sexta-feira, 1 de março de 2013

Lauro de Freitas: Secretaria da Mulher ganha edital baiano em primeiro lugar


A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM) venceu em primeiro lugar o edital da SPM Estadual “Março Mulher 2013 - Virando o Jogo”, com o projeto “Por outra imagem: A mulher na mídia e suas consequências na reprodução da violência contra a mulher”.

O projeto prevê a realização de três Rodas de Conversa com mostra de vídeo e discussões sobre o tema. As rodas terão como público alvo as assistidas do Centro de Referência Lélia Gonzales (CRLG) e 60 estudantes de duas escolas públicas estaduais de Lauro de Freitas. As discussões estimuladas nas rodas resultarão num fascículo sobre a prevenção da violência contra a mulher.

Como parte do encerramento do projeto, será realizado o seminário “Mídia, Mulher e Sociedade”, voltado para diretores dos departamentos das secretarias do governo municipal, representantes da SPM Estadual, diretoras e coordenadoras de escolas municipais e representantes dos Centros de Referência Loreta Valadares (Salvador) e Yolanda Pires (Camaçari).

O objetivo do projeto é, através das ações programadas, promover o fortalecimento das mulheres, a prevenção e o enfrentamento à violência sexista e o debate acerca das desigualdades de gênero na sociedade e o papel da mídia nesse contexto.

Lauro de Freitas: Prefeito dá boas vindas aos concursados


O prefeito Márcio Paiva deu as boas vindas aos 20 novos concursados empossados nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, na Secretaria de Saúde do município. Os novos servidores são enfermeiros e dentistas aprovados no último concurso da Prefeitura.

“Fiz questão de vir pessoalmente dar as boas vindas aos novos servidores e dizer que a Prefeitura está vai garantir estrutura para que possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível”, declarou o prefeito.

Os concursados serão distribuídos nos Postos de Atendimento de Areia Branca, Centro e Jorge Novis de acordo com a classificação de cada um. O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Bruno Barreto.

Lauro de Freitas: Prefeitura programa pagamento de rescisões a partir de março


Em comunicado publicado nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, o prefeito do município de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, afirma que a Prefeitura vai atender aos direitos dos servidores públicos municipais que tiveram seus contratos rescindidos no dia 31 de dezembro de 2012. De acordo com o documento, a expectativa é de que os pagamentos sejam iniciados a partir do dia 11 de março, conforme critérios estabelecidos pela administração.

O total das rescisões soma cerca de R$ 6 milhões, valor que deveria ter sido programado para pagamento pela gestão anterior. Devido à quantia elevada, o prefeito Márcio Paiva submeteu as contas ao Tribunal de Contas do Município, para avaliar a melhor forma de pagamento das rescisões sem comprometer o investimento em outras ações da administração pública.

Segundo o documento, o pagamento das rescisões “demonstra a sensibilidade, o interesse e a responsabilidade da atual Administração, tendo em vista que tais rescisões não foram inscritas em restos a pagar, como também não ficaram disponibilizados recursos financeiros para esta finalidade pela gestão anterior”.

Educação
Na semana passada a administração da Prefeitura esteve reunida duas vezes com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), onde esclareceu que já havia sido feito um levantamento e estabelecidos os critérios para o pagamento das rescisões dos servidores. Apesar dos encontros, realizados nos dias 19 e 22 de fevereiro, a categoria optou por fazer uma paralisação das atividades por três dias.