segunda-feira, 22 de julho de 2013

GAYS E LÉSBICAS PROMOVEM BEIJAÇO NA CHEGADA DO PAPA FRANCISCO

Atrizes protestaram contra a repressão da Igreja Católica em temas ligados à sexualidade (Foto: Gabriel Barreira/G1)
 
Ao menos três grupos se reuniram no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, para protestar contra a visita do Papa na tarde desta segunda-feira (22). Atrizes independentes e do grupo "Tá na Rua" fizeram intervenções contra investimentos públicos na visita do Papa e também criticaram o que classificam como opressão da Igreja Católica sobre temas como prazer e sexualidade.

No mesmo ponto, também estiveram concentrados manifestantes do PSTU e PCdoB, além de um grupo de estudantes da UFRJ.
 
As ativistas do movimento em defesa do direito dos homossexuais chegaram a ficar, em alguns momentos, com os seios de fora. Com instrumentos de percussão, elas encenaram um ato crítico à catequização dos índios e pediram um estado laico (veja vídeo ao lado).
 
Elas confessaram pecados em público, ironizando posicionamentos da Igreja para temos como uso de pílula, camisinha e sexo homossexual. Mais tarde, grupos LGBTs também ficaram seminus em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória e promoveram beijaços.
 
"A gente questiona por que um estado que se diz laico gasta 161 milhões para vinda de um líder religioso e recusa dogmas da Igreja Católica, como o de dizer que o corpo é pecado", afirma Maiara Maia.
 
O manifestante João Pedro Accioly, de 19 anos, um dos organizadores do "Beijaço LGBT" e criador do evento no Facebook, conta que o objetivo é questionar a influência da Igreja Católica no estado.

Para ele, questões como a legalização do aborto e direitos dos homossexuais são pouco discutidas por pressão de setores conservadores e religiosos. "Enquanto beijar for uma ofensa, os protestos serão necessários", disse João Pedro.

No começo da noite, a multidão de manifestantes que estava reunida no Largo do Machado caminhou pacificamente pela Rua das Laranjeiras em direção à Pinheiro Machado, onde fica o Palácio Guanabara.
Protestos no Palácio

 Próximo ao Palácio Guanabara, PMs fizeram uma barreira para impedir a aproximação de manifestantes que seguem para o local, onde acontece o encontro entre o
Papa Francisco, a presidente Dilma Rousseff, e demais autoridades.
 
A poucos metros do Palácio, manifestantes gritam: "ei polícia, cadê o Amarildo?", em referência ao morador da Rocinha que esta desaparecido desde a operação policial realizada no dia 14 na comunidade.

Manifestantes queimaram uma boneco representando o governador Sergio Cabral, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Cerca de 20 jovens encapuzados participavam do protesto.
 
Mulheres se beijam durante protesto (Foto: Ide Gomes/Frame/Estadão Conteúdo)

NASCE HERDEIRO DA COROA INGLESA

'Não poderíamos estar mais felizes', diz William sobre chegada do bebê

Anúncio oficial é lido por funcionário da realeza britânica do lado de fora do hospital onde Kate deu à luz

Kate Middleton teve um menino saudável nesta segunda em Londres. Garoto torna-se o terceiro na linha sucessória do trono britânico.

O Príncipe William celebrou nesta segunda-feira (22) o nascimento de seu primogênito.
"Não poderíamos estar mais felizes", disse, em nome seu e da esposa, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, em um breve comunicado.
 
O anúncio do nascimento foi feito pelo Palácio de Kensington, residência oficial do casal.
É um menino, de cerca de 3,8 quilos, que nasceu saudável às 16h24 locais (12h24 de Brasília), de parto normal, e na presença do pai, como manda a tradição da família real britânica.
 
Kate, de 31 anos, está bem e deve passar a noite com a criança no hospital St. Mary, na região central de Londres, antes de eles irem para casa.
 
