domingo, 25 de março de 2012

Serra vence prévias e será candidato do PSDB à Prefeitura de SP


O ex-governador de São Paulo José Serra venceu as prévias do PSDB neste domingo (25) e é o candidato do partido à Prefeitura da capital paulista nas eleições deste ano. Serra recebeu 52,1% dos votos; seus concorrentes, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Tripoli, receberam, respectivamente, 31,2% e 16,7%.

Ao todo, 6.229 militantes do partido votaram, sendo que Serra recebeu 3.176 votos, seguido de Aníbal (1.902) e Tripoli (1.018). Os votos brancos ou nulos somaram 133.

Em seu discurso, o ex-governador pediu empenho à militância. “Temos que trabalhar muito na internet, na TV, no rádio, no horário eleitoral e, principalmente, no boca a boca, na conversa com o vizinho, o tempo inteiro”, disse.

Ele evitou citar adversários, mas afirmou que seus correligionários têm que mostrar “a diferença entre nós e eles”. Serra ressaltou ainda que, se eleito, trabalhará com todo tipo de parceria, principalmente com o governo do estado.

PRÉ-CANDIDATA A VEREADORA ALINE OLIVEIRA ASSUMIRÁ PP MULHER EM LAURO DE FREITAS


A carismática Aline Oliveira (PP), vai assumir o PP Mulher em Lauro de Freitas. Empreendedora, inteligente e muito bem articulada, ela fez um discurso bastante coerente, demonstrando está preparadíssima para tal, no encontro do Partido no domingo (25/3).

Ela é fantástica, falou bem do seu projeto, resumindo o papel da mulher na sociedade, e a evolução do gênero feminino, que no passado era visto com toda fragilidade e muito preconceito, servindo de coadjuvante em quase todos os setores sociais. Mas que está conquistando o seu espaço devidamente, na possível igualdade.

Parabéns Aline, e seja a representante do PP Mulher, com toda dignidade e competência, que você tem de sobra. Fortalecendo ainda mais a pré-candidatura de Dr. Márcio.

PARTIDO PROGRESSISTA DE LAURO DE FREITAS REUNIU PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR


Na manhã deste domingo, 25/3, foi realizado no auditório do Marina Riverside, o encontro com os pré-candidatos a vereador do PP - Partido Progressista. A reunião teve a presença de cerca de 50 pré-candidatos mais os filiados do partido, incluindo os membros do diretório municipal, totalizando a presença de quase duzentas pessoas.

O entusiasmo de Dr. Márcio Paiva, que está assumindo a presidência do partido, e é o pré-candidato a prefeito, empolgou os progressistas que vem muito forte, e sem dúvida, vão formar um exército poderoso, para enfrentar o Partido dos Trabalhadores. Pelo jeito, não serão meros militantes políticos, mas formadores de opiniões, empenhados num ideal coletivo.

Dr. Márcio Paiva, sempre respeitoso, disse que não tem inimigos, mas adversários. E que dentro do PT, ele desfruta de muitas amizades. Mas que vai participar da eleição, com o intuito de debater projetos para o bem estar das pessoas, e que a decisão estará nas mãos do povo.

Os progressistas foram convidados para juntos construírem este projeto, ouvi as suas respectivas comunidades, no seu mais puro sentimento, que acreditam que Dr. Márcio, seja o gestor de Lauro de Freitas nos próximos quatro anos.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS NÃO SABIA DA LISTA DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Secretária de Educação Sueli Calixto

Na reunião de ontem (20) à tarde, no CAIC, com o objetivo de discutir os itens pendentes da pauta de reivindicação de 2011, a secretária de educação, Sueli Calixto, ficou assustada quando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF) questionou a lista publicada da dedicação exclusiva. Calixto não sabia de nenhuma publicação de lista de dedicação exclusiva.

O regime de dedicação exclusiva foi fruto da luta dos trabalhadores em educação conquistado no seu Estatuto e Plano de Carreira em junho de 2010. É um direito do profissional do magistério que deverá se submeter aos seguintes critérios do parágrafo 3º, artigo 20, da Lei 1.375/2012 (Estatuto do Magistério). De acordo com o dispositivo, os critérios para concessão da dedicação exclusiva são:

