quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Empresa pode consultar SPC, Serasa e órgãos de polícia antes de contratar, decide TST


A 2ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rejeitou apelo do MPT (Ministério Público do Trabalho da 20ª Região), em Sergipe, para impedir que uma rede de lojas de Aracaju consultasse SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A), órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar funcionários. Em decisão unânime, os minitros da 2ª turma consideram que as consultas não são fatores discriminatórios, e sim critérios de seleção de pessoal que levam em conta a conduta individual. No recurso ao TST, o MPT alegou que a decisão regional violou os artigos 1º, inciso III, 3º, inciso IV, 5º, inciso X, da Constituição da República, e 1º da Lei 9.029/1995, sustentando que a conduta da empresa é discriminatória. Leia mais no Última Instância.

Funcionário de lotérica é morto em tentativa de assalto em Itinga, Lauro de Freitas


Um funcionário de uma lotérica foi morto a tiros no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta quinta-feira (23). Jair Cerqueira Lima, 21 anos, foi baleado quatro vezes e morreu a caminho do hospital.

Segundo informações da 27ª Delegacia, quatro homens chegaram ao local por volta das 8h30 da manhã anunciando o assalto. Jair, que havia chegado à lotérica uma hora antes com o proprietário, foi retirar o lixo e quando voltou se deparou com os ladrões e um deles atirou no jovem. "A gente ainda está vendo exatamente o que aconteceu", diz a delegada plantonista Carla Santos Ramos.

A lotérica estava cheia no momento do crime. "Era um dos horários de pico. Estava lotada, tinha gente pagando conta, recebendo Bolsa Família", explica a delegada.

Jais foi levado para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos. Os quatro bandidos, que agiram sem capuz no rosto, fugiram sem levar nada - a lotérica é blindada. A polícia já pediu as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os ladrões. "É um absurdo esse crime, em plena luz do dia, matarem uma pessoa que saiu de casa para trabalhar".

*Correio

Com parceria afinada, Will Smith e Josh Brolin divulgam 'MIB 3' no Rio de Janeiro


No que depender do bom humor dos protagonistas, “Homens de preto 3”, previsto para estrear em 25 de maio, dez anos após o lançamento do segundo filme da série, promete cumprir a missão de fazer rir. No Rio para divulgar o longa, que terá cópias em 3D, Will Smith e Josh Brolin divertiram os jornalistas que estiveram na coletiva de imprensa para divulgação do longa, nesta quinta-feira (23), em um hotel da Zona Sul da cidade.

A nova dupla de agentes – Broslin interpreta a versão jovem de K, vivido por Tommy Lee Jones, e parceiro de J (Smith) – mostrou estar afinada na hora de fazer piada desde o início da entrevista, quando brincaram de ler frases em português, até o fim, quando o mais novo ator da franquia viu uma foto de Neymar, a pedido de uma repórter, e perguntou: “É o Justin Bieber?”.

No clima do carnaval, Will Smith toca o surdo de um
ritmista na sacada do hotel (Foto: AE)
Além do entrosamento no quesito humor, os atores dizem que o resultado da parceria nas telas também foi bom. “A química ou você tem ou não. Na primeira vez que estávamos em cena juntos, imediatamente senti uma coisa idêntica ao que senti no primeiro MIB. Conseguimos uma dinâmica idêntica", contou Smith, comparando com a estreia da franquia, em 1997. (G1)

Obama pede desculpas a presidente do Afeganistão por queima do Alcorão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou a seu colega afegão Hamid Karzai uma carta de desculpas pela queima de cópias do Alcorão numa base militar americana, informou o gabinte de Karzai nesta quinta-feira (23).
Obama disse que o incidente não foi intencional e que determinou uma ampla investigação, segundo a fonte.
"Desejo expressar meu profundo pesar pelo incidente informado", afirma Obama em sua carta entregue a Karzai pelo embaixador americano Ryan Crocker. "Estendo ao senhor e ao povo afegão minhas sinceras desculpas".
"O erro foi inadvertido; garanto tomarei as medidas apropriadas para evitar uma repetição do tipo", acrescentou.