O casal chegou ao hospital por volta das 6h desta segunda (2h de Brasília) e não falou com os jornalistas. Kate e William usaram um carro sem placa e entraram por uma porta lateral.
 
A Casa Real disse que a equipe médica presente no nascimento era composta pelo ex-ginecologista da rainha Marcus Setchell, o obstetra Guy Thorpe-Beeston e o consultor neonatologista Sunit Godambe.
 
O garoto vai ser o terceiro na linha sucessória do trono britânico, atrás do avô, Charles, e do próprio pai, William.
 
O nascimento do chamado "bebê real" gerou uma grande atenção da mídia do mundo inteiro.
 
Vários fotógrafos e cinegrafistas montaram um verdadeiro acampamento durante semanas em frente ao St. Mary.
 
A rainha Elizabeth II e seu marido, o duque de Edimburgo, bisavós do menino, manifestaram, através de um comunicado divulgado pelo palácio de Buckingham, estar "encantados" com o nascimento.
 
A multidão esperava pelo anúncio do nascimento desde cedo em frente ao palácio, mas ele foi feito por volta das 20h30 locais (16h30 de Brasília) e recebido com alegria.
As celebrações logo se espalharam por várias cidades britânicas.

Anúncio oficial do nascimento do bebê real (Foto: AP)Nome
O nome da criança ainda não foi anunciado, e poderia demorar dias até isso ocorrer
.
Anúncio oficial do nascimento do bebê real (Foto: AP)
Os britânicos tiveram que esperar uma semana para saber o de William, e um mês para saber o de Charles.
Se depender das apostas, os nomes favoritos são George ou James.
O bebê já nasce com o título de Príncipe de Cambridge e será tratado como "Alteza Real".
Ele vai ser batizado no seio da Igreja Anglicana, com uma réplica do traje usado pela filha mais velha da Rainha Victoria em 1841.
O original já não é usado desde 2004, para ser preservado.
Os bebês reais, geralmente, têm cinco padrinhos.
Harry, irmão de William, e Pippa e James, irmãos de Kate, são os candidatos mais prováveis.
William e Kate casaram-se em 29 de abril de 2011, em uma cerimônia suntuosa na tradicional Abadia de Westminster, após 11 anos de relacionamento iniciado na escola.
William tira licença
Ao decidir estar presente durante o nascimento e passar a noite no hospital, ele reforça a sua imagem de príncipe moderno, que contribuiu para restaurar a popularidade de uma monarquia preocupada em harmonia com sua época.
Piloto de helicóptero da Royal Air Force (RAF), William também deve tirar duas semanas de licença paternidade para ajudar sua esposa e cuidar de seu filho, que ocupará a terceira posição na linha sucessória ao trono, atrás de Charles e do futuro William V.

arte árvore genealógica família real v. 2 (Foto: 1)

PAPA FRANCISCO CHEGA AO BRASIL PARA PARTICIPAR DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa acena para os fiéis do papamóvel (Foto: Victor R. Caivano/AP)

O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h45 desta segunda-feira (22) para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), desfilou em carro aberto e saudou os jovens em seu primeiro discurso, no Rio de Janeiro. "Cristo bota fé nos jovens", afirmou o pontífice argentino, que faz sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI. O Papa fica no país até domingo (28) e ainda visitará a cidade de Aparecida (SP), nesta quarta.
 
Multidão cerca o papamóvel próximo da Catedral do Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
 
Francisco foi recebido com flores brancas pela presidente Dilma Rousseff na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, percorreu um trajeto, acompanhado por uma multidão, em três carros, incluindo o papamóvel, e de helicóptero, até o Palácio da Guanabara, onde ambos discursaram.
 
Papa Francisco e a presidente Dilma no Palácio Guanabara (Foto: Reprodução/GloboNews)
 
1º discurso do papa
 
"Cristo bota fé nos jovens. E também os jovens botam fé em Cristo", afirmou o Papa. "Obrigado pelo seu generoso acolhimento (...). Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo atraídos pelos braços abertos pelo Cristo Redentor. Estes jovens vêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade", afirmou.
 
