quinta-feira, 24 de maio de 2012

PP SACRAMENTA CANDIDATURA DO DEPUTADO FEDERAL JOÃO LEÃO EM SALVADOR



As notícias não são nada boas para quem apostou na retirada do nome do ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura, deputado João Leão (PP), do tabuleiro que se forma para disputar o Thomé de Souza em outubro próximo. 

Depois de reunião esta semana que durou uma tarde inteira, a palavra de ordem no Partido Progressista (PP) baiano é Leão candidato. E quem assim confirmou foi o prefeito João Henrique, que preside o partido em Salvador. Resta apenas os progressistas marcarem a data do anúncio ‘oficial’ do nome de Leão no páreo.

Entusiasmado, depois de mais uma injeção de ânimo do chefe do Executivo soteropolitano, João Leão disse à Tribuna que não haverá lançamento de pré-candidatura. 

“Não vai ter pré-candidatura nenhuma. João Henrique e o presidente do PP na Bahia, nosso deputado Mário Negromonte, decidiram que vamos lançar logo nossa candidatura definitiva no dia da nossa convenção no próximo mês”, afirmou o postulante progressista. João Leão, que é o vice-presidente do PP baiano, quer fazer a convenção no dia 11 de junho, data cujo número é o mesmo que representa o partido nas urnas. “Tem que ser dia 11 porque o 11 é do PP”.

Apesar do discurso para lá de animado do correligionário, Mário Negromonte disse à reportagem que não é certeza a realização da convenção no dia proposto por Leão.

“Dia 11 fica muito em cima. Mas ainda não sabemos. Estamos conversando e logo vamos anunciar a data do nosso evento”.

No encontro que aconteceu no escritório político do pré-candidato, no Edifício Thomé de Souza, na Avenida ACM, João Henrique garantiu que ele será a pessoa que vai levantar os braços de Leão em seu palanque.
E, no que depender de Leão, seu palanque será badalado, pois, além do prefeito, ele espera contar com a presença do governador Jaques Wagner (PT). O pré-candidato progressista afirma que o governador Jaques Wagner (PT) lhe prometeu estar presente à convenção do PP.
Voltando à decisão do prefeito João Henrique sobre a candidatura de Leão, progressistas de prestígio confidenciaram a este diário que ele está mesmo empenhado em ser o padrinho de seu correligionário na corrida pela sua sucessão.
As informações dão conta de que os preparativos da campanha do deputado estão a todo vapor, inclusive com uma grande agência de comunicação soteropolitana.

“João Henrique disse no encontro que vai cuidar de perto da campanha de Leão. Tudo vai passar por ele”, disse a fonte.

Sobre o lançamento da “candidatura definitiva”, como disse o próprio João Leão”, o prazo para realização das convenções partidárias está previsto no calendário eleitoral entre os dias 10 e 30 de junho.


SAC Lauro de Freitas suspende atendimento nos próximos dias


Por conta de um acidente de trânsito envolvendo dois veículos - uma carreta e um carro de passeio - em frente ao Shopping Passeio Norte, em Lauro de Freitas, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do município terá seu atendimento ao público suspenso nas próximas 48 horas.

Ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), o acidente ocasionou a queda de um poste, afetando o fornecimento de energia elétrica para a unidade de atendimento. A Coelba foi chamada e já avalia os estragos e as formas de reparo e do retorno no fornecimento de energia para o local.

Os cidadãos da região que utilizam o SAC podem procurar qualquer uma das unidades SAC na capital ou ligar e agendar atendimento por meio do telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita. Para maiores informações sobre os postos da Rede SAC na capital o cidadão pode  também acessar o site. 

VEREADOR FAUSTO FRANCO REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DA ASSISTENTE SOCIAL



Em sua 7ª Edição o Vereador Fausto Franco realizará a Sessão Especial em Homenagem ao Dia do(a) Assistente Social, amanhã (25) às 16h no Plenário da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, com o tema Conjuntura e qualidade do exercício profissional serão discutidas as condições de trabalho dos Assistentes Sociais, na área da assistência, educação e saúde, além das demais áreas. Este dia é um dia de muita comemoração, com apresentações culturais dentre outras atividades, onde estes profissionais são homenageados e valorizados pelos serviços prestados à comunidade.

‎"Êaaah Povo Negro!!!" PAULO AQUINO CONVIDA!!!

