sábado, 10 de agosto de 2013

Comunicado​: Prefeitura de Lauro de Freitas transfere terminal de ônibus em Ipitanga

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), informa que, em função da construção do Centro Pan-Americano de Judô, em lugar do atual Kartódromo Ayrton Senna, em Ipitanga, serão realizadas intervenções no tráfego e transporte do local. 
 
De acordo com o secretário da Settop, Moyses Mustar, o terminal de ônibus que funcionava de forma provisória no antigo Posto Policial, será relocado para a mesma rua, até que seja realizada a construção de um novo terminal.
 
Ainda de acordo com o secretário, já está sendo realizado um estudo técnico para a construção do equipamento que irá proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo do município.
 
O Centro Pan-Americano de Judô é um projeto do Governo do Estado da Bahia, do Ministério do Esporte e da Conferência Pan-Americano de Judô (COP).

PREFEITURA DE LAURO PROMOVE REUNIÃO COM A COMUNIDADE DE MIRAGEM

 
Dando continuidade às discussões junto à sociedade sobre as medidas mais apropriadas a serem adotadas em benefício da população, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), promoveu na noite desta quinta-feira (8), uma reunião com a Associação de Moradores do Loteamento Miragem (Amom), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e residentes da localidade. O encontro realizou-se no Condomínio Gileade, situado no Loteamento Miragem. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Seplan na região com o objetivo de definir as propostas para alteração dos parâmetros urbanísticos do referido loteamento.
 
A secretária da Seplan, Eliana Marback, considerou o encontro bastante positivo, pois foi possível apresentar respostas de diversos questionamentos levantados após a última reunião. Além disso, ela destaca que a ação possibilitou identificar quais as principais demandas dos moradores, especialmente nos aspectos que envolvem o uso do solo.
 
Para o presidente da Amom, Miguel Polino, a postura do Poder Público em escutar a população demonstra uma seriedade nos procedimentos a serem adotados, principalmente por ser uma forma democrática de atuação.
 
O diretor de fiscalização da Sesp, Atenison Céo, afirma que com a contribuição da população a Prefeitura, certamente, conseguirá avançar muito em vários aspectos, a exemplo da fiscalização de irregularidades em obras e obstruções do logradouro público.
 
Outras ações – Os trabalhos desenvolvidos pela Seplan no Loteamento Miragem foram iniciados no mês de abril. Na ocasião os técnicos do órgão buscaram identificar possíveis desconformidades legais de empreendimentos e avaliaram a aplicabilidade prática das disposições previstas no Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado para a região. A partir daí estão sendo realizadas reuniões com o foco na definição das medidas mais apropriadas para as devidas adequações do loteamento.          

AÇÃO DA PREFEITURA VALORIZA PAPEL DA FAMÍLIA NA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 
Em ação conjunta, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria da Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci); de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); e de Políticas para Mulheres (SPM) – levou esclarecimentos e conscientização para pais e alunos da Escola Municipal de Capiarara. Foram três dias (entre 7 e 9 de agosto) de ações e discussões sobre a valorização da mulher e a integração da família na responsabilidade de todos sobre a conservação do meio ambiente.

Na quarta-feira (7) e quinta-feira (8), aconteceram palestras e visitação à estação de tratamento de água Teodoro Sampaio, em Salvador, e também algumas dinâmicas com tema da valorização da mulher.
 
Nesta sexta-feira (9), a integração entre comunidade e secretarias mais uma vez tomou conta das atividades realizadas. Entre as ações, aconteceram palestras sobre educação ambiental, violência sexual contra crianças e mulheres, oficina de reciclagem de papel e uma peça teatral com o tema “A família e a conservação da água”.
O aluno do 3º ano da 2ª série, Jorge Rodrigues Júnior, 9 anos, já sabe o que pode acontecer se não houver seriedade nos cuidados com o meio ambiente. “A tia está explicando para todos como cuidar do meio ambiente. E se a gente não cuidar, podemos ficar doente”, disse Jorge, ao lado do pai, o pedreiro Jorge Rodrigues, que elogiou as ações. “Ações como esta contribuem muito, porque as pessoas passam por problemas por falta de informações. Os pais também devem conversar com os filhos e prepará-los para garantir uma vida melhor no futuro, através do meio ambiente”.

A diretora da escola, Andrea Vieira, ficou feliz com as programações, pois, segundo ela, foi uma grande contribuição para os conteúdos ministrados em sala de aula. “Ações de educação ambiental e valorização da mulher e da família, como as que tivemos, partindo das próprias secretarias, reforça para a comunidade o que ensinamos na escola e reafirma os conteúdos. Estamos em uma comunidade próxima às margens do Rio Joanes, se não ajudarmos a conservar esse recurso natural sentiremos os efeitos no futuro”.    

DEPUTADO CACÁ LEÃO REINVIDICA BASE DE SEGURANÇA EM LAURO DE FREITAS

 
Preocupado com a segurança dos moradores do bairro de Areia Branca, o deputado Cacá Leão (PP) indicou, através do Regimento Interno da Casa, ao governador do estado, Jaques Wagner, que seja instalada uma Base Comunitária de Segurança na localidade situada no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
 
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é fazer com que a população de Areia Branca sinta-se mais assistida, já que essa é uma ferramenta de policiamento com o objetivo de promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas.
Na Bahia, já foram instaladas 12 Bases Comunitárias de Segurança, sendo que dez dessas estão na capital e outras duas no interior, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e outra no município de Porto Seguro, no sul da Bahia. A instalação da Base Comunitária visa melhorar a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzir os índices de violência e criminalidade.
Na opinião do parlamentar, a criação de mais uma Base Comunitária de Segurança no município de Lauro de Freitas é uma forte ferramenta aliada na retenção dos índices de violência no estado, sendo que o município, na região metropolitana, vem apresentando um dos maiores números de homicídios e práticas de crimes, principalmente na região de Areia Branca, situada próximo à estrada CIA – Aeroporto. “Zelar pela segurança e pela melhoria da qualidade de vida dos moradores de Lauro de Freitas é um compromisso que tenho com o povo”, ressaltou o parlamentar.
Além do reforço na segurança, a base promove à comunidade diversas ações sociais, como cursos de informática, de qualificação profissional e de pré-vestibular. “Vejo a implantação da Base Comunitária em Areia Branca como uma forma de reduzirmos os índices de violência do município, bem como preservar a vida das pessoas de bem que habitam a área”, defendeu o deputado Cacá Leão.