terça-feira, 4 de setembro de 2012

COMUNIDADE DE ITINGA VIVE DENTRO DE ESGOTO



A Rua Cleiton Neves e a travessa que fica na Rua Maria Catarina S. Souza, no Loteamento Jardim Jaraguá no Bairro de Itinga em Lauro de Freitas, até em dias de sol são ameaçadas pelas consequências do esgoto a céu aberto. Em tempos de chuva, além de perder móveis e outros objetos com os alagamentos, os moradores contraem doenças por conta do esgoto que faz parte do dia-a-dia daquela localidade.
A autônoma Rose Porto diz que já perdeu todos os móveis em épocas de chuva. Para ela até em dias de sol o sofrimento não dar trégua, pois, segundo a moradora, a infestação de muriçocas (mosquitos) e ratos, representa uma ameaça constante para vida dos moradores, que entre eles  já existiram casos de doenças como; dengue e leptospirose, alergias de pele e respiratória. Rose Porto tenta se livrar do problema como pode: “Eu coloquei esse tubo e essa vala aqui, porque cansei de perder tudo aqui em casa quando chove, sem falar nos ratos invadindo a casa da gente.”, afirma Rose.
Seu Floro Pereira da Silva de 60 anos, morador da rua há 40 anos, fala que já colocou três camadas de concreto no piso para a água da chuva com o esgoto não invadir a sua casa. A quantidade de muriçocas não deixa o homem de 60 anos dormir. “Eu compro um tubo de baygon (inseticida) por semana e mesmo assim agente não aguenta com tanta muriçoca.”, desabafou seu Floro.
Ali perto na Rua Maria Catarina S. Silva, a travessa que não tem nome e abriga muitas famílias, que são vítimas de um quadro lastimável, desumano e no mínimo deprimente. As imagens são chocantes e o mau cheiro também.
Crianças convivem com ratos e muitos mosquitos, pessoas já caíram nessa vala de esgoto a céu aberto e um homem parou numa Unidade de Tratamento Intensivo por conta disso (UTI), como relata o morador João de Jesus. O lixo acumulado deixa a situação ainda pior, quando chove, o esgoto invade rapidamente as casas que beiram a vala.
Segundo os moradores a prefeitura faz limpezas periódicas na vala de esgoto, mas isso não é o suficiente. A rua estreita, que não é pavimentada e tomada pelo lixo acumulado, completa o cenário de descaso com a comunidade que convive sem dignidade e de forma subumana.     
Por: Jota Silva.

MULHER DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER É ALVO DO CNJ

Jaques Wagner, ex-ministro de Lula, governador da Bahia (PT-BA)

Enfermeira, ela tornou-se funcionária do TJ sem prestar concurso público


Jaques Wagner, ex-ministro de Lula, governador da Bahia (PT-BA) (Ana Nascimento/Abr )
Uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou ocorrência sui generis na cúpula do Judiciário da Bahia. Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, enfermeira de profissão, mulher do governador baiano, Jaques Wagner (PT), tornou-se servidora efetiva do Tribunal de Justiça sem fazer concurso público. Recebe salário de 13.619 reais.
Ainda segundo o CNJ, Fátima seria servidora fantasma. "A mulher do governador é do Tribunal de Justiça, está efetivada lá e ela nunca foi lá", aponta a corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon. A ministra afirmou que situações como essa evidenciam "a existência de conluio" entre o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público da Bahia.
A corregedoria identificou o caso durante inspeção no TJ-BA, realizada em julho. Ao examinar o processo 13.690/2012, o CNJ deparou com "eventual acumulação irregular de cargos públicos" citando Maria de Fátima como ocupante de dois cargos distintos, um no Executivo, como analista, e outro no Judiciário, como assessora de supervisão geral. Em 5 de fevereiro de 2004, a mulher do governador assumiu cargo comissionado e atualmente está lotada na Coordenação de Assistência Médica.
As assessorias do governador Jaques Wagner e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia negaram irregularidades na contratação da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça.
"Talvez a ministra (a corregedora Eliana Calmon, do CNJ) não tenha conhecimento da situação real da servidora (Fátima), que integra o quadro de funcionários do Tribunal há mais de 20 anos e exerce cargo comissionado há quase 14 anos, bem antes de seu esposo ser eleito e assumir o cargo de governador do Estado da Bahia", informou o tribunal, em nota.
(Com Agência Estado)

BABADINHOS DA SEMANA...

* A coisa está ficando feia para o lado dos petralhas. Estão desesperadamente jogando nas ruas que eles estão crescendo, pra onde não sei. Mas na verdade, nas ruas só ouço uma coisa, que Lauro de Freitas está muito dodói, e só mesmo um doutor pra salvar.

* Ontem a tarde o candidato com boa chance de se eleger a vereador, o blogueiro Ladislau Leal 65.167, estava na portaria de Vilas do Atlântico numa agonia só, de repente me disse que Dr. Márcio está muito bem nas pesquisas e que dificilmente perderá esta eleição. Só vi Lau entrando no carrão branco, que segundo ele era do coordenador da campanha do lado de lá e saiu, pra onde? Não sei.

* Até o final desta semana muitos dos candidatos a vereador massacrados pela coordenação de campanha do lado de lá "os Petralhas", estão vindo para os braços de Dr. Márcio 11, e disse que não tem dinheiro que façam mudar de ideia. O doutor muito receptivo, está recebendo-os de braços abertos para compor o seu belo projeto pra Lauro de Freitas. 

* O candidato a vereador RUSSO do PV está com tudo nesta eleição. Se na eleição passada RUSSO foi muito bem votado, nesta de 2012 terá uma cadeira garantida. Homem do povo, que defende a sua comunidade com unhas e dentes.

* O bicho está pegando, e estou observando que a coligação PSB/PRP é literalmente a chapa da morte, ou seja, a mais complicada de se fazer uma previsão. Pois nela tem fortes candidatos e além de tudo, três vereadores da atual legislatura. Sabendo que no máximo dois serão eleitos. Deixo aqui o meu palpite: PAULO AQUINO E ALEXANDRE MARQUES. Quem for contrário, que se manifeste!!!

* Ontem (3/9) Zé Eduardo "Bocão" encurralou o candidato João Oliveira (PT) em entrevista ao vivo para toda a Bahia. O babado foi tão feio que até a prefeita entrou no meio da entrevista pra tentar defender o seu João. Se deu mal, e os ouvintes jogou duro.   Pelo jeito jogou mesmo a toalha e deve está consertando seu barquinho pra se mandar de Lauro.

* Que dia deve ser inaugurado a bendita Concha Acústica? Seria no dia 29 de agosto, mas adiaram e não sei o motivo. Mas sei que no dia que acontecer a inauguração, vai ter manifestação popular, e o bicho vai pegar para a chefa do executivo. A turma vai protestar querendo saber o motivo da inauguração ser justamente no período eleitoral. Estarei lá pra vê!!!

* Eu vi o carro de som do lado do PT tocando o jingle de Dr.Márcio 11. Os petralhas se danaram e soube que tirou o carro da campanha. Mas que foi verdade foi, eu vi.