‎"Êaaah Povo Negro. Sexta-feira, 25 de maio, dia na nossa mãe AFRICA. Você é nosso convidado para participar da atividade do MARV em comemoração ao DIA DA ÁFRICA. 

Data: 25/05/2012
Horário: 19h
local: Praça do Caranguejo, Itinga
Venha dar um abraço na África.



Comissão aprova projeto que inclui casamento gay no Código Civil


O Código Civil brasileiro poderá passar a reconhecer a legalidade da união estável entre casais homossexuais. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (24), projeto de lei (PLS 612/2011) da senadora Marta Suplicy (PT-SP) que define como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.
A inovação legal está no fim da exigência de que a relação seja estabelecida entre homem e mulher, como estipula hoje o artigo 1.723 do Código Civil. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou parecer favorável à matéria, que segue, agora, para votação em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovada nesta última comissão e não houver recurso para exame pelo Plenário, a matéria poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados.
Segundo explicou Marta Suplicy, seu projeto apenas leva para o Código Civil decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto. Julgamento dessa Corte proibiu qualquer interpretação do artigo 1.723 do Código Civil que impeça o reconhecimento da união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.
"Eu sinto que foi uma coisa histórica [a aprovação do PLS 612/2011 na CDH], porque o Congresso Nacional nunca aprovou nada para os homossexuais. O meu projeto [PL 1151/1995] que trata da parceria civil, muito aquém do que aprovamos hoje na CDH, está na Câmara há 16 anos e nunca foi votado. E o projeto que combate a homofobia [PLC 122/06] também está há muito tempo aqui no Senado", comentou Marta.
Insegurança jurídicaLídice da Mata também reconheceu a capacidade do PLS 612/2011 de “finalmente retirar o Poder Legislativo da inércia em que se encontra em matéria de proteção jurídica aos casais formados por pessoas do mesmo sexo”.
"Do Poder Legislativo, de todo modo, se espera a pacificação definitiva da polêmica. A despeito dos avanços, ainda é grande a insegurança jurídica em relação à matéria, sob cujos variados aspectos os tribunais superiores ainda não se manifestaram de forma definitiva", alertou Lídice.
A proposta altera ainda o artigo 1.726 do Código Civil para abrir a possibilidade de conversão da união estável entre homossexuais em casamento a partir de requerimento dos companheiros ao oficial do Registro Civil. Nesse pedido, os interessados devem declarar não terem impedimentos para casar e indicar o regime de bens que passarão a adotar. Os efeitos da conversão valeriam da data de registro do casamento. As informações são da Agência Brasil.

Galpão da Insinuante de Lauro de Freitas pega fogo novamente


O galpão da loja de eletrodomésticos Insinuante, localizado na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, pegou fogo novamente na madrugada desta quinta-feira (24). O local já havia sido destruído por um incêndio no dia 10 de abril. Segundo informações da Central de Polícia, as chamas começaram por volta de 0h30 e só controladas pelo Corpo de Bombeiros e pela Brigada de Incêndio do Aeroporto cerca de três horas depois. Ainda assim, o fogo destruiu eletrodomésticos e móveis. Testemunhas contaram que as labaredas tiveram início após uma lâmpada ter caído em cima de plásticos e isopores que protegem os produtos. O Corpo de Bombeiros permanece no local esta manhã para realização da operação de rescaldo. Informações do jornal Correio.

Ambulante tem parte do corpo carbonizado após acidente



O vendedor de lanches Nelson Santana de Souza teve o corpo parcialmente queimado após acidente envolvendo um caminhão e um carro pequeno na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, no final da manhã desta quinta-feira (23). O fato aconteceu entre a Ricardo Eletro e o Shopping Passeio Norte.

De acordo com testemunhas, o Ford Ka, conduzido por uma mulher, tentou entrar no shopping mas acabou fechando uma carreta que atingiu o poste. O poste ficou inclinado e fios de alta tensão partiram, o que acabou atingindo o homem que teve parte do corpo carbonizado. Testemunhas relataram a reportagem que Nelson ainda tentou correr com o corpo em chamas, mas acabou morrendo no local. 

A esposa da vítima, que também era vendedora ambulante e trabalhava em uma localidade próxima do acidente, além de parentes estão no local. Viaturas da PRE, da 81ª CIPM fazem monitoramento da situação. Agentes do Corpo de Bombeiros tentam controlar o incêndio provocado pela inclinação do poste, que atingiu um gerador, localizado próximo da via, 

Veja o vídeo chocante do momento em que a vítima era carbonizada: