quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GREVE DOS BANCÁRIOS CONTINUA...

Bancários adiam decisão sobre o fim da greve

Nova assembleia foi marcada


Da RedaçãoAtualizado às 20h59
Em assembleia que ocorreu nesta quinta-feira (10), os bancários na Bahia optaram por adiar a avaliação da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para esta sexta-feira (11). Segundo o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, a greve está mantida e a nova assembleia foi marcada para as 18h30 desta sexta, no ginásio de esportes dos bancários.
Ainda de acordo com o diretor, a avaliação foi adiada para que ocorresse concomitante a outros estados do país. A Federação chegou a propor reajuste salarial de 8% na negociação desta quinta-feira (10) com o Comando Nacional dos Bancários, mas ainda não haviam chegado a nenhum entendimento até às 20h, segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Segundo a Agência Brasil, há um impasse quanto à compensação dos dias parados e a greve dos bancários continua nesta sexta-feira (11), independente se haverá acordo ou não, porque o fim da greve depende de aprovação por meio de assembleias, que não vão ser feitas nesta quinta-feira.

A greve dos bancários já dura 22 dias, com 12 mil agências paradas no país e 842 unidades fechadas na Bahia, segundo informações do sindicato.


Matéria original iBahia

PREFEITURA DE LAURO INICIA COMEMORAÇÕES DO DIA DAS CRIANÇAS

 
Princesas, palhaços, heróis, entre outros personagens do imaginário infantil ganharam vida nesta quinta-feira (10), durante a entrega de brinquedos e doces em creches municipais da cidade. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio do Gabinete da Prefeitura, e marcou o início das atividades em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12). Com a conclusão da iniciativa foram entregues vários presentes para as crianças assistidas por sete instituições de bairros distintos, neste primeiro dia de visitas.   
 
 
Para o coordenador executivo do gabinete da Prefeitura, Yuri Carvalho, a ação desenvolvida serve para consolidar o objetivo da atual gestão em buscar cuidar cada vez mais do cidadão laurofreitense. “Na verdade eu entendendo que os presenteados fomos nós da Prefeitura em poder interagir com todas essas crianças”, pontua.  
 
   
 
De acordo com a diretora da Creche Escola Mãe Maria, Lucyara Pinto, essa atividade lúdica realizada pela PMLF está de parabéns, pois proporcionou para as crianças a oportunidade de se divertirem com seus personagens favoritos. “A comunidade de Quingoma sempre foi esquecida, mas o prefeito da cidade, Márcio Paiva tem buscado ter uma maior atenção para nós, especialmente com nossas crianças”, sinaliza.
 
 
A diretora do Centro de Educação Infantil Doutor Djalma Ramos, Cristina West, destaca que a instituição já estava desenvolvendo ações com os jovens, mas que com a visita da equipe de profissionais da Prefeitura foi possível potencializar as atividades recreativas. Opinião compartilhada pela diretora do Centro de Educação Infantil Areia Branca, Jacirene Alcântara, que afirma ter gostado muito da forma criativa utilizada pela Prefeitura para homenagear as crianças.
Outras ações – Nesta sexta-feira (11) as visitas continuarão em outras creches municipais com a finalidade de levar alegria para mais crianças de Lauro de Freitas em comemoração ao dia delas.     

SECRETÁRIO DA SESP PEPE PIPOLO E SUA EQUIPE TRABALHANDO MUITO EM PROL DE LAURO

 
A Prefeitura de Lauro de Freitas intensificou as ações de limpeza de córregos e rios visando minimizar os transtornos causados pelas chuvas em diversas localidades da cidade. Durante todo o dia equipes das Secretárias de Serviços Públicos (SESP) e de Infraestrutura (SEINFRA) foram mobilizados para realizar intervenções em toda cidade.
 
Na localidade do Sempre Verde e Boca da Mata (Portão) a equipe da SESP fez a limpeza de córregos,  rios e retirada de lixo dos canais. Para a moradora Karine Lopes, a ação é importante, pois além de ser preventiva também resolve o problema imediato “Com tudo limpo a água escorre melhor e o que antes ficava alagado o dia todo fica sem água em mais ou menos 30 minutos. Agora falta só os moradores ajudarem mais, não jogando lixo nos bueiros e deixando resto de material de construção na rua” disse a moradora.

