quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DEU NO FACE DA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JOSY CRUZ


Em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania – Semasci, realiza mais uma etapa do programa Água Saudável. O objetivo é conscientizar a população acerca da água consumida. Ao final de cada palestra promovida pela secretaria, os convidados previamente cadastrados nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social recebem um filtro de água. A próxima edição do programa será realizada amanhã, dia 22, no CRAS CENTRO (9h) e no CRAS PORTÃO (14h). Em breve os usuários dos CRAS AREIA BRANCA e ITINGA também irão participar do programa. Aguardem a divulgação das datas.
 
PARABÉNS SECRETÁRIA!

ATOR ROBERTO SHEYPS JOGA DURA NO FACE

22 DE AGOSTO COMEMORA O DIA DO FOLCLORE - CONHEÇA ESTA DATA

Folclore

Os atores Duzinho Nery e Renato Lima, interpretando os vaqueiros de Belém.
As burrinhas fazem parte dos festejos folclóricos no nordeste brasileiro.

 

O conceito de folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria.

Dona Aidee uma das grandes figuras do município que mantém a tradição no bairro de Portão.
 
Folclore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo.
 
Dona Aidee e Artêmio da Luz figuras que contribuem com a cultura popular em Lauro de Freitas
 
As manifestações folclóricas são, na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo. Essas formas de manifestação cultural são geralmente transmitidas oralmente e através do ato de representar. Com toda sua simplicidade, o folclore apresenta características de todas as regiões de uma Nação. O folclore, como cultura popular, torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.
 
Duzinho Nery e Vivaldina Conceição, uma grande personalidade folclórica de Santo Amaro de Ipitanga
 
Através das diversas manifestações culturais do folclore, pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga, presente nos dias de hoje. As crenças, mitos, lendas, festas, superstições e artes são a essência de um povo. Na história da humanidade, as pessoas, em todas as culturas, buscaram e buscam explicações sobrenaturais para as coisas que não entendem.
 
Badinha fazendo o que mais ama, puxar do Bumba-meu-boi. Herdando da sua mãe esta tradição.
 
Assim, os mitos, as crenças e as lendas se fazem presentes no nosso cotidiano, mesmo que inconscientemente, na medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam um cunho moral no final. Essas manifestações são de autoria desconhecida e passadas através dos tempos, ou seja, de geração em geração. O saber de um povo não é encontrado nos ambientes escolares, pois esse conhecimento pode ser produzido por qualquer pessoa.

Por Lilian Aguiar
Graduada em História