sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES COMEMORA 81 ANOS DO DIREITO AO VOTO FEMININO


Na manhã de hoje (24), a SPM - Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas celebrou os 81 anos de conquista para as mulheres, com direito ao exercício de cidadania, através do voto, oferecendo um café da manhã no Centro de Referência Lélia Gonzalez, em Vilas do Atlântico. Estiveram presentes as mulheres representantes da sociedade civil e autoridades do Poder Executivo secretária de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania, Josy Cruz; da Procuradora Geral Juliana Burgos; da Secretária de Cultura e Turismo Márcia Tude e da organizadora do evento, a Secretária Simone Medeiros.  

As secretárias presentes: 
Juliana, Josy, Simone e Márcia.

O Poder Legislativo Municipal esteve bastante representado por três vereadoras que deram importância a esta comemoração, fazendo questão de relembrarem esta proeza feminina. Aline Oliveira (PP), Dona Augusta (PR) e Naide Brito (PT) ficaram bastante felizes pelo evento. “As mulheres de nossa cidade estão bem representadas com Simone à frente da secretaria. Ela tem uma equipe muito competente, é sensível e quer transformar os nossos anseios em políticas públicas. As mulheres da Câmara de Vereadores aqui representada por mim, por Dona Augusta e por Naide Brito vamos fazer valer e contribuir para que estas políticas sejam implementadas e que cheguem de fato a todas as mulheres de nossa cidade”. Disse a vereadora progressista.

  As vereadoras Aline Oliveira, Dona Augusta e Naide Brito 
com a secretária Simone.

Esta atividade foi à abertura do “MARÇO MULHER”, início da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que além de uma grande programação, será lançada uma campanha publicitária de valorização e homenagem a mulher laurofreitense, com divulgação em outdoor, com figuras que se destacaram de alguma forma na comunidade.


*Dona Arcanja
*Cigana
*Itamar Oliveira
*Beatriz Dias
*Nenzinha
*Tânia de Caranguejo
*Dona Dedé
*Graça Azevedo
*Dona Marina
*Dona Nane
*Gleice da Lions Clube
*Lindinalva (Samba de Roda do Quigoma)
*Manoelita
*Dona Iaiá






DIREITO AO VOTO, UMA CONQUISTA DA MULHER

A conquista do direito das mulheres votarem no Brasil é algo muito recente, só chegou em 1932, através do Código Eleitoral Provisório, e ainda assim incompleta.

Naquele período apenas mulheres casadas e autorizadas pelo marido, ou viúvas e solteiras com independência financeira eram quem podiam exercer a plena cidadania. Estas restrições só foram excluídas pela legislação de 1946, quando o voto feminino se tornou obrigatório.

No início do século XX aqui no Brasil, permitir à mulher o direito de participação direta na política local espalhava temor. Era tido como atestar a dissolução da família brasileira. Tomada na ‘Era Vargas’, a decisão foi controversa.