 
Já na Rua da Irmandade (Vila Praiana) e na 1ª Travessa Floriano Peixoto, na localidade conhecida como Lagoa da Base, foi feita drenagem, já que a rua estava alagada. Em uma ação integrada da SESP e da SEINFRA foi instalada uma bomba de drenagem para retirar a água da rua. Segundo Norberto Conceição Bomfim, morador da 1ª travessa Floriano Peixoto há a 26 anos, o problema é antigo e nos últimos 10 anos piorou com o aumento do número de moradores no local “Antes a água escoava para a lagoa. Agora a lagoa não suporta mais e a água fica toda aqui na rua. Sem a bomba a rua fica alagada.”, afirmou o morador enquanto mostrava casas com batentes nas portas para impedir a entrada da água.
Segundo Marcos José do Carmo Souza (Coca), Coordenador Executivo da SESP que acompanhou toda ação, a prefeitura tem realizado ações de limpeza de córregos e rios constantemente ”Nossas equipes estão em todos os bairros de forma preventiva limpando córregos, rios e eliminando pontos de concentração de lixo. Precisamos da parceria com a população que precisa colaborar não jogando lixo dos rios, respeitando o horário da coleta e nos ajudando a cuidar a nossa cidade” informou.
Prevenção
A SESP já fez a limpeza de córregos e rios em vários pontos da cidade nos últimos meses. Só no ultimo mês de setembro foram feitas intervenções no rio Sapato (trecho de Ipitanga),  no bairro de Itinga na localidade do Talismã até o fundo do colégio 2 de julho próximo e tropical de baixo, no Caji/Caixa D´agua (próximo a fábrica da Jauense), no loteamento Marisol II – próximo a praia de Ipitanga, além do Sempre Verde e Boca da Mata no bairro de Portão.
O trabalho continua nos próximos dias no sempre Verde e na Boca da Mata, na lagos dos Patos e ao longo do Rio Goró.

NOTA PÚBLICA:

COMEMORAÇÃO PELO DIA DOS PROFESSORES MANTIDA EM DATA ORIGINAL

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Educação (Semed) – informa que na segunda-feira (14), haverá aula normalmente nas escolas, visto que a Rede Municipal de Ensino vai manter a comemoração pelo feriado do Dia dos Professores na data original, ou seja, terça-feira (15).
 

PREFEITURA DE LAURO APRESENTA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE QUINGOMA

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - em ação conjunta das secretarias de Cultura e Turismo (Secult); Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) e Gabinete do Prefeito (Gapre) - apresentou, em reunião realizada na última terça-feira (8), as ações do governo municipal previstas para a Comunidade de Quingoma, e que serão implantadas visando beneficiar as famílias residentes naquela região.

O encontro, que teve como pauta o debate acerca do processo de Regularização Fundiária do Território Quilombola de Quingoma, contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
 
Na oportunidade, o Incra apresentou esclarecimentos pertinentes ao processo de Regularização Fundiária, em decorrência da recente certificação de Quingoma como comunidade Quilombola. Através da regularização fundiária, os autodeclarados quilombolas estarão protegidos dos abusos da especulação imobiliária na região, bem como será possível a implantação de politicas públicas visando o bem-estar dos remanescentes.
 
Dentre os projetos apresentados, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai proporcionar aos moradores da comunidade a inserção no mercado de trabalho de forma digna, através de cursos de qualificação profissional oferecidos pela PMLF, em parceria com a Fieb.

PREFEITURA DE LAURO REALIZA PLANTIO DE MUDAS NO MANGUEZAL DE BURAQUINHO

 
Dando continuidade às ações em prol da preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) - plantou mais quatro mil mudas na área estuarina do manguezal de Buraquinho. A ação, realizada na quarta-feira (9), tem o objetivo de recuperar as áreas verdes do município.
 
 


De acordo com o secretário da Semarh, Márcio Crusoé, a secretaria já plantou 6.700 mudas nos 10 mil metros do manguezal e a meta é chegar a 10 mil mudas até o final deste ano. "A área é um local onde as marisqueiras do município tiram o seu sustento, na coleta de vários tipos de marisco. Por isso, vamos recuperar o ambiente para que elas possam trabalhar melhor", afirma o secretário. 
 
A ação conta com o apoio da Colônia de Pescadores V57 de Lauro de Freitas. O presidente da Colônia, Jonas Tomaz, destacou a importância da melhoria. "O plantio de mudas traz um benefício incalculável, pois devolve ao local o habitat dos mariscos", conclui o pescador.

OUTUBRO ROSA: PREFEITURA REALIZA PALESTRA PREVINIR TAMBÉM É CUIDAR

 
Famílias referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Areia Branca assistiram à palestra Prevenir Também é Cuidar, nesta quarta-feira (9). A atividade faz parte da Campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
Durante a palestra, ministrada pela diretora do Departamento de Gênero da SPM, Solange Santana, foi destacada a importância da Campanha, incentivando as mulheres para que busquem o serviço de saúde no município, além de auxiliar na prevenção contra o Câncer de Mama e do Colo do Útero.
 
