marítimo, marcado para às 9h.
Para o secretário de Cultura, Alexandre Marques, a festa tem ganhado cada vez mais força no município. “Nossa ideia é dividir a comemoração com Salvador para que as pessoas possam oferecer suas oferendas, depositar sua fé, sem precisar sair da nossa cidade”, comentou. A saída das embarcações contará com a poio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) que fará um trabalho de fiscalização da entrega das lembranças.
Finalizado o ritual religioso é chegada a hora da festa profana. Laurofreitenses vão se divertir com a apresentação de uma banda de samba, às 11h, e, a partir das 14h, o Samba de Roda Filho da Goméia encerra as comemorações. A festa conta ainda com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh); de Serviço Público (Sesp); Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop); de Saúde (Sesa), além dos serviços de segurança oferecida pela da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do 10º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e da Guarda Municipal. 

Programação

 6h – Alvorada com queima de fogos
7h – Arrumação das oferendas
9h – Saída da Procissão Marítima
11h – Apresentação de Samba de Roda
14h – Apresentação do Samba de Roda Filho da Goméia

MEC AUTORIZA CURSO DE MEDICINA NA UNIME EM LAURO DE FREITAS

 
O Ministério da Educação (MEC) autorizou, ontem, a criação do curso de Medicina na  Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (Unime), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o MEC, a instituição vai oferecer 100 vagas anuais.

Em todo o Brasil, o MEC autorizou a criação de 1.340 vagas anuais para cursos de Medicina. A autorização foi publicada em portaria no Diário Oficial da União de ontem. Além da instituição baiana, o Instituto Superior de Teologia Aplicada, em Sobral (CE), também recebeu autorização para abrir o curso.

O aumento de vagas em cursos já existentes abrange 11 instituições. Para universidades particulares, foram criadas mil vagas em Pará, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. As universidades federais de Mato Grosso do Sul e do Amapá terão, respectivamente, 80 e 60 vagas a mais.

PESQUISA VOX POPULI APONTA ACM NETO COMO O PREFEITO MAIS BEM AVALIADO ENTRE AS CAPITAS

Pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pela TV Band e divulgada ontem aponta o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como o mais bem avaliado no ranking comparativo com outros cinco governantes de grandes capitais brasileiras. De acordo com os números do levantamento, o democrata obteve 51% de avaliação positiva. O prefeito teve gestão considerada ótima por 13% dos entrevistados e boa por 38%. ACM Neto não comentou o resultado da pesquisa.
Tarefa que coube ao presidente estadual do Democratas, o deputado estadual Paulo Azi. “É  muito gratificante saber que a população está reconhecendo o trabalho do prefeito ACM Neto. Recebemos a notícia com humildade e com a certeza de que  essa indicação deixará o prefeito ainda mais estimulado a colocar Salvador no lugar que a cidade merece”, comentou. 
Em segundo lugar no ranking das prefeituras, vem o prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), que foi aprovado por 39% da população. O terceiro lugar é ocupado pelos prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), ambos empatados com 36% nos quesitos bom e ótimo. Anteontem, a Band já havia divulgado os dados referentes a São Paulo.
Segundo o instituto, apenas 1% da população da capital paulista acha o desempenho do prefeito Fernando Haddad (PT) ótimo, enquanto outros 9% consideraram a gestão boa.  De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2014 na capital paulista, 32% dos paulistanos avaliam o desempenho do petista como péssimo.
Outros 31% acreditam que o governo de Haddad é regular e 28% acham atuação ruim. Ontem, a emissora também divulgou os números referentes à avaliação no Rio de Janeiro. De acordo com os dados da pesquisa, apenas 3% dos cariocas avaliaram como ótima a administração de Eduardo Paes (PMDB) à frente da prefeitura do Rio, enquanto 21% consideraram a gestão boa.
Outros 36% avaliaram o peemedebista como regular, quesito que obteve o maior percentual entre os entrevistados. Ainda de acordo com o levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro, Paes também amarga, como Haddad, altos índices de avaliação negativa. Apontaram como ruim a administração do peemedebista 20% dos entrevistados, enquanto 21% a consideram péssima.
 
*Correio

DEU NO FACE...

Mestres da Cultura Ipitanguense: Exemplo de Resistência contra a Ditadura Militar Por Tássio Revelat

O Golpe que instalou a Ditadura Militar (1964) no Brasil completa 50 anos. Portanto, é mais do que necessário refletir acerca de um período marcado pela supressão de direitos constitucionais, censura, violência e repressão aos que eram contrários ao Regime.
Nesse contexto, onde reinava o autoritarismo e a falta de democracia, artistas, intelectuais e militantes de esquerda organizaram uma fervorosa oposição, que com o tempo, levou ao processo da Redemocratização e ao movimento das “Diretas Já”.
Como trata-se de um período recente da nossa História, podemos ainda conviver com pessoas que tiveram um papel importante na luta contra o Regime Militar. Há, por exemplo, dois nomes de peso no cenário cultural e acadêmico de Lauro de Freitas que lutaram corajosamente em prol dos princípios democráticos. Eles foram perseguidos e ameaçados pelos militares, mas jamais deixaram de lutar pelos seus sonhos e ideais. 


O primeiro é Gildásio Freitas, Artista Plástico, Historiador, formado na Universidade Federal da Bahia, Fundador e 1° Diretor da Biblioteca Municipal da Cidade. Além disso, ele tem centenas de artigos publicados em Jornais e Revistas, além de ser autor de 4 livros sobre a História do Município, soma-se a seu currículo a atuação como presidente da Academia de Letras e Artes da cidade e funcionário da Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas, onde ainda desenvolve pesquisas sobre o Patrimônio Cultural e Histórico. O segundo é Adelmo Oliveira, Formado em Direito pela Universidade da Bahia. Em 1962, sob um Júri formado por nomes de expressão da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, recebeu o Prêmio Nacional Luis Congora. Adelmo tem vários livros publicados – Cantos da Hora Indefinida ( 1960); O Som dos Cavalos Selvagens ( 1971); Cântico Para o Deus dos Ventos e das Águas ( 1987); Espelho das Horas ( 1991), etc. Exercendo atividade política contra a Ditadura foi preso por duas vezes e torturado. Em 1978 foi eleito Depurado Estadual pelo Antigo MDB.
 

            
 Esses magnificentes intelectuais ainda carregam no olhar o brilho humanitário e mantém acessa a chama da esperança na construção de um mundo mais igualitário, justo e pacifico. Eles são, sem sombra de dúvidas, pérolas raras da cultura ipitanguense. Dessa forma, estudar, conviver e aprender com e sobre essas lendas vivas dentro de nossa cidade, engrandece a nossa compreensão sobre como as marcas da ditadura constituem a nossa realidade atual e como o movimento de Resistência foi importante para refletir essa prática e modificar os rumos da nossa história.

 . Tássio Revelat ( Historiador e Coordenador de Ações Transversais da SECULT)