sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Deputado Cacá Leão participa de encontro que debate a racionalização nos gastos da administração pública estadual

 
O deputado Cacá Leão se reuniu na manhã desta quarta-feira (21), a convite do governador Jaques Wagner, com os deputados estaduais da base aliada, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo do encontro foi reforçar a necessidade de cumprir o decreto governamental, publicado na semana passada, que estabelece medidas administrativas para melhor racionalização nos gastos com pessoal e custeio na administração pública estadual.
Ontem, o governador se reuniu com os secretários estaduais para debater o mesmo assunto. De acordo com o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, o objetivo do governo é economizar R$ 350 milhões, a fim de manter investimentos que estão sendo realizados e de aplicar em outras ações. “Todos os secretários foram orientados a cumprir todos os itens exigidos pelo decreto”, afirmou. Entre as medidas de impacto no custeio está a redução de 20% da frota própria de veículos das unidades integrantes do Poder Executivo, abrangendo a administração direta e a indireta. Conforme o decreto, caberá à Secretaria da Administração (Saeb) o controle do consumo de materiais de todas as unidades. Já as autorizações de viagens nacionais e internacionais, para funcionários a serviço da administração pública, deverão ser reduzidas em 50%.

PREFEITURA REGISTRA SALDO POSITIVO EM OPERAÇÃO CONJUNTA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO

 
Na tarde desta sexta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das secretarias de Serviços Públicos (Sesp) e Saúde (Sesa), participou de uma audiência pública realizada na Casa do Trabalhador, situada no Centro, para discutir os resultados obtidos com a conclusão das vistorias em estabelecimentos comercias. A ação mobilizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), foi composta pela PMLF, Procon e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O foco da ação foi verificar a regularidade dos pontos comercias da cidade.    
 
A Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas, instituição ligada a Sesa, contabilizou 15 notificações para os responsáveis por estabelecimentos com algum tipo de pendência. Já a Sesp registrou 12 notificações para proprietários de pontos comercias com irregularidades.   
 
Entre as infrações mais comuns identificadas pelos órgãos envolvidos na operação conjunta destacam-se: má conservação de alimentos, ausência do exemplar de Código de Defesa do Consumidor, produtos com prazo de validade excedida, entre outros. Os técnicos vistoriaram supermercados, restaurantes, panificadoras e açougues.
 
De acordo com a diretora do departamento de vigilância a saúde, Milena Gomes, a ação foi positiva, pois a Vigilância Sanitária do município contou com a contribuição do MP-BA e dos demais profissionais das instituições envolvidas durante as vistorias. Opinião compartilhada pela coordenadora de Vigilância Sanitária da cidade, Djanira Leão, para ela essa foi uma boa oportunidade agregar valor a atuação do Poder Público.
 
A promotora do MP-BA, responsável pela 7ª Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas, Ivana Moreira, destaca a iniciativa tem como foco o respeito aos direitos do consumidor e a verificação da regularidade dos estabelecimentos. Ela sinaliza que novas ações conjuntas serão realizadas no município. 

PREFEITURA DE LAURO REMOVE TOLDO IRREGULAR EM VIA PÚBLICA

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), retirou, na manhã desta sexta-feira (23), um toldo inflável que havia sido colocado irregularmente em frente a uma farmácia da Avenida Mário Epinghaus, no Centro. 
 
Além de representar um risco aos transeuntes, que tinham de desviar para o meio da rua - tendo em vista que o equipamento estava obstruindo a calçada -, o toldo estava prejudicando a visão dos motoristas, pois foi colocado em uma esquina. O equipamento tinha o propósito de divulgar a marca de um medicamento. 
 
Segundo o diretor de Publicidade e Eventos da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), Alan Hollenwerguer, que acompanhou a operação, qualquer exibição de marca deve ser previamente licenciada pela Secretaria, mas ainda que o responsável tivesse solicitado, a autorização não seria concedida para aquele local, por se tratar de área pública.
 
Os interessados em realizar qualquer tipo de ação promocional de divulgação de marca deverão comparecer à Seplan, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para protocolar a solicitação. 

PREFEITURA DE LAURO REALIZA LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO NA AVENIDA LUIZ TARQUÍNIO

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), concluiu esta semana o levantamento topográfico da Avenida Luís Tarquínio, trecho compreendido na região de Vilas do Atlântico. A ação tem o objetivo de subsidiar a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) na execução das intervenções previstas para a área, a exemplo da inclusão de mais uma faixa na via com o propósito de aumentar a mobilidade urbana da localidade.
 
Os técnicos do Departamento de Dados e Referências da Seplan (DDR) percorreram toda extensão do logradouro, no trecho entre a portaria de Vilas e a entrada da Avenida Priscila Dutra e fizeram a sobreposição das plantas dos loteamentos aprovados que incidem sobre o trecho para confirmar os limites dos lotes. 
 
De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, a parceria entre as duas secretarias é fundamental para que a Prefeitura possa dar respostas rápidas à população, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana.
 
Outras ações – Em reunião realizada em nove de julho deste ano, a PMLF definiu, juntamente com representantes dos empresários que atuam na região da Avenida Luís Tarquínio, quais as intervenções que a Prefeitura fará na localidade.
 
Na ocasião os titulares das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), sinalizaram, por exemplo, a implantação de “semáforos inteligentes”, que podem fazer a contagem do fluxo de veículos que passam na localidade. Os equipamentos são capazes de mudar a programação de acordo com a necessidade da via, o que ajudará na fluidez do trânsito.

ESTUDANTES DE LAURO DE FREITAS NA LUTA CONTRA AS DROGAS

 
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Educação (Semed) - e a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), durante o segundo semestre de 2013, teve sua aula inaugural na manhã desta sexta (23), no Cine Teatro de Lauro de Freitas.
 