 
"O CRAS tem o objetivo de auxiliar as famílias. Por isso buscamos sempre trazer conhecimentos para os nossos referenciados, e essa palestra é de grande interesse para a saúde das mulheres", destacou a coordenadora do Centro de Areia Branca, Luciana Silva.
Uma das mulheres referenciadas pelo CRAS, Ednólia Pereira de Santana, ressaltou a importância da iniciativa na contribuição para a vida. "É uma oportunidade para que nós possamos obter novas informações referentes à saúde da mulher, uma vez que é tão simples se cuidar, mas, por falta de informações, acabamos nos passando e deixando para depois", concluiu.
Atualmente, o CRAS de Areia Branca conta com 1.250 famílias credenciadas, as quais recebem o encaminhamento para os serviços de proteção social, como a inserção ao Bolsa Família; atendimento psicossocial e participam de grupos de mulheres, gestantes e idosos.
Nesta quinta-feira (10), às 9h, a palestra Prevenir Também é Cuidar, será realizada na Escola Catarina de Sena, em Caji/Caixa D’agua.

PREFEITURA E SETRE FORTALECEM PARCERIA EM OBRA DO CENTRO PAN-AMERICANO DE JUDÔ

Na manhã desta quinta-feira (9), o secretário estadual do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, esteve reunido com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, e com os secretários municipais de Governo (Segov), Márcio Leão; de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), Eliana Marback; de Assuntos Estratégicos (Seaes), Marcelo Abreu; de Educação (Semed), Edmilson Pereira; de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), José Bomfim; e o chefe de Gabinete, Edmilson dos Santos, além de representantes do poder legislativo para discutir mais um grande passo para as obras do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).
 
 
Na reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito, foram apresentados os ajustes finais para as obras. Na oportunidade, o secretário Nilton Vasconcelos fez uma avaliação positiva da parceria. "A Prefeitura tem sido uma parceira fundamental. Tem feito o possível para que se viabilize a obra, e hoje temos mais uma demonstração disso", afirma.
Nilton disse ainda que Lauro de Freitas será a Capital Brasileira do Judô. "Essa cidade será o centro de referência do Judô no Brasil, modalidade em que o país tem o maior número de medalhas nas Olimpíadas", afirma o secretário, que acrescentou que as obras estão adiantas em relação ao cronograma. "Em dois meses os avanços demonstram uma boa perspectiva de entrega na data prevista, que é em abril de 2014", finalizou.
O prefeito Márcio Paiva destacou o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a obra do CPJ. "A infraestrutura está toda montada e temos que cooperar para a continuidade dessa obra, que tem recursos de convênios que dependem do ajuste com o município. Mais uma vez, a Prefeitura de Lauro de Freitas mostra que é parceira do Governo do Estado, já que, dentro da legalidade, equacionou algumas pendências que vão proporcionar a busca do recurso para concluir a obra", afirmou.
Informações técnicas - O novo equipamento do judô Pan-Americano está sendo erguido numa área de 20 mil metros quadrados, com previsão de um ginásio climatizado com quatro tatames, capacidade para 1.900 pessoas, centro de preparação e recuperação física de atletas; estrutura administrativa contendo restaurante, museu do judô e centro de capacitação profissional; auditório para 300 pessoas, sala vip e centro de treinamento; 20 suítes duplas e sete triplas para atletas com salão de estar e sala de jogos; além de 18 suítes e 10 apartamentos para alojamento de dirigentes.
A expectativa do Governo do Estado da Bahia é que a finalização do serviço aconteça até o dia 31 de março de 2014, com inauguração em abril do mesmo ano. O CPJ será utilizado para treinamento das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte. Servirá, também, de palco para a preparação e aclimatação dos atletas de judô dos países Pan-Americanos, que estarão presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Projeto premiado - O secretário Nilton Vasconcelos anunciou também um prêmio internacional dado ao projeto do CPJ. "Nesta semana, eu obtive a informação de que o CPJ teve o projeto apresentado a uma premiação internacional organizada pelo Conselho Regional de Engenharia de São Paulo, e conseguiu o prêmio máximo na categoria Arquitetura Esportiva. Isso significa mais um reconhecimento e algo que vai aos poucos se fortalecendo dentro do projeto", disse o secretário da Setre, que ainda destacou a importância do trabalho social. "Agora, o próximo passo é tratarmos da operação e das garantias de um trabalho social", afirma.