JAILSON BARAÚNA, AMIGO DO ESPORTE DE LAURO DE FREITAS APRESENTA "CORAÇÃO TRICOLOR" NA TUDO FM EM NOVO HORÁRIO


O programa “Coração Tricolor”, da rádio Tudo FM, a partir deste domingo (26) terá novo horário. Devido ao fim do horário de verão, o programa comandado por Jailson Baraúna irá ao ar das 15h às 16h. A atração, que em apenas dois meses na grade da Tudo FM 102,5 já se consolidou entre os ouvintes, deixa o torcedor por dentro das últimas notícias do Esquadrão, com informações em primeira mão e entrevistas exclusivas. Para enviar mensagens ao apresentador durante o programa, basta acessar a página da Turma da Bola no Facebook.
Bahia Notícias.

MAJESTADES DO CARNAVAL ESTÃO FELIZES POR CUMPRIREM REINADO E POR RECEBEREM A PREMIAÇÃO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS


O Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Lauro de Freitas, Carlitinho Sampaio e Laís Landin, cumpriram muito bem os seus respectivos papeis como rei e rainha.

Participaram de uma forma honesta e bastante democrática, atendendo a agenda do carnaval e dos blocos. Soube que ontem, na quarta-feira de cinzas, os dois receberam da Comissão Carnavalesca, a premiação de R$500,00 (quinhentos reais),para cada um. Um valor simbólico, mas que valeu a pena. Depois, foram para a pizzaria, comer e resenhar!!!

Parabéns!!!

SECRETÁRIO DE CULTURA ANTONIO LÍRIO "APARECEU" MAIS QUE SERPENTINA NO CARNAVAL DE LAURO DE FREITAS


Nesse carnaval de 2012, não vi muitas serpentinas, sério mesmo!!! Mas o secretário de Cultura, esteve presente em todos ou quase todos os blocos, aparecendo até mesmo, mais do que os tradicionais enfeites da festa carnavalesca.

Enquanto isso, a prefeita, os secretários, as autoridades,os prefeituráveis, desapareceram... Lírio arrasou, e deu seu nome na festa que era pra ser de momo!!!


Neto, que foi o seu fotógrafo oficial, acho que criou calos nos dedos, por clicar tanto aquela câmera fotográfica, mas fez muitas fotos do secretário Lírio, que também será candidato a vereador, talvez, botando a cara na rua, pra aumentar a popularidade, e está certo.

Subiu em trio, em carro de som, bateu tambor, sambou, dançou... Enfim, durante o carnaval fez a festa, usando a sua sabedoria, que com certeza, logrará alguns votinhos a mais em 7 de outubro.

Ta certo também!!! Quem não fez, porque não quis, ou não pôde!!!

Filiação partidária é usada como critério de contratação na Secult, denuncia advogado

Depois da popularização do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) nos órgãos estaduais, que possibilita a contratação temporária para atividades de caráter permanente, e das seleções através de entrevistas e análise curricular, sem a necessidade da realização de concurso público, a Secretaria da Cultura da Bahia incluiu um critério no mínimo duvidoso no edital nº 001/2012, que regula o processo seletivo simplificado para contratação de representante territorial de cultura. Trata-se da filiação ou militância político-partidária. Ou seja: militantes de partido político poderão ter dez pontos acrescidos em sua análise de currículo. O item 11 do edital permite, no caso de não preenchimento da vaga, “a contratação direta, com aplicação de entrevista” apenas.

A denúncia é do advogado da União Waldir Santos, professor e colunista do Jornal A Tarde e da rádio CBN, que encaminhou uma carta aberta ao titular da pasta, a qual vem circulando na internet. No documento, ele afirma que “o edital não aponta o fundamento jurídico para que se deixe de lado a regra do Decreto 8112/2002. Simplesmente diz que se elevada pontuação não for alcançada ocorrerá a contratação direta. Ora, se entre os inscritos não houve gente com a alta qualificação exigida, onde serão eles encontrados?”. Seria “o escancarado propósito de beneficiar algumas pessoas?”

O advogado chama atenção ainda para o item V, que exige a obtenção de 42 pontos para que o candidato não seja eliminado. Segundo ele, mesmo que um candidato tenha um currículo invejável, ele pode não alcançar a meta, deixando a escolha por conta do secretário. Por exemplo, um candidato com doutorado (12 pontos), seis meses de estágio na área cultural (4 pontos), dois anos de pesquisa ou monitoria na área cultural (3 pontos), dois anos de atividades em entidade cultural (10), uma obra literária publicada (5), uma obra cinematográfica publicada (5) e participação em dois cursos de extensão universitária relacionados à cultura (2 pontos), pode não conseguir atingir os critérios exigidos.

Waldir termina a carta pedindo mais “qualidade” para o povo baiano, selecionando-se os servidores públicos pelo caminho do mérito, como manda a Constituição Federal. (Emerson Nunes)