§ 3° Para enquadramento no regime de dedicação exclusiva deverá a Secretaria Municipal de Educação observar os seguintes critérios:
I - necessidade da Rede Municipal de Ensino;
II - titulação;
III - maior tempo de serviço no magistério municipal.
Esse direito (esperado desde 2010), hoje está sendo questionada pela não transparência da divulgação da lista, que consta nomes de profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Educação. Os professores estão se sentindo prejudicados e pedem esclarecimento a respeito do assunto.
A lista foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (16). Na segunda (19), a ASPROLF teve ciência da publicação da lista e ontem (20) questionou a lista à secretária, que afirmou não saber de nada. Realmente o DOM não traz a assinatura da senhora secretária, entretanto o fato aconteceu na gestão dela. Portanto, queremos providências.
Na reunião que acontecerá hoje (21) com a prefeita, o assunto voltará a ser discutido. Ainda assim é bom informar que a ASPROLF já acionou o jurídico da entidade para tomar as providências legais.
Fonte ASPROLF

Trabalhadores em educação rejeitam proposta do governo e aprovam estado de greve em Lauro de Freitas


Os trabalhadores em educação do município de Lauro de Freitas, em assembleia realizada na manhã de hoje (22), rejeitaram a proposta indecorosa do governo da prefeita Moema Gramacho e aprovaram estado de greve, paralisação na próxima terça-feira, com assembleia e indicativo de greve.
Os profissionais da educação escolar ficaram perplexos com a proposta do Poder Executivo de incorporar as gratificações ao vencimento base e, assim, dizer que cumpre além do piso. Na avaliação da categoria, a proposta é um retrocesso à luta incansável e vitoriosa que garantiu a Lei 11.738/08 constitucional integralmente. Segundo essa lei, piso é vencimento base, sem as gratificações. Ao trazer a proposta de incorporar as gratificações, o governo de Lauro de Freitas está voltando uma discussão que já foi encerrada no Supremo Tribunal Federal (STF): piso é vencimento base. Diante disso, o reajuste do piso não deve ser feito com incorporação de gratificação, mas com aplicação do índice estabelecido nacionalmente, pelo menos, independente da gratificação.
Além desse item, foram pontos de discussão na assembleia os problemas com infraestrutura das escolas, com a redução da jornada de trabalho, plano de saúde, plano único de carreira dos trabalhadores em educação, a lista de dedicação exclusiva e o atraso dos ticket’s de alimentação dos funcionários de escola.
Insatisfeitos com o comportamento equivocado do governo na negociação deste ano, os profissionais da educação, com apenas uma abstenção, aprovaram a proposta de ESTADO DE GREVE e o seguinte CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO
23/03 (sexta-feira): concentração e apitaço, às 15h, na reunião com o governo no Centro de Cultura de Portão;
24/03 (sábado): panfletagem nas escolas municipais – Dia “D” da Família, manhã e tarde;
26/03 (segunda-feira): concentração e apitaço, às 15h, na reunião com o governo no Centro de Cultura de Portão;
27/03 (terça-feira): paralisação o dia todo e assembleia, às 14h, com indicativo de greve, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Baha (AFPEB).
Fonte: ASPROLF

Irmã de ator da TV Globo Fabrício Boliveira morre em acidente de parapente no Rio

Amigos da jovem Priscila Boliveira, que morreu no fim da tarde deste domingo (25), após cair de parapente em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, acreditam que houve falha em equipamentos. O Clube São Conrado de Voo Livre, responsável pelo instrutor e o equipamento, nega. A vítima é irmã do ator Fabricio Boliveira, que atuou nas novelas "A Favorita" e "Sinhá Moça", ambas da TV Globo, e ainda no filme "Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro".

“Sempre foi o sonho dela e um grande desejo pular de asa delta. Só que ela estaria acima do peso para pular de asa delta, por isso indicaram o parapente, afirmando que era mais seguro. Só que temos certeza que houve uma falha da segurança. Agora vamos esperar para ver o que vai ser decidido”, disse Gaia Maria Magalhães, de 31 anos, amiga de Fabricio. Os dois ainda estão na 15ª DP (Gávea), onde testemunhas prestam depoimento nesta noite.

A assessoria do clube lamentou o ocorrido e alegou que foi “uma fatalidade". O clube informou que “o índice de incidentes é muito baixo. Todos os instrutores tomam todas as precauções necessárias para a segurança das pessoas. Acidente como esse nunca ocorreu”.

De acordo com Gaia, Priscila morava na Bahia e estava no Rio de férias, na casa do irmão, havia quatro dias. Segundo informações de testemunhas, a vítima teria despencado de uma altura de aproximadamente 30 metros, durante um voo duplo, com um instrutor, que não sofreu ferimentos.

Gaia disse ainda que ele, Fabricio e mais dois amigos aguardavam Priscila na areia da praia. “O tempo começou a passar, ela não apareceu”, contou. Para ela, um dos equipamentos não teria sustentado o peso da jovem.


Obs: O ator Fabrício Boliveira, participou da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas, em 2003 e 2004, interpretando João Batista e Fariseu.

Deixamos os nossos sentimentos a Fabrício e a sua família.

MARV COMEMORA 19 ANOS COM MOSTRA CULTURAL EM ITINGA



No próximo Domingo vai acontecer a festa de Aniversário do MARV.
A ONG que completa 19 anos, dá o ponta pé inicial em sua maioridade,
sempre em prol da educação na cidade de Lauro de Freitas
Programação:
As atrações musicais são diversificadas e plurais,
englobando estilos para todos os gostos. Rock,
Brega, Reggae, Samba, Música, Eletrônica MPB, dentre outros.

Haverá também apresentações artísticas, dentre elas grupos de dança,
performance teatrais, caspoeira floreia, poesia e muitas homenagens

Estima-se a participação de aproximadamente 800 pessoas, sendo educadores,
professores, políticos, estudantes, artístas, lideranças comunitárias e populares.

Ao longo de todos esses anos, o MARV, capitaneado pelo
ex-secretário de Educação, o Professor e Sociólogo Paulo Aquino, vem desenvolvendo
atividades sócio-educacionais nos bairros da cidade, a exemplo dos cursos preparatórios para
o pré vestibular, pré IFBA, além dos cursos de inglês, oficinas de artes e atividades esportivas.


Entrada franca

Dia

25 de Março - Domingo
Local:
Espaço Fundo de Quintal
Hora:

A partir das 14h

CATIRIPAPU FAZ CAMPANHA PÚBLICA PARA LADISLAU LEAL PAGAR MULTA AO TRE

O amigo hipertenso, Ladislau Leal, dono do "blog inimigo", está passando um perrenho danado, depois depois que sofreu este processo do Partido dos Trabalhadores, por ter exibido um resultado de pesquisa eleitoral, sem seu devido registro no Tribunal Regional Eleitoral, em que Chico Franco, estava equivocadamente, em primeiro lugar.

Os interessados em contribuir com o Lau, que com certeza terá muitas dificuldades em pagar mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), bastam se manifestar através dos comentários.

Conte com o CATIRIPAPU, e com os nossos leitores, que vão ajudar a tirar vossa excelência deste sufoco. Só digo uma coisa, por favor, depois dessa, esperemos que o seu delírio acabe.


PROJETO AMOSTRA CULTURAL OPORTUNIZA NOVOS TALENTOS DE LAURO DE FREITAS


O projeto de cultura AMOSTRA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS, em sua 2ª edição conseguiu mais uma de suas pretensões que é ampliar a participação de mais artistas de nossa cidade e se firmar como um evento a ser incorporado ao cenário de arte e cultura de nossa cidade, com a participação dos segmentos empresariais e da sociedade civil e do poder público em suas possibilidades e limitações legais. Essa II AMOSTRA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS, contou com a parceria de empresas reconhecidas de nossa urbe como a RIOBEL SCHINCARIOL, MASTERGLASSES, ARTE CEDRAZ, DUPLIK COPIADORA, os RESTAURANTES MANANCIAL E PETY GULA dentre outros, que se comprometeram em manter a parceriae ampliá-la, pelo conteúdo do projeto enquanto estrutura de organização, verdade e lisura de metas e pretensões.

Duzinho Nery e Ricardo Vieira, apreciando as obras de artes de Jessé.

Abaixo, mensagem de GABRIEL SILVA, do grupo SWAGMAFIOUS, que teve na AMOSTRA CULTURAL a possibilidade de fazer sua primeira apresentação pública, uma das intenções do projeto, que é oportunizar novos talentos e estimular a produção artística de nossa gente, em especial de nossos jovens.

"O projeto Amostra Cultural de Lauro de Freitas , ajudou muito a mim , ao meu time e aposto que muitas pessoas também a demonstrar o seu próprio trabalho pois é muito difícil alguém ser chamado pra fazer o primeiro show, e esse projeto abriu oportunidade para que podessemos mostrar o nosso talento, saber um pouco mais sobre a cultura, e ganhar mais experiência de palco, um ótimo evento, onde correu tudo bem, com apresentações agradeveis de se ver, muito obrigado pelo evento e pela oportunidade Sr. Ricardo Vieira, esperamos que haja o próximo , por : Gabriel Silva, da Swagmafious."

Matéria publicada no Saiu no Blog. Fotos exclusivas do Catiripapu.

SERÁ EXIBIDO NO CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS DOCUMENTÁRIO SOBRE VIDA DE CLEMENTINA DE JESUS


Um documentário, "Clementina de Jesus - Rainha Quelé", que ressalta a importância do canto de Clementina de Jesus para a Música Popular Brasileira (MPB) e para todos os povos da diáspora negra abre a programação Terças na Tela do Cine Teatro Lauro de Freitas (CTLF), Praça da Matriz, s/n, centro, na terça-feira, 27 de março, às 19h30, com entrada franca. A sessão integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPVC), ação da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), que será realizada em todos os espaços culturais administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da SECULT. A exibição do filme pretende homenagear todos as mulher no mês dedicado a todas elas.

O vídeo foi lançado em 2011 é assinado pelo cineasta paulista Werinton Kermes, com roteiro de Miriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Narra a trajetória da cantora carioca Clementina de Jesus, nascida em 7 de fevereiro de 1901, na comunidade de Carambita, bairro da periferia de Valença (RJ). Dona de casa e empregada doméstica, descoberta em 1963, pelo pesquisador de MPB Hermínio Bello de Carvalho. Quelé, como era chamada carinhosamente pelos amigos mais próximos, começou a mostra a beleza e a singularidade da sua voz para todo o Brasil, com idade avançada. A partir dai começou a dividir os palcos mais importantes do Brasil com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Pixinguinha João Bosco, que não esconde a influência de dona Clementina de Jesus na entonação de sua voz.

Um dos destaques do filme são os depoimentos de artistas como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, João Bosco, Paulinho da Viola e outros. Para o coordenador do CTLF, jornalista Hamilton Vieira, Clementina de Jesus com a sua voz gutural é o grito de todos os povos da diáspora negra. "Povos que foram formados nas Américas pela brutalidade da escravização, que levou aos afro-descendentes à exclusão, mas não conseguiu tirar sua alegria de viver, sua religiosidade, sua dignidade e de criar coisas belas em territórios tão adversos e cruéis", disse o jornalista.

No repertório da artista se destacam os cantos de trabalho, entoados pelos escravizados em sua lida nas fazendas, as rezas dedicadas aos mortos (incelências), o jongo, o partido alto e também os sambas mais modernos do repertório de João Bosco, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Martindo da Vila.

SERVIÇO

O Quê - Documentário Clementina de Jesus - Rainha Quelé, de Werinton Hermes.

Onde - Cine Teatro Lauro de Freitas, Praça da Matriz, s/n, centro de Lauro de Freitas.

Quando - Terça-feira, 27 de março, às 19h30.

Quanto - Entrada Franca

Classificação - Livre

ESCOLA MUNICIPAL ANA LÚCIA MAGALHÃES REALIZA DIA "D" COM A FAMÍLIA NA ESCOLA

Cerca de 130 pessoas entre: pais, alunos ,funcionários e professores da Rede Municipal da Escola Ana Lucia Magalhães participaram, do DIA D DA FAMÍLIA NA ESCOLA, através de uma Aula Passeio , para conhecer o patrimônio histórico, cultural e ambiental de Lauro de Freitas . Uma atividade muito produtiva, pois a comunidade tem oportunidade de conhecer a diversidade da cultura, fauna e da flora brasileira, bem como participar de uma atividade prazerosa e interessante. O passeio incluiu patrimônios históricos como praças, monumentos, além das belezas naturais como a Represa da Cachoeirinha e a Praia de Buraquinho entre outros.

Este projeto “FILHOS DE SANTO AMARO” é realizado na escola a cerca de 8 anos , onde os alunos realizam saídas de campo, entrevistam moradores e produziram o primeiro registro audiovisual do município , há 04 anos a escola optou em realizar no dia D DA FAMÍLIA , através da aula viva .

O projeto do DIA D DA FAMÍLIA NA ESCOLA foi desenvolvido pela Escola Ana Lúcia Magalhães, convidando os pais e responsáveis a conhecerem mais de perto a sua realidade. Além disso, é uma ocasião para que os educadores, com apoio dos núcleos e parceiros locais, trabalhem para a recuperação do papel escolar como pólo de referência comunitário. E bradar: todo dia é dia de família na escola!


SINALDO SOUZA PEREIRA ENVIA E-MAIL PARA O CATIRIIPAPU CRITICANDO CHICO FRANCO

No dia 23 de março, o líder comunitário Sinaldo Souza Pereira, encaminhou um e-mail para o blog Catiripapu. O teor? Uma demonstração do seu cansaço político, em ver a repetição de sempre. Veja o que Sinaldo escreveu.


O VICE DE SEMPRE...

Quanto vale o vice de sempre? Em toda campanha municipal, estar a figura do vice, seja qual for o lado e seja qual for o partido. O que importa, é ser VICE DE SEMPRE, O eleitor não é mais besta, o VICE DE SEMPRE vai pagar caro por esta venda, é só o tempo passar. Vamos esperar pra ver o VICE DE SEMPRE em mais uma negociação, não importa com quem ou de que lado seja, o importante é ser o VICE DE SEMPRE. A justiça de Deus tarda mais não falha.

Por Sinaldo Souza Pereira