terça-feira, 6 de março de 2012

SineBahia divulga vagas para 4ª-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou a lista de vagas de emprego disponível para quarta-feira (07). De acordo com o órgão, são oferecidas oportunidades para:

Assistente de logística
Residir no eixo São Cristóvão – Lauro de Freitas
Ensino médio / Preenchimento do quadro feminino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Motorista de automóveis
Residir no eixo São Cristóvão – Lauro de Freitas
Ensino médio completo / CNH B
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Operador de empilhadeira
Residir em Lauro de Freitas
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Para o atendimento, é preciso comparecer à unidade central do SineBahia (Avenida ACM, nº 3359, Condomínio Torres do Iguatemi), das 8h às 17h, portando o número do PIS, PASEP ou NIS; carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Jovem de 23 anos é morto perto de casa em Lauro de Freitas

Um jovem de 23 anos foi morto a tiros perto de sua residência na noite desta segunda-feira (5) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, segundo informações da 23ª Delegacia, que investiga o caso.

Fábio Souza Frutuozo foi morto com vários tiros na rua Salete, no bairro do Chafariz. A polícia ainda não identificou o autor dos disparos. O crime aconteceu por volta das 19h30, mas o corpo do rapaz ainda não foi removido.

Também em Lauro de Freitas, Edcarlos Lima Santos, 18 anos, foi morto a tiros na tarde de hoje. O crime aconteceu na rua Ivone Argolo, no Jardim Castelão, e é investigado pela delegacia de Portão.

*Correio

Embasa passa a atender em Lauro de Freitas

Com a inauguração, na segunda-feira (5), da nova sede do SAC no município de Lauro de Freitas, o posto de atendimento da Embasa passa a funcionar no mesmo endereço, o estacionamento G1 do Shopping Passeio Norte (Estrada do Coco, s/n).

No posto, que funciona das 8h às 16h, o cliente pode solicitar segunda via de conta, análise de consumo, religação de água, consultas de débito e parcelamento, além de registrar reclamações. A média de atendimento em Lauro de Freitas é de 5.500 usuários por mês.

Com a entrada em funcionamento da nova unidade, está desativado o atendimento no Shopping Litoral Norte. Além das lojas físicas, o consumidor pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-0555-195 ou pela internet.

Pegas e rivalidade marcaram a abertura do Baiano de Kart

O bom público que prestigiou a primeira etapa do Campeonato Baiano de Kart que foi disputada domingo no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Numa manhã repleta de adrenalina, os primeiros vencedores do ano foram Alexandre Rosário, na Super Kart 125 Cc; Euvaldo Luza, na Sênior 125 cc; Moacir Lopes, Sport 400; Antonio Santos, na Sport 400 Júnior e Juan Emanuel, na Cadete.

Os primeiros carros na pista foram os dos pilotos das categorias com motor 125 cilindradas, a Super Kart e a Sênior que correm juntas. Depois da bandeira, o campeão do ano passado Alexandre Rosário pulou na frente e imprimiu um ritmo forte na corrida, seguido do jovem piloto Victor Luz que acompanhou o experiente campeão muito de perto e acabou em segundo.

Depois da bandeirada, Alexandre comentou: “começamos o ano de pé direito, foi uma corrida muito difícil, disputada em baixo de um sol muito forte, mas eu consegui largar bem, manter um ritmo forte para vencer”, comentou.

Corpo de homem achado em um campo de futebol em Itinga

O corpo de um homem foi encontrado por populares em um campo de futebol, no Loteamento Parque São Paulo, bairro de Itinga, município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Rafael Cerqueira Paulo, 30 anos, foi executado com um tiro na cabeça, na manhã de ontem, em um campo de futebol. Agentes da 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga) estão no local.

A vítima era moradora do bairro e populares não souberam informar a motivação para o crime. Agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irão investigar o assassinato. (Tribuna).

Cultura x Violencia


Em Lauro de Freitas urge a necessidade de um diálogo mais intenso entre a juventude negra e a Administração Pública local. A violência, somada ao aumento do consumo de drogas e outros entorpecentes tem sido um desafio cotidiano para organizações sociais e o governo.

A Posse de Conscientização e Expressão (PCE) Movimento Hip Hop, Campanha Reaja, Quilombo Xis e o CEN (Coletivo de Entidades Negras), terão no mês de março uma audiência com a prefeita Moema Gramacho, para apontar possíveis estratégias de combate à violência nas áreas de grande incidência.

Para a juventude negra de Lauro de Freitas a ferramenta social mais eficaz contra as drogas e todas as outras formas de violência é a cultura. 'A cultura é libertária e transformadora'.

