segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SONHO DO PT PODE VIR POR ÁGUA ABAIXO EM 2014



Três prefeituras, envolvidas na sucessão municipal, consomem hoje as pestanas do governo Jaques Wagner. Salvador, Camaçari e Feira de Santana, dada a importância política, eleitoral e econômica, são acompanhadas de perto pelos homens do governador encarregados de ajudar-lhe a montar sua estratégia política para outubro.
 
De acordo com nota publicada na coluna Raio Laser, uma fonte aliada de Wagner declarou: “Assistiríamos ao começo de uma virada em favor da oposição”. Sendo assim, há a convicção no governo de que, se o PT, em Salvador, Camaçari e em Feira, perderem as eleições, os petistas devem dar adeus ao sonho de fazer o sucessor de Jaques Wagner, em 2014.
 
Por isso, as três cidades compõem hoje o núcleo onde o governo deve reforçar cuidados e baterias a fim de não perder a batalha de outubro.

DR. MÁRCIO BRILHA EM CAMINHADA COM MAIS DE 3 MIL PESSOAS


“Ele é o homem que faltava para mudar a nossa cidade”. Foi com esta afirmação que Laila Dias Cruz, moradora do bairro de Portão, saudou o candidato a prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio (PP), que esteve em caminhada pelo bairro no final da manhã deste domingo, 19.
A caminhada, que durou quatro horas, começou no final de linha do Queira Deus e foi finalizada no Terminal Turístico de Portão – final de linha de Santo Antônio, reunindo cerca de 3.500 pessoas para a inauguração de dois comitês no bairro: um na própria Queira Deus e outro na Travessa Santo Antônio. Acompanhando o minitrio e os carros de som, Dr. Márcio seguiu ao lado de sua esposa Dra. Adriana, do seu candidato a vice-prefeito Bebel Carvalho e de candidatos a vereador e representantes dos partidos integrantes da coligação.
“Fico feliz em fazer essa caminhada tão esperada por todos nós aqui em Portão. Eu sou movido a vocês e se estou aqui com energia é porque essa energia vem de vocês. Vamos continuar as nossas caminhadas pela cidade apresentando as nossas propostas de governo e tenho certeza de que vamos ser vitoriosos”, declarou Dr. Márcio, acrescentando que mora no bairro há muitos anos e conhece a comunidade.
Pelo caminho, os moradores saudavam o candidato e aproveitavam para apontar alguns problemas como o caso da 3ª Travessa Queira Deus, que não é asfaltada e não tem saneamento. De acordo com o morador Denilson Sacramento Reis, diversos animais peçonhentos aparecem na localidade: “À noite, quando está tudo escuro, aparecem muitos insetos e já encontramos até cobras”, disse.
O morador Afonso Batista demonstrou sua satisfação em conhecer Dr. Márcio: “Ele me deu um abraço e eu senti firmeza no futuro prefeito”, declarou. E foi justamente essa recepção que emocionou o candidato a vice: “Passamos nas casas das pessoas e ouvimos muitos pedidos de mudança e apoio ao nosso projeto. E eu digo que podem confiar que a nossa gestão é comprometida e a mudança vai acontecer”, afirmou Bebel Carvalho.

PROFESSORES ALERTAM: ESTA É MAIS UMA PROPOSTA DE ENGODO DO PT DE LAURO DE FREITAS PARA A EDUCAÇÃO

Por Edson Paiva e Sônia Machado

NA PROPOSTA DA CAMPANHA DE 2008, HAVIA VÁRIOS ITENS APRESENTADOS AQUI QUE NÃO FORAM CUMPRIDOS. INTERESSANTE, NÃO FALAM NADA SOBRE APLICAR, EM 2013, O
 ÍNDICE DE REAJUSTE DO PISO NACIONAL. CUIDADO COM A ENGANAÇÃO DO PT, NÃO VOTE NO 13!!!!


