quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maioria dos ministros do STF vota pela aplicação da Lei da Ficha Limpa

Após o voto de Carlos Ayres Britto na tarde desta quinta (16), a maioria dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou favoravelmente (por 6 a 1) à aplicação dos principais pontos da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012.

O julgamento só será encerrado após os votos do presidente do Supremo, Cezar Peluso, e dos ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. O resultado só será proclamado no final porque, até o julgamento terminar, os ministros podem modificar o voto.

A Lei da Ficha Limpa prevê a proibição da candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a lei gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.(G1)

CBN QUER FECHAR NOVA ROTA DE FUGA DO PEDÁGIO EM CAPELÃO, LAURO


A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho se reuniu na noite desta terça-feira (14) com representantes do Jambeiro, Capelão e Areia Branca, para discutir o pedágio da Estrada do Cia-Aereporto. Sem poder impedir a cobrança, a prefeitura colhe opiniões da população sobre possíveis contrapartidas e negocia com a Concessionária Bahia Norte (CBN), responsável pela via.

No entanto, informações contraditórias divulgadas pela própria CBN sobre o fechamento da entrada do Capelão, inviabilizaram o prosseguimento das discussões. "Faremos reunião com a presença da Bahia Norte e do Governo do Estado, logo após o Carnaval" - anunciou a prefeita.

Técnicos do BN garantiram à prefeita de que não haveria possibilidade de deixar a via do Capelão aberta, por ser "rota de fuga". Como já existe a via alternativa, por dentro de Itinga, e passagem para pedestre à localidade, há legalidade para a construção deste bloqueio. Durante o encontro, Moema ficou sabendo que representante da BN afirmou que o fechamento do Capelão dependia dela. Pega de surpresa, a prefeita rebateu: "Se depender de mim não fecha nada. Aliás, não haveria nem pedágio".

A Concessionária, para minimizar o impacto sobre as comunidades, aceitou negociar contrapartidas como isenção do pedágio, drenagem e pavimentação de ruas, construção de escolas, salas de aula e quadras esportivas. Já foi garantido complexo de viadutos que interligará Areia Branco à Ceasa, evitando pagamento do pedágio para moradores da localidade. No entanto, as comunidades ainda brigam para que a via que liga o Capelão à estrada não seja fechada.

Bahia Já

MOEMA DIZ NÃO ESPERAR TRAIÇÃO DE CHICO FRANCO


A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), disse ainda acreditar que terá o apoio do seu secretário do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Chico Franco (PCdoB), na disputa pela sucessão municipal, apesar do anúncio de que o titular pode compor uma chapa com o vereador Márcio Paiva (PP). Segundo estimativa feita pelo secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência de Salvador, Marcelo Abreu, há possibilidade de um acerto entre Franco e Paiva ser fechado logo depois do Carnaval. A gestora, porém, ainda aposta que o comunista ficará ao seu lado e apoiará o seu candidato, o vice-prefeito João Oliveira (PT). “Estamos discutindo a composição com os partidos da base, entre eles o PCdoB”, afirmou Moema em conversa com o Bahia Notícias na manhã desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa da Bahia, onde acompanhou a abertura dos trabalhos da Casa para este ano. Além de lembrar que outro nome da base aliada, o vereador Carluxo (PSB), também se apresentou para concorrer ao cargo maior do Executivo municipal, a petista enviou um recado a Franco. “Ele é meu secretário. Espero que não haja traição”, declarou.

Bahia Notícias

Bahia goleia o Juazeiro no primeiro triunfo sob o comando de Falcão


Ainda era a quarta-feira pré-Carnaval, mas a folia de gols se instalou com antecipação no Adauto Moraes. Na primeira vitória de Falcão no comando do Bahia, o time se apresentou bem e goleou o Juazeiro por 4 a 1, fora de casa, e se mantém firme na liderança do Campeonato. Souza, com dois, Gabriel e Júnior fizeram a festa pra balançar as redes ainda no primeiro tempo da partida válida pela 9ª rodada. Stefan diminui para os donos da casa.

Com o resultado desta quarta, o Bahia foi a 20 pontos e encostou no líder Bahia de Feira, que tem 21. O Tremendão ainda não jogou e encerra a rodada nesta quinta-feira (16), em casa, contra o Atlético de Alagoinhas. O Juazeiro, mal no Baianão, continua amargando a lanterna com apenas três pontos depois de nove rodadas.

O Baianão dá uma pausa para o Carnaval, e a 10ª rodada começa na Quarta-feira de Cinzas. Na quinta (23) o Esquadrão recebe o Fluminense de Feira, em Pituaçu, a partir das 20h30. No mesmo dia e hora o Juazeiro visita o Itabuna, no Luís Viana Filho.

*Correio