Quando falamos de cultura hip hop mergulhamos ainda mais profundamente nesse universo de jovens em situação de risco, jovens estes que são “alvo” prioritário dos programas institucionais de combate à violência, como por exemplo o Programa Pacto pela Vida, do Governo Estadual.

Pacto Pela Vida

Nossos questionamentos à cerca do Pacto pela Vida são sim, dignos de análise e debates. E porque não?

Quando vejo a propaganda institucional apresentar artistas na condição de viciados pelos seus talentos, reporto-me, imediatamente, à realidade de nossas periferias.

Para um viciado em crack, fica fácil alimentar seu vicio, já que a droga pode ser encontrada em qualquer esquina do seu bairro ao valor de R5,00 (cinco reais).

No contra ponto, é extremamente difícil manter o vício em música e esporte tendo em vista que as ferramentas que viabilizam a produção dessas atividades não são tão populares e acessíveis como o crack.

Assim sendo, o que nós propomos é apresentar um programa que tenha, em seu eixo central, a disponibilização dessas tecnologias sociais nos locais de maior índice de vulnerabilidade juvenil.

Temos a inserção, vivemos no cotidiano e na condição de igual, temos crédito em nossa comunidade e, portanto, estamos aptos e legitimados a atuar.

Em 2011 durante visita da ONU a Lauro de Freitas, apontamos a necessidade de potencializar as periferias a partir da cultura e suas diversidades.

Ricardo Andrade

Jovem é assassinado no Chafariz

Um jovem de 21 anos foi assassinado ontem na localidade do Chafariz, Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, por volta das 19:00 horas. Segundo depoimentos de moradores, Fábio, como era conhecido, cantava RAP e frequentava a igreja.

De um tempo pra cá entrou "no mundão" e ontem teve sua vida ceifada a tiros.

Comentario

Esse tipo de acontecimento reforça a necessidade de distribuir cultura em nossas comunidades. Fabio, cantava rap, e se uma estrutura de produção cultural tivesse disponibilizada naquela comunidade, com certeza ele não teria sido seduzido pelo crime.

Ricardo Andrade
Articulador
Mov. Hip Hop

Candidatos de concurso suspenso em Lauro de Freitas procuram Ministério Público

Candidatos prejudicados com a suspensão do concurso público de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, procuraram o Ministério Público Estadual para entrar com representação contra a prefeitura do município e a empresa Libri Capacitação de Recursos Humanos Ltda. O certame foi suspenso no domingo, após os candidatos reagirem às mudanças repentinas nos locais das provas. Candidato à vaga de motorista, Bergmarc Santos, 31, esteve no MP.

“A orientação foi para que juntássemos provas como fotos e comprovantes de inscrição para enviar ao Ministério Público. Além disso, vamos entregar um abaixo-assinado”. No caso dos inscritos que tiveram prejuízos financeiros com passagens e hospedagens, a promotora de Justiça Patrícia Peixoto explicou que os documentos emitidos com esses fins não poderão ser anexados ao procedimento inicialmente.

No domingo, a confusão começou depois que candidatos não puderam participar do processo seletivo por causa da mudança dos locais de provas. Ao todo, 18 mil pessoas concorriam a 600 vagas para motorista, técnico de enfermagem, recepcionista e operador de máquinas e equipamentos.

A prefeitura de Lauro de Freitas rescindiu nesta segunda (6) o contrato com a empresa Libri Capacitação de Recursos Humanos Ltda., organizadora do concurso público de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. “Já comuniquei à empresa e orientei a nossa Procuradoria para fazer o distrato junto com o Departamento Jurídico da Libri”, disse a prefeita Moema Gramacho.

Segundo ela, ainda não há previsão para que um novo processo seletivo seja realizado. “Em breve, vou comunicar as providências que serão tomadas sob orientações da Procuradoria e da lei”, ressalta. A prefeita disse ainda que a Procuradoria Geral do Município avalia outras providências a serem adotadas em relação à empresa Libri. “A primeira foi o distrato. Não vamos mais fazer as provas. Não há possibilidade por conta da credibilidade colocada sob suspeita, em função das falhas de organização”, enfatiza. Também nesta segunda (5), a promotora Patrícia Peixoto pediu que a prefeitura preste informações oficiais sobre todos os acontecimentos relacionados ao concurso, além de enviar uma cópia do contrato e dados sobre o dinheiro público aplicado na realização do certame.

Moema Gramacho disse não saber qual o montante investido no processo seletivo. “Não tenho em mãos, mas todos os custos estão explicitados no edital da licitação. É importante dizer que a empresa ofereceu o menor preço”, esquiva-se. Ela ressalta, porém, que as inscrições de todos os candidatos estão mantidas. “Vamos comunicar, para aqueles que não queiram participar, a abertura de prazo para manifestação do interesse de desistência, para que seja providenciada a devolução dos valores pagos na inscrição”.

*Correio