quarta-feira, 1 de maio de 2013

HOJE É DIA DO TRABALHO!!!


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

EVENTO MARCA REINÍCIO DO TOPA E BRASIL ALFABETIZADO EM LAURO DE FREITAS

Imagem inline 1

No próximo sábado, dia 4 de maio, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal da Educação fará o lançamento dos Programas Brasil Alfabetizado e TOPA – Todos pela Alfabetização. O evento acontecerá na Escola Municipal Santa Júlia, a partir das 8h30, e contará com a presença de professores, coordenadores e alunos já matriculados.

O lançamento marca o reinicio das atividades dos programas que estão com matrículas abertas para jovens e adultos nas Escolas Municipais e na Secretaria da Educação do Município.

SMP COMEMORA SETE ANOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA LÉLIA GONZALEZ



O Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG), vinculado à Secretária Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) de Lauro de Freitas, que neste mês completou sete anos de fundação, já registra um crescimento no número de atendimentos prestados desde o início da atual gestão.

De acordo com a coordenação do CRLG, entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, foram registrados 125 atendimentos. Já entre janeiro e março deste ano, esses números subiram para 184.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Simone Medeiros, os dados revelam a importância da sistematização e do comprometimento dos serviços prestados pela atual gestão.

Ainda de acordo com a gestora, foi nomeada uma nova coordenação geral do CRLG para sistematizar todos os dados de registro de violência contra mulher, notificados nas três delegacias do Município (23ª, 27ª e 34ª), essencial na elaboração e no monitoramento de políticas públicas.

“Além disso, contamos também com uma assessoria jurídica para garantir um maior suporte nas assistências prestadas às mulheres e acompanhar a emissão de relatórios qualitativos e quantitativos que devem ser sistematizados a cada três meses”, completa a secretária.

O CRLG

O Centro que leva o nome da antropóloga e feminista negra, falecida em 10 de julho de 1994, presta atendimento gratuito de prevenção e atendimento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Atualmente, o CRLG funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, exceto às terças-feiras, quando o atendimento é prestado apenas das 13h às 17h.