sexta-feira, 21 de junho de 2013

CARRO DO GOVERNO DA BAHIA "ATIRA" EM MEIO A PROTESTO


O protesto que começou pacificamente na tarde da última quinta-feira (19), em Salvador, foi marcado também por vários atos de vandalismo. O Bocão News cobriu o movimento e flagrou ônibus sendo incendiado na Avenida Centenário e na Federação, pontos de ônibus destruídos, um veículo da Fifa apedrejado e um assalto feito por cerca de 50 homens que arrombaram e destruíram a loja Chilli Beans da Avenida Carlos Gomes.




A violência não foi praticada apenas por vândalos que se infiltraram no protesto. Servidores do estado, que estavam em um carro do Governo da Bahia, deixaram em pânico manifestantes que seguiam pela localidade do Politeama. A ação terrorista foi gravada e publicada nas redes sociais. Nas imagens, um dos ocupantes do carro do estado, de placa OKU8877, que tentou trafegar entre os manifestantes, fez vários disparos para o alto e deixou todos assustados. Confira o momento no vídeo:




CERCA DE QUATRO TONELADAS DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS SÃO APREENDIDOS EM LAURO DE FREITAS

Da Redação
Cerca de quatro toneladas de fogos de artifício foram apreendidas nesta quarta-feira (19) em três pontos da cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, três locais de venda descumpriam normas do Código de Defesa do Consumidor e o decreto estadual de nº 12.163, que regulamenta o comércio do produto.

Na loja Lauro de Freitas Fogos, os produtos vendidos estavam com irregularidades como prazo de validade vencido, origem desconhecida e armazenamento inadequado, pois os fogos estavam em um espaço sem estrutura de concreto. 

Nas lojas Aragão Fogueteiro e Piroarte, o estabelecimento estava funcionando sem o alvará da Prefeitura e sem autorização da Coordenadoria de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC). 

Parte dos fogos apreendido será destruído e outra será encaminhada para a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP). Os três estabelecimentos foram interditados e seus representantes foram conduzidos para a Delegacia do Consumidor (Decon), em Salvador, para prestarem esclarecimentos.

CENTRO DE SALVADOR VIRA PALCO DE GRANDE MANIFESTAÇÃO POPULAR

Ana Cristina Pereira
ana.pereira@redebahia.com.br
Campo Grande, Piedade, Nazaré, Av. Joana Angélica, Barris, Garcia, Centenário... A tensão e o confronto tomaram conta do centro da cidade e das imediações da Arena Fonte Nova ontem, no segundo dia de protestos na cidade e primeiro com grande mobilização popular - exatamente por conta da estreia baiana como sede da  Copa das Confederações. 

O Centro foi palco de um dos momentos mais tensos do dia de ontem em Salvador;  banheiros químicos usados como barreira,  policias e manifestantes  prontos para o confronto

Era para ser um dia de união em torno de questões comuns, palavras de ordem e anseios patrióticos por uma cidade melhor. Segundo as autoridades, cerca de  20 mil manifestantes atenderam aos chamados e foram às ruas.  Da concentração no Campo Grande o grupo rumou, no início da tarde, num clima de paz, empunhando cartazes e tentando alcançar a Arena através de dois caminhos: um grupo seguiu pela  Av. Joana Angélia e o outro pelos Barris. Nos dois trajetos, a situação acabou saindo do controle  e se transformou em confronto aberto entre alguns manifestantes e a polícia.  

De um lado,  balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta; do outro, pedras , pedaços de madeira e estilhaços de vidro; no meio, encurralado, quem só queria se manifestar pacificamente. No rastro de violência e destruição, três ônibus foram incendiados, dois micro-ônibus da Fifa e um da polícia apedrejados, três viaturas da polícia civil apedrejadas e uma da Transalvador incendiada. 

Vândalos incendiaram lixeiras,  destruiram pontos de ônibus,  banheiros químicos, uma loja e agências bancárias. Cenas de correria, pessoas passando mal e feridas podiam ser vistas por toda parte. 

Nos balanços preliminares, três policiais e muitos civis  ficaram feridos.  O jovem Leandro Fraga Magalhães, 24 anos, foi baleado no braço, quando ia em direção aos Barris.  Leandro, que deu entrada no Hospital Geral do Estado, não estava na manifestação, mas o local onde estava, em frente à sede da SET, foi invadido por manifestantes que tentavam se proteger.  De acordo com funcionários do HGE, apenas cinco pessoas deram entrada no hospital por causa das manifestações, mas eles não  revelaram em que estado se encontravam.

Já o 5º Centro, nos Barris, viveu momentos de pânico. Quando o protesto chegou nas proximidades do local,  os policiais dispararam bombas de gás lacrimogêneo e os pacientes que estavam na ala de internação tiveram que ser retirados às pressas para os quartos. Funcionários que não quiseram confirmaram que  dez pessoas foram atendidas com falta de ar, intoxicação, ardência nos olhos e nariz, além de um caso de desmaio. 
No início da manifestação, no Campo Grande, manifestantes juntos em clima de paz e bandeiras comuns
No final da noite, o clima de tensão e violência continuou em vários pontos. Passava das 21h, quando manifestantes bloquearam a Avenida ACM, na região do Iguatemi, e a PM soltou bombas para dispersar a multidão. Informações iniciais davam conta que duas foram pessoas presas, mas só hoje a polícia deve divulgar o balanço das ocorrências. Também hoje, às 10h, o governador Jacques Wagner - que acompanhou o jogo da Nigéria  e Uruguai -dará uma entrevista coletiva para falar dos fatos de ontem.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES PODERÁ SER SUSPENSA NO BRASIL

Da Redação
De acordo com informações da rádio CBN, existe o risco real de suspensão da Copa das Confederações 2013 no Brasil. A causa está nas manifestações que têm tomado conta do país, principalmente nos arredores dos estádios antes e durante os jogos do torneio. Algumas seleções estão apavarodas com o ocorrido e a Itália, que está em Salvador com familiares da delegação, deseja abandonar o torneio.

Segundo a Folha de S. Paulo, outra delegação teria manifestado o mesmo desejo dos italianos. A Fifa se assustou ainda mais na quinta-feira (20), quando dois micro-ônibus da entidade foram apedrejados na frente do Sheraton Hotel da Bahia, que também foi depredado na frente, onde estão hospedados membros da entidade máxima do futebol mundial.

A Fifa ainda não se expressou publicamente sobre a possibilidade de suspensão do torneio, mas as informações da CBN dão conta de que a entidade estaria em contato com o seu setor jurídico para saber quais as consequências de um cancelamento como esse. De acordo com a Lei Geral da Copa, a Fifa pode acionar o governo brasileiro por falta de garantias de segurança. A Itália encara o Brasil sábado (22), na Arena Fonte Nova, às 16h.

Seleção italiana chega a Salvador para jogo contra o Brasil

Matéria original: iBahia