 
Falando para a plateia de estudantes, professores, profissionais da Semed, autoridades municipais e oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia, a primeira-dama Adriana Paiva, madrinha do programa no município, disse que o evento era para a promoção da vida. “Com ações de informação e prevenção estamos garantindo um futuro melhor para nossos jovens. Um futuro sem drogas e violência, pois a droga insiste em bater em nossas portas diariamente”, disse. “Com o apoio da PM, de forma pedagógica, iremos trabalhar para enfrentar esse problema, preparando nossos jovens para um futuro melhor”.
 
 
O programa atenderá 353 alunos da 5ª série, nas escolas Fênix, Vila Praiana, Itamar Oliveira, Paulo Malaquias e Lagoa dos Patos para enfrentamento às drogas e violência. Educadores, estudantes, pais e a comunidade participam de ações do programa voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.
O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado da Bahia para prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino pública e privada. Os jovens, depois de formados, passam a ser multiplicadores de prevenção ao uso de drogas, repassando aos seus familiares e amigos as informações adquiridas no programa.
Sai Dessa - O ponto alto da aula inaugural que agradou a plateia foi a encenação da peça Sai Dessa, com atores do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia.
A encenação harmoniza música e linguagem simples e direta, mostra situações que levam os jovens ao consumo de drogas e as consequências sociais e familiares desse uso. O objetivo é sensibilizar estudantes sobre os malefícios destas substâncias.
        O Grupo realiza apresentações gratuitas para instituições filantrópicas, empresas e escolas públicas, que podem solicitar ao Departamento de Comunicação Social, através do e-mail: pmbaimprensa@gmail.com.

TURISMO DEVERÁ SAIR DA PASTA DE CULTURA NA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS

Uma tendência natural que ocorreu no governo do Estado da Bahia.

Caso o prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP) siga o exemplo verticalizado do Governo Federal, dos estados e principalmente o do Governo da Bahia, a tendência é mesmo que a pasta de TURISMO ganhe asas pra trilhar o seu caminho devidamente só.
 
 
É fato que se existe um MINISTÉRIO DO TURISMO no Brasil (http://www.turismo.gov.br/), não tem lógica esta pasta ser gerida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e este desapego acontecer seguindo o mesmo exemplo do Governo Estadual (http://www.setur.ba.gov.br/), que a partir de 2007 separou acertadamente as pastas, criando duas secretarias distintas, bem porque existem diretrizes e políticas públicas separadamente e é melhor "cada macaco no seu galho", e é bom não trocar galho com bugalho.
 
 O Ministro do Turismo Gastão Vieira e o nosso Diretor e Futuro Superintendente Igor Fideles.
 
Nesta situação, uma maturidade de gestão deve ser seguida pelo prefeito Márcio Paiva, que com certeza não irá criar mais uma secretaria, mas provavelmente uma superintendência totalmente independente para buscar recursos financeiros e aportes  para nossa cidade, desenvolvendo bons projetos  com pés nos chão sem delírios e loucuras.
 
Nas cidades com grande vocação turísticas do Brasil, existem as secretarias de TURISMO independente, a exemplo de Porto Alegre (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/),
 e Lauro de Freitas terá uma grande ganho, porque se só gerir a cultura está um Deus nos Acuda, imagine com o Turismo?
 
 Igor Fideles e sua equipe do Departamento de Turismo
 
O atual diretor e futuro Superintendente de Turismo  Igor Fideles, com a criação desta pasta vai fazer um trabalho com independência  com o turismo de Lauro de Freitas, a diretoria de Turismo conta atualmente com uma pequena equipe de três técnicos e deverá ampliar o número de funcionários, e por fim, executar os projetos que estão disponíveis no Ministério  para Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos em 2016, e sua boa influência política no governo do estado e no Ministério do Turismo vai fazer um grandioso trabalho e cuidar de nossa gente.
 
P.S: Na última Conferência Municipal de Cultura, foi indicado que este desmembramento acontecesse (CULTURA DE TURISMO), basta agora ouvir também o que os artistas e produtores culturais laurofreitenses desejam.

PRIMEIRA DAMA FOI ESCOLHIDA PARA SER MADRINHA DA VII PARADA DO ORGULHO GAY DE LAURO DE FREITAS

A primeira dama Adriana Paiva e o prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio Paiva

A VII Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas vai ser babado!!! Segundo o GGLF- Grupo Gay de Lauro de Freitas, a previsão é que seja realizada no dia 15 de setembro na Avenida Beira Rio, concentração a partir das 11h próximo do estacionamento da Mega Lojão Insinuante, percorrendo o sentido contrário da avenida até chegar na Concha Acústica para o encerramento do evento após diversas apresentações e shows das dragqueens.


Neste ano, a escolhida para ser a Madrinha da VII Parada Gay foi a chiquérrima primeira dama do município, a simpática Dra. Adriana Paiva, que pelo o respeito, carinho e por contribuir com as práticas de políticas públicas direcionadas para os Direitos Humanos na atual gestão, não teria nome igual. Quem vai passar a faixa para a nossa primeira dama, é a sanitarista Simone Sturaro, que foi escolhida me 2011 por seus serviços prestados na questão da prevenção do HIV/Aids na Bahia e na relação com as organizações da sociedade civil através da Coordenação Estadual de DST/HIV. 

As personalidades escolhidas para serem Rainha e a Embaixadora ainda não foram definidas pelo GGLF. Sabe-se apenas, que serão novas personalidades seja do município, ou até da capital que tenham trabalhos dignos em defesa do movimento LGBT. Um babado eu sei,tem nomes cogitados de pessoas simples da comunidade laurofreitense. Aguardem a surpresa e deixem de pressão, hein!