PROPOSTA DO PT PARA A EDUCAÇÃO:

2. EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA POPULAÇÃO:
- Passamos quase oito anos tentando perceber qual o entendimento (conceito) da prefeitura e da SEMED sobre “Educação Pública de Qualidade” e não conseguimos visualizar o investimento aplicado para a consecução da tão falada “Educação de Qualidade”. É notório que não existe qualidade sem investimento, sem formação continuada dos seus atores sociais, sem reformas periódicas dos prédios das instituições de ensino (Escolas) e sem salários dignos. Outro fator preponderante para a qualidade que nunca foi viabilizado durante a atual gestão: Escolas sem material didático/tecnológico, sem laboratórios de informática, de ciências, de química e física, sem bibliotecas (as escolas, na sua grande maioria, tem arranjo ou depósito de livros didáticos que dizem serem bibliotecas). Educação de qualidade requer respeito e digna dos seus trabalhadores, merenda de qualidade para os alunos, salas com a quantidade de alunos conforme o determinado pela lei e não, superlotação das salas (salas com mais de 40 alunos no ensino fundamental). O jargão “Educação de Qualidade” não passa de falácia enganadora eleitoresca.
Manter a ampliação da rede de escolas do ensino infantil e fundamental, com a garantia de acesso à educação a todos os cidadãos e cidadãs do município;
- Perguntam-se, quantas escolas Moema construiu durante os quase oito anos de mandato, em 2005, quando assumiu, havia um debito de 55 salas, hoje, deve ser mais de 80. Quantas escolas foram construídas? Continuam a prometer, prometer e prometer!!!!
Universalizar gradativamente a educação infantil;
- O débito do município com a educação infantil é enorme. Para a educação ser de qualidade, é de fundamental o investimento nessa faixa etária. O povo não pode continuar vivendo de promessas!
Manter a ampliação da oferta de creches públicas no município;
- Espera-se que cumpram e amplie gradativamente o número de creches no município.
Implementar o Plano Municipal de Educação;
- Pasmem! O Plano Municipal de Educação foi construído em 2008, durante a Iª Conferência Municipal de Educação e reestruturado na IIª Conferência, só que, não saiu da gaveta do Secretário de Educação e continua adormecida na mesma lápide. Não houve nenhuma preocupação na sua implementação, em nenhum momento ele foi encaminhado para apreciação da Câmara. Na última Conferência (2011), ele, lá estava outra vez para ser revisado. Como a Conferência foi forjada pela SEMED, nada aconteceu e, o tal Plano de Educação virou a “Bela Adormecida”. Será que o “Príncipe Encantado” será o João do PT?
Desenvolver e implementar programa de avaliação da qualidade das escolas municipais, bem como do Sistema Municipal de Educação, com a participação das entidades da sociedade civil, servidores (as), alunos (as), familiares e professores (as), mantendo um processo constante de debates constantes sobre o tema;
- Outra piada! Essa proposta foi encaminhada pela ASPROLF e aprovada na negociação, salvo engano, em 2007 e nunca se preocuparam em materializar. A mesma está contida na proposta do Plano Municipal de Educação, mesmo com o Conselho de Educação em funcionamento, nem se deram ao luxa de encaminha-la para os devidos tramites pelo referido. E ainda falam em “Educação de Qualidade”, Estranho em Moema e João!!!
Ampliar o processo de qualificação dos professores (as) da rede municipal, 
priorizando a educação infantil;
-Essa qualificação não pode ser direcionada apenas a Educação Infantil, embora seja esta de responsabilidade exclusiva do município, entretanto se faz necessário que essa qualificação seja ampliada aos professores das demais séries do ensino fundamental, coisa que não tem ocorrido. Muitos professores questionam a falta de cursos específicos em suas áreas de formação. Lembrando aos menos atentos, esse governo sempre prometeu qualificar os professores e demais trabalhadores e o que vivenciamos foram simplesmente, alguns cursos para alguns professores (para restritas áreas). A continuidade ficou a desejar!
Ampliar os serviços de psicopedagogia e Orientação Educacional de forma 
participativa, levando-o a toda a rede municipal;
- Desconhecemos o efetivo funcionamento desse atendimento em psicopedagogia e orientação educacional nas escolas. Esse tipo de atendimento se encontra “engessado”. Olha só, mais uma proposta aprovada em mesa de negociação, apresentada pela ASPROLF em 2005. Se existe esse atendimento não avisaram!!!!
Manter e ampliar o processo de distribuição de fardamento escolar;
- O processo foi iniciado e logo foi abortado. Além disso, o principal interessado “o aluno” não foi ouvido a esse respeito, ocasionando o desinteresse do educando no uso do referido fardamento.
Garantir a distribuição de material didático inserido nos ditames da Lei 10639
e suas modificações, bem como a sua utilização no conteúdo pedagógico 
usado em sala de aula;
- Nossa!!! Isso tem séculos que nos é prometido! Ocorre às vezes justamente o contrário, ou seja, a SEMED é que pede material emprestado as escolas! A SEMED deveria, há bastante tempo, capacitar os professores sobre a história do município. Lamentamos que, após a realização do primeiro curso sobre África e Africanidade realizado pelo município, não teve sua continuidade e nada foi feito para tal implementação da referida lei.
Aumentar a descentralização da merenda escolar, tendo a merenda produzida 
em cada escola, visando uma melhor qualidade nutricional, de forma casada à 
política de segurança alimentar;
- Seria muito bom e, com certeza, muito melhor para o aluno se a merenda escolar fosse elaborada nas escolas, mas, para isso o Governo Municipal teria que adequar as escolas para realizar tal atividade e qualificar profissionais. Providenciar cozinhas e depósitos equipados e adequados ao número de crianças de cada unidade escolar. Atualmente, até para distribuição da merenda que é enviada já existe certa dificuldade. As cozinhas e/ou cantinas precisam ser totalmente reformadas. Não vejo nenhum problema em que a merenda seja preparada na própria escola é só ter competência para implantação, é só copiar o modelo implantado pela rede estadual.
Ampliar as ações do Programa Escola Aberta;
- O Programa Escola Aberta não é do Governo Municipal e está submetido à legislação federal que da mesma maneira vem gerir o Programa Mais Educação. Observação do autor: no nosso município, esse programa fica muito a desejar, praticamente não existe por incompetência administracional.
Ampliar a oferta de cursos de Nível Superior, na modalidade presencial, no 
Polo Universitário Santo Amaro de Ipitanga;
- Ao que me parece o “Polo Universitário Santo Amaro de Ipitanga” não possui instalações adequadas para ampliação na oferta de cursos. Por outro lado, se ocorrer, esses cursos devem ser bem divulgados para não ficarem restritos a gatos pingados preferências!!! 
Transformar o CAIC em Centro de Educação Integral;
- O CAIC foi criado para educação integral, e isso nunca foi feito. Lá se vão 8 anos e só agora será no final do mandato? Promessas e mais promessas!!!! Espero que não seja o engodo da atividade contra turno restrita a seletos alunos com problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem. Escola de turno integral deverá ser para todos os alunos que permanecerão na escola o dia todo, o currículo ampliado e espiralado com as disciplinas do eixo comum distribuídas nos dois turnos. Só assim poderá ser considerada “Escola de turno integral”.
Implantar ao menos uma escola de educação em tempo integral em cada 
bairro;
- Para implantação de uma escola de tempo integral em cada bairro se faz necessário que a SEMED e a Prefeitura, tenham condições financeiras e muita vontade política de CUIDAR dessas escolas e não abandona-las aos maus tratos do tempo, como é o costume. O equívoco é: “Escola de Tempo Integral”, eu posso estar equivocado, mas, prefiro estar! Tem que priorizar a todos. A população escolar permanece nessa escola nos dois turnos e não como acontecem, alguns alunos selecionados participam das atividades extracurriculares em contraturno e, após algum tempo, 80% desses evadem por falta de estrutura. Esse tipo de escola (lembrar a proposta dos Brizolões/Rio de Janeiro e copiado por Collor repaginando como CAIC) demanda um investimento maior, mais elaborado, edificações estruturadas, alimentação e equipe profissional preparada para atender nosso alunado. Hoje, nas escolas, falta manutenção, a qualificação dos profissionais (todos) não é oferecida, o material didático é nulo ou escasso, a infraestrutura das escolas não é adequada e não existe valorização financeira dos professores e/ou monitores que atendem aos jovens no turno oposto. É bom salientar que cada professor ou monitor recebe 300,00 reais/mês como pagamento das 20h semanais trabalhadas). Que piada de mau gosto e se faz educação de qualidade no município de Alice no país das maravilhas!!! 
Aprimorar os currículos escolares nas discussões de etnia e gênero;
- Continuo sem entender o motivo pelo qual até hoje, desde 2005, isso não foi feito, já que existe aprovada a proposta da ASPROLF de se criar uma comissão para discutir itens relacionados – currículo, regimento interno, projeto político pedagógico, etc.
Incentivar e apoiar a produção e divulgação de estudos, pesquisas e 
publicações sobre gênero, etnia, história, geografia e identidade municipal, 
visando a inclusão da qualidade social na educação;
- Mais uma das inúmeras propostas da ASPROLF aprovadas em mesa de negociação e nunca materializadas. Só em campanha demonstra vontade política, pena que passando a eleição, fica só no papel. É ou não é o município de Alice, que não é a do PCDOB e sim, a do PT!!!!
Ampliar e incentivar a política de alfabetização de jovens e adultos, 
priorizando os idosos;
Aperfeiçoar as ações do Fundo Municipal de Educação, visando à captação 
de recursos definidos constitucionalmente, além de outros disponíveis;
Ampliar as ações conjuntas com as secretarias de Cultura e de Trabalho, 
Esporte e Lazer;
- Essa relação perpassa pela vontade e pelo entendimento dos Senhores Secretários Municipais da responsabilidade que têm com a educação e da necessidade de fortalecer esse link. A questão política interfere diretamente na escolha de um Secretariado e invariavelmente ocorre a escolha de políticos e não de técnicos capazes de adequar suas ações e estabelecer essa relação que é de extrema importância para a sociedade e para a educação. Lembrando, a prefeita Moema em 2008 aprovou, em mesa de negociação, a proposta de implantar o PMDDE (Plano Municipal de Dinheiro Direto na Escola) com recurso do Fundo Municipal de Educação (que ninguém sabe como é aplicado), proposta apresentada pela ASPROLF. Até hoje engavetada.
Implantação de Campus do Instituto Federal da Bahia em nosso Município;
- Desde 2004 (proposta contida no plano de governo) até hoje é puro sonho não resolvido e iria funcionar no atual 
Polo Universitário Santo Amaro de Ipitanga!
Ampliar a oferta de escolas no nosso Município;
- Isso é até piada! 8 anos se foram e “agora” é que a oferta de escolas vai ser “ampliada”???? Me façam uma garapa!!! Em 2005, havia um déficit de 55 salas, o governo e o secretário de educação da época prometeram acabar com o problema construindo escolas. Até o momento, últimos suspiros da gestão PT no município, só fizeram aumentar o débito e não resolveram nada. Agora, prometem ampliar. Será que continuarão ampliando o déficit de salas de aula?????? Estranho em PT!!! 
Manter a política de inclusão no Ensino Superior, iniciada com o PROMUNI;
Ampliação, em parceria com o Governo do Estado e Federal, da oferta de ensino médio, formal e técnico;
- Hummmmm, proposta significante. Será mais um engodo eleitoresco??? Em fevereiro de 2012, na jornada pedagógica, quem estava presente confirma, a Prefeita afirmou que este ano iniciaria a construção do IFBA EM ITINGA. Cadê???
Busca da implantação de Universidade Federal no Município;
- Comentado no item anterior!
Ampliação da instalação de lousas digitais para todas as escolas da rede municipal de ensino;
- ESTA PROPOSTA É HILÁRIA. COLOCAR OS QUADROS BRANCOS FOI UMA LUTA FERRENHA, IMAGINE LOUSAS DIGITAIS, KKKKKKKK. PASMEM! AINDA EXISTE ESCOLA QUE CONTINUA USANDO QUADRO VERDE... RSSS. NAS ESCOLAS NEM OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA FUNCIONAM. ENGANA JOÃO!!! ETA, ETA SÓ O PT PRA NOS ENGANAR.....
POR EDSON PAIVA E SÔNIA MACHADO.