"Cristo abre espaço para eles [jovens], pois sabe que energia alguma pode ser mais potente daquela que se desprende do coração dos jovens", disse o Papa. "Atenção, a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo (...), por isso nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando lhes souber abrir espaço."
 
O Papa disse também que o Brasil possui "profundos sentimentos de fé". "Venho para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração", disse. "Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pela porta de seu imenso coração. Permitam-se que nessa hora eu possa bater delicadamente a essa porta", disse.
"Por isso, peço licença para entrar e transcorrer essa semana com vocês. Não tenho nem ouro nem prata, mas tenho algo de mais precioso que me foi dado: Jesus Cristo", afirmou o Papa Francisco.
Antes, a presidente Dilma Rousseff deu boas-vindas ao Papa. “É uma honra redobrada em se tratando do primeiro Papa latino-americano”, disse. “O Brasil e seus mais de 50 milhões de jovens acolhem de braços abertos os peregrinos de dezenas de países que vieram para essa grande celebração."
 
"Sabemos que temos diante de nós um líder religioso sensível aos anseios de nossos povos por Justiça social, oportunidade para todos. (...) Lutamos contra um inimigo em comum, a desigualdade social", afirmou Dilma.
Segundo ela, "estratégias de superação da crise econômica, centradas só na austeridade, sem a devida atenção aos enormes custos sociais que ela acarreta, golpeiam os jovens".
Ainda conforme a presidente, "a fé é parte do espírito brasileiro" e moveu centenas de jovens em protestos pelo país nos últimos meses. "A juventude brasileira tem sido protagonista nesse processo e clama por mais direitos sociais (...). Os jovens exigem respeito, ética e transparência. Querem que a política atenda a seus interesses, aos interesses da população", disse. "A juventude brasileira está engajada numa luta por uma nova sociedade. Essa celebração da juventude durará muito mais do que os dias da jornada", completou.
 
Calor humano
Foram quase 12 horas de viagem ao
Brasil. Minutos após descer do avião Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, às 8h55 (3h55 em Brasília), Francisco cumprimentou autoridades e religiosos que o aguardavam ao longo de um tapete vermelho estendido na pista do Galeão e ouviu o Hino da Jornada de um coral de 140 crianças.
 
 

AÇÃO DA PREFEITURA FACILITA ATENDIMENTO AO SETOR POLICIAL

 
A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Superintendência da Indústria, Comércio e Serviços (Sudcs), realizou, no último sábado (20), na União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), um mutirão de cidadania empresarial, o “Resolva”. A ação teve o objetivo de atender as demandas do setor de forma desburocratizada e exclusiva.
 

 
Mais de 50 empresas foram atendidas durante a ação, onde pela primeira vez os empresários resolveram as suas pendências em um único espaço, criando desta forma uma relação direta com a Prefeitura, não havendo a necessidade da presença de um despachante nas tratativas. “O serviço é uma iniciativa do prefeito que veio sinalizar para o setor que esta relação precisava ser melhorada. A administração é descentralizada, as pessoas têm que circular pela cidade para resolver as questões da sua empresa, por isso se trata de uma ação administrativa para otimizar este tempo de deslocamento pelo município”, afirmou o superintende da Sudcs, Gustavo Ferraz.
Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviços do Centro de Lauro de Freitas (Unicentro), Robson Gomes, o acontecimento sinaliza uma política pública focada no relacionamento com a comunidade. “A ideia é fruto da recente relação mantida pela secretaria com entidades representativas de diversos segmentos, participantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico do município”, completou Gomes.
O evento contou com a participação das secretarias de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), Fazenda (Sefaz), Saúde (Sesa), Serviços Públicos (Sesp), Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), e Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh).
SAC Empresarial - Em função da alta demanda e da necessidade de oferecer um serviço para atender aos empresários de Lauro de Freitas, a Prefeitura pretende criar um banco de serviços, que será chamado de SAC Empresarial, onde os empreendedores vão poder realizar serviços exclusivos. Tendo em vista que existem mais de 10.000 empresas ativas gerando empregos e pagando impostos na cidade, a consequência da excelência deste atendimento resultará na melhoria da mão de obra dos munícipes e no surgimento de novas oportunidades de trabalho.
 
