sábado, 26 de janeiro de 2013

Jarbas Pires fala sobre sua nomeação como novo Comandante da Guarda Municipal


Estudante do segundo semestre de Direito na Faculdade Unime e Guarda Municipal concursado ha 5 anos, Jarbas Pires é o novo Comandante da Guarda Municipal de Lauro de Freitas.


Jarbas concedeu uma entrevista ao Portal Lauro News Online onde ele destaca os momentos desde a criação da Guarda aqui na cidade, as dificuldade e as principais bandeiras que ele e seus companheiros levantaram para que esta corporação pudesse ter um verdadeiro reconhecimento através da valorização da atual gestão municipal, como ele mesmo destaca.

LN - A Guarda Municipal é composta por quantos efetivados, dentre eles, contratados e concursados ao todo?

Jarbas Pires - Hoje, a Guarda é composta por 150 membros ao todo mas, a nossa meta é a de serem todos concursados. A lei de criação diz que o plantel da Guarda Municipal (GM) tem que chegar em até 600 efetivos.

LN - A Guarda Municipal passou por dificuldades no período da gestão petista?

Jarbas Pires - Obviamente que sim, tratavam a gente da pior forma possivel, nosso ex coordenador era totalmente político. A secretária de administração e o superintendente só estavam ali para travarem as nossas atividades.

LN- Independentemente deste reconhecimento que a nova gestão realiza para com a corporação, a sua espectativa obviamente é a maior e melhor possivel no desenvolvimento da GM aqui na cidade. Fale sobre estas possibilidades na ampliação dos serviços e projetos.

Jarbas Pires - O Prefeito Dr. Márcio Paiva nos prometeu veiculos novos, inclusive caminhonetes. Novo fardamento e equipamentos. Uma sede digna, respaldo público, reconhecimento e dentro do possivel, uma melhoria salarial para toda a tropa. Prometeu que seremos referência na Bahia e que outras Guardas virão para se capacitarem aqui em Lauro de Freitas.

LN - E no que diz respeito aos planos, projetos, parcerias. Já estão todos estes "engatilhados?", ou depende ainda de alguma conversação?

Jarbas Pires - Alguns projetos já estão sendo analisados. O projeto "Mensageiros da Paz" deve continuar, para amenizar o índice de violência nas escolas e muito em breve a GM deve estabelecer parceria com a Policia Militar assim que a tropa estiver equipada e perfilada. Todo projeto de reestruturação já foi entregue ao secretário que gostou e elogiou muito.

LN - Como novo Comandante da Guarda Municipal da nossa cidade, o que você gostaria de dizer aos nossos cidadãos sobre o que podem esperar da corporação nesta nova fase?

Jarbas Pires - Que nos deem um voto de confiança e um tempo para arrumarmos a casa que ficou "bagunçada" pois, o Prefeito eleito é parceiro do serviço publico e da Guarda. Ele nos dará subsídios palpáveis para contribuirmos com a responsabilidade do município na segurança direta da cidade.

Secretário de Trânsito e Transportes (SMTT) Mustar e Jarbas Pires

Jarbas Pires Cerqueira Santos possui um vasto curriculo composto por diversos cursos e qualificações na área de segurança pública. Algumas delas representadas como suas funções à frente da Presidência da Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Lauro de Freitas, Presidente do Conselho Deliberativo da Federação das Associações de Guardas Municipais da Bahia – FEBAGUAM.

Participou de diversos cursos e seminários, fóruns e oficinas como o XXº Congresso Nacional de Guardas Municipais no Rio de Janeiro e o 1º Fórum Nordeste de Segurança Pública Municipal em Pernambuco e Juazeiro na Bahia.

Por: Silva Júnior 

Motorista perde controle de veículo e derruba poste em Lauro de Freitas


Um carro se chocou contra um poste na manhã desta sábado (26), no km 5 da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações da Central de Polícia (Centel), o motorista, que não teve a identidade revelada, ficou gravemente ferido após perder o controle do veículo e se chocar violentamente contra o poste que caiu.

Ainda segundo a polícia a vítima ficou presa nas ferragens e precisou do auxilio do corpo de bombeiros para ser retirada. Ela recebeu os primeiros socorros oferecidos por médicos de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levada para um hospital da região. Seu estado de saúde não foi divulgado. A Centel não soube informar se outras pessoas estavam no veículo e a motivação para o acidente. O trânsito segue congestionado na região.

FALANDO SOBRE HOMOSSEXUAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO


Projeto de combate a dengue em Lauro de Freitas será apresentado segunda-feira


Na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesau), vai apresentar o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no município. O evento acontecerá no Auditório da Sesau, na Rua Portal Beira Rio, 134, Centro, a partir das 14h.

Dos 417 municípios baianos, Lauro de Freitas está dentre os 45 considerados pelo Ministério da Saúde como prioritário na intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, embora tenha índice de infestação predial considerado baixo.

O objetivo é superar as dificuldades e limitações das ações isoladas contra a dengue, formando uma rede coesa, dotada de capacidade e sustentabilidade para promover a incorporação das ações de prevenção e controle na rotina dos cidadãos.

O projeto conta com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), além de articular instâncias governamentais, parceiros da sociedade civil (empresas, igrejas, escolas e outras instituições) e moradores das comunidades, que se engajam no projeto como voluntários.