No SAC Empresarial os empreendedores, além de resolverem os problemas dos seus negócios, também poderão realizar reuniões e conferências entre empresários e o poder público municipal, abordar a questão de licenciamento ambiental, segurança, iluminação pública, entre outros serviços disponíveis.

PROJETO DA COELBA NOVA GELADEIRA BENEFICIA MORADORES DE LAURO DE FREITAS

 
Durante esta semana, a Coelba promove ação de inscrição no projeto Nova Geladeira - Doação para consumidores dos residenciais Lauro de Freitas e Leila Diniz, empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Lauro de Freitas. De segunda (22) a quarta (24), das 9h às 12h e das 13h às 16h, o cadastro será realizado no Residencial Lauro de Freitas, no bairro Jambeiro. Já na quinta-feira (25), das 9h às 14h, as inscrições acontecem no Residencial Leila Diniz, em Itinga. Os consumidores cadastrados receberão os novos refrigeradores em agosto, conforme agendamento que será feito com cada cliente.
 
Ao receber o novo equipamento, o cliente entrega o refrigerador usado e ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa. A concessionária de energia elétrica providencia a retirada e reciclagem do CFC-R12 do refrigerador antigo, gás nocivo à camada de ozônio, e as demais peças são vendidas como sucata. Os valores arrecadados com a venda da sucata são empregados em projetos de geração de emprego e renda e principalmente para custear o projeto Vale Luz Coelba.

A Coelba já substituiu mais de 117 mil geladeiras de famílias baianas. O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.
 
Para participar do projeto Nova Geladeira - Doação o consumidor precisa:
•           Ter consumo médio dos últimos três meses igual ou acima de 80 kWh/mês;
•           Não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar);
•           Ter fornecimento regular de energia;
•           Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;
•           Ser morador do empreendimento Minha Casa, Minha Vida;
•           Ter Tarifa Social de Energia Elétrica. Quem tem direito?
Toda unidade residencial com família que:
•          Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, podendo possuir ou não o benefício do Bolsa Família; ou
•       Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; ou
•           Tenha idoso ou deficiente que receba o benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), com seu respectivo Número do Benefício (NB).
Os consumidores que tenham Bolsa Família ou estejam inscritos no CadÚnico(NIS) que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia para depois receber a geladeira.

LAURO DE FREITAS RECEBE HOMENAGEM NA MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

Acontece, nesta segunda-feira (22), às 14h30, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), a Cerimônia de Homenagem e Certificação dos Municípios Participantes do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, e Lauro de Freitas será um dos municípios congratulados. O projeto foi desenvolvido e executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com 23 municípios baianos e apoio técnico e operacional da FLEM.
 
O projeto, iniciado em julho de 2010 em 12 municípios e ampliado para mais 11 em 2012, prevê a construção de uma rede de mobilização social nos municípios selecionados entre os que apresentam maiores índices de infestação e casos de Dengue. Trata-se de uma abordagem intersetorial que articula instâncias governamentais (governos federal, estadual e municipal, com diferentes órgãos e secretarias), parceiros da sociedade civil (empresas, igrejas, escolas e outras instituições), além de moradores das comunidades selecionadas, que se engajam como voluntários.
A cerimônia contará com a presença do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, prefeitos, secretários e servidores dos 23 municípios baianos beneficiários e, além disso, dos cantores Levi Lima e Danniel Vieira, seguidores da mobilização nas redes sociais.
Durante o evento, os resultados obtidos a partir da implantação da metodologia de mobilização social serão apresentados e representantes dos municípios e instituições do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue serão homenageados.
 
Nesta etapa, integram o projeto os municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.