quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Wagner se pronuncia sobre greve parcial da PM e diz que usará “medidas enérgicas” se preciso

O governador Jaques Wagner se manifestou nesta quinta-feira sobre a greve parcial da Polícia Militar da Bahia, depois de chegar de viagem a Cuba e ao Haiti com a presidente Dilma Rousseff. “Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal”, disse Wagner, se referindo à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que decretou a greve. Ele disse que “Na defesa dos interesses maiores da população baiana, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário”, salientando que acredita que o diálogo é a melhor saida. Segundo o secretário da Segurança Pública Maurício Barbosa, a presidência garantiu a vinda do “número necessário” de membros da Força Nacional e do Exército para garantir a volta da “sensação de segurança”, “por mais que nossas forças policiais estejam trabalhando”, segundo salientou. “O que estamos vivendo é uma onda de boatos; temos alguns casos pontuais, não podemos desconsiderar isso (…) Temos que reconhecer que estamos vivendo uma sensação de insegurança por conta de uma paralisação de uma única associação”, disse Barbosa em coletiva nesta tarde. (Correio)

Aleluia diz que “povo baiano prova veneno do PT com greve da PM”

O presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, fez duras críticas ao governador Jaques Wagner (PT) ao comentar a greve da Polícia Militar da Bahia. Aleluia declarou que o chefe do Executivo baiano precisa “descer do helicóptero e vê o caos que está o Estado”. “Se, em Salvador, a greve da Polícia Militar já causa inúmeros distúrbios, a situação se agrava no interior, onde o contingente policial é bem menor. Em Feira de Santana e Itabuna, o comércio e os bancos fecharam, os ônibus foram recolhidos às garagens e já se fala até em tiroteios com mortes”, denunciou o parlamentar. O oposicionista ainda cobrou uma atitude do petista. “O governador e seu partido bancaram a greve da Polícia Militar em 2001, que tantos transtornos e prejuízos causaram à população. E agora não sabem negociar o fim da paralisação atual. Infelizmente não é Wagner que está provando do próprio veneno, como diz o dito popular. É o povo da Bahia que está provando do veneno do PT”, encerrou. (Victor Pinto)

FOTO BABADO DE HOJE!!!

Chico Franco (PC do B), e DR. Márcio Paiva (PP), pré-candidatos a prefeito, com as baianas, na Festa de Iemanjá, em Buraquinho. Mariana igualmente a arroz, está em tudo e não perde nada. Será que vai ter votos?! Cadê a Ladisbiba, que não está colado em Chico?!

Não sei no que vai dar toda esta história. Só sei, que além de muito babado, pode dar panos pra manga!!! Bola pra frente!!! Amanhã é outro dia...

PROJETO PASSANDO O RODO NAS PRAIAS COMEÇA SÁBADO EM BURAQUINHO


A primeira etapa do Projeto Passando o Rodo nas Praias acontece neste sábado, dia 4, na Praia de Buraquinho, Lauro de Freitas, a partir das 9h. A iniciativa conta com uma programação que vai do teatro ao M.M.A. e tem como objetivo promover a consciência e cidadania ambiental.

Com uma mega estrutura formada por quatro tendas, apresentação de teatro e prática de esportes, o projeto visa a extinção do lixo nas praias e fundo do mar. Numa das tendas, o Projeto Tamar fará uma exposição de réplicas de tartarugas, além de uma maquete mostrando situação de conflito entre a vida marinha e os agentes agressivos como o lixo, a iluminação à beira mar, além dos veículos que transitam nas praias.

Nessa primeira etapa do Projeto, serão promovidas atividades de recreação e interatividade com usuários das praias e com 150 crianças do Projeto Segundo Tempo, da Secretaria de Esporte e Cultura de Lauro de Freitas. Na oportunidade serão expostos móveis feitos a partir da reciclagem de pneus, além de uma mostra de fotografias impactantes, que mostram a degradação marinha.

AMIZADE DE ANOS E UNIÃO QUE SE FORTALECE A CADA DIA


Presentes na festa em homenagem a Yemanjá, realizada no dia de hoje, (02), em Buraquinho, os pré-candidatos Dr. Márcio (PP) e Chico Franco (PCdoB), cada vez mais, fortalece uma união, proveniente de uma amizade antiga.

É isso aí, Lauro de Freitas precisa de mudança. E, segundo o povo laurofreitense, esses dois juntos, com certeza, virão com tudo para o bem da cidade.

Foto: Marcelo Aragão
LF News

SUPREMO DECIDE POR 6 A 5 QUE CNJ TEM AUTONOMIA PARA INVESTIGAR JUÍZES


Maioria entendeu que conselho pode abrir processos contra magistrados

O Supremo Tribunal Federal decidiu por 6 votos a 5 que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem autonomia para investigar e punir juízes e servidores do Judiciário. Com o resultado, perde efeito decisão liminar (de caráter provisório) do ministro Marco Aurélio Mello que reduzia a autonomia do CNJ.

Ação proposta em agosto do ano passado pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) contestava a competência do órgão para iniciar investigações e aplicar penas administrativas antes das corregedorias dos tribunais.

No processo, a entidade questionava a legalidade da resolução 135 do CNJ, que regulamenta processos contra magistrados e prevê que o conselho pode atuar independentemente da atuação das corregedorias dos tribunais.

Marco Aurélio Mello
Após o término da sessão, Marco Aurélio Mello, relator da matéria, criticou a decisão da maioria do Supremo. “É um superórgão a quem o Supremo deu uma carta em branco. Só espero que não haja um despejo do Supremo do prédio que ele hoje ocupa”, afirmou.

No julgamento, Mello defendeu que o trecho da resolução sobre a competência do CNJ seja interpretado em “conformidade com a Constituição”, de modo a fixar a “competência subsidiária” do conselho.

Ele também contestou o parágrafo único do artigo 12, segundo o qual as normas previstas na resolução devem ser observadas pelas corregedorias, que podem se utilizar apenas das regras internas que não estejam em conflito com as normas do conselho.

Para o ministro, os tribunais precisam ter autonomia para elaborar suas próprias normas disciplinares. “Uma vez mais, verifica-se a invasão da autonomia administrativa dos tribunais para regular o procedimento disciplinar”, disse.

O ministro afirmou que a Constituição “não autoriza o Conselho Nacional de Justiça a suprimir a independência dos tribunais”. Para ele, o objetivo final de punir magistrados, não pode justificar o descumprimento da lei.

“Como tenho enfatizado à exaustão, o fim a ser alcançado não pode justificar o meio empregado, ou seja, a punição dos magistrados que cometem desvios de conduta não pode justificar o abandono do princípio da legalidade.”

Rosa Weber
Em seu primeiro julgamento como ministra do STF, Rosa Weber votou pela manutenção dos poderes do CNJ.

“A multiplicidade e discrepância a que sujeitos os juízes em sede disciplinar atentam contra o princípio da igualdade. [...] Reclama a existência de um regramento uniforme da matéria”, afirmou. “Entendo que a competência do CNJ é originária e concorrente e não meramente supletiva e subsidiária”, concluiu a ministra.

Questionada pelo ministro Marco Aurélio Mello se a atuação do CNJ independe de motivação, a ministra afirmou: “Entendo que a atuação do CNJ independe de motivação expressa, sob pena de retirar a própria finalidade do controle que a ele foi conferido.”

A ministra defendeu ainda a atribuição do CNJ de elaborar regras relativas a procedimentos disciplinares. As informações são do G1.

JOEL SANTANA PEDE DEMISSÃO DO BAHIA PARA SER TÉCNICO DO FLAMENGO

Joel Santana não é mais treinador do Bahia. O técnico pediu demissão no início da noite desta quinta-feira, 2, após reunir-se com Paulo Angioni, gestor de futebol do clube, e com o presidente Marcelo Guimarães Filho.

A saída de Joel já era esperada pela torcida e pela diretoria tricolor. Os rumores começaram na quarta-feira, 1, quando a imprensa carioca veiculou que o treinador estava acertado com o Flamengo para substituir Vanderlei Luxemburgo, que seria demitido.

De fato, também no início da noite desta quinta-feira, a presidente do clube carioca, Patrícia Amorim, anunciou oficialmente a demissão de Luxa. “Conversamos com ele [Luxemburgo], percebendo o ambiente conturbado, coisas que observamos, vimos que os pensamentos eram divergentes. A conclusão desse encontro foi o afastamento do treinador”, disse. A dirigente, no entanto, negou qualquer contato com Joel Santana.
Com a saída de Joel, começa a procura pelo novo treinador do Esquadrão para a temporada 2012. O nome mais forte é o de Renato Gaúcho, que participou do acesso do Bahia à Série A, em 2010.

Ainda segundo a assessoria do Esporte Clube Bahia, a equipe será comandada pelo auxiliar Eduardo Barroca na partida do próximo domingo, 5, contra o Itabuna, no Estádio Luís Viana Filho.

LAURO DE FREITAS LANÇA CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


“Queremos chamar atenção da sociedade para essa tragédia que é a violência contra a mulher. Nenhuma mulher merece ser agredida na sua dignidade, no seu corpo, na sua vida. Não podemos mais aceitar a violência que muitas mulheres no nosso país ainda sofrem”, disse a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Shuma Shumaher, no lançamento da campanha Quem Ama Abraça - pelo fim da violência contra as mulheres, realizado na noite desta terça, 31, no Auditório do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas.

A campanha busca chamar a atenção da população para os dados alarmantes denunciados pelo Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça, e a pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). “Nós pretendemos fazer com que esta campanha se constitua no mecanismo de informação e assistência onde as mulheres possam se defender,” ressalta prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho. A Campanha idealizada pela Redeh e Instituto Magna Mater tem a coordenação da Secretaria de Políticas Publicas para Mulheres de Lauro de Freitas e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).

Moema enfatizou que a cidade é a primeira a promulgar a Lei Anti-baixaria. “Não se pode mais usar recurso público no município para expressões artísticas que promovam violência ou que maculem a imagem da mulher.” A prefeita também destacou o esforço do governo municipal para combater a violência contra a mulher na cidade. “Além de sermos pioneiros na implantação da Secretaria de Política para Mulheres, Lauro de Freitas conta com um Centro de Referência, política de saúde da mulher, além do Projeto Carinhoso que cuida de nossas gestantes,” finaliza.

RITUAIS DE FÉ ILUMINAM FESTA DE IEMANJÁ EM BURAQUINHO


A celebração do dia Dois de Fevereiro deixou a praia de Buraquinho, Lauro de Freitas, em festa nesta quinta-feira. O verde do mar, o azul do céu, e o branco das roupas das baianas iluminaram o dia com as cores da Rainha do Mar. A entrega das oferendas durou toda a manhã. Para os pescadores, era o momento de agradecer pelas dádivas do mar e pedir proteção à iemanjá. Mãe Lúcia, do terreiro São Jorge Filho da Goméia, dirigiu os trabalhos, sob a benção dos cânticos bantos. Primeiro foi entoado, o Xirê, que é a saudação a todos os orixás. Depois, os sagrados cantos da Rainha do Mar. Em ritmo de afoxé, a banda de sopro guiou a procissão até os barcos, animando a multidão.

Cerca de dez barcos partiram da foz rio Joanes, vencendo a barra para realizar a entrega dos presentes. Na volta, a festa continuou com apresentações musicais em palco montado próximo à colônia. O presidente da Associação de Pescadores de Buraquinho, Jonas Tomás dos Santos, conhecido como Touro, contou que o mar estava agitado, mas as águas ficaram calmas na hora da entrega do presente. “É tudo questão de fé. Fizemos nosso trabalho, agradecemos a ela e voltamos”. Segundo ele, a festa fica maior a cada ano. “Não é do tamanho da do Rio Vermelho, mas a fé e a determinação são as mesmas. Em 2012 foi maior do que em 2011 e em 2013 com certeza vai ser maior ainda”.

A tradição em Buraquinho é tão remota quando as primeiras colônias de pesca do litoral baiano. A preservação dos rituais e o caráter popular são as principais características do evento.

Tribuna da Bahia

GRUPO ARMADO ROUBA CLIENTES EM LOJA E NO ESTACIONAMENTO DO SALVADOR NORTE SHOPPING


Um grupo de 10 a 15 homens armados levaram pertences de clientes no HiperBompreço e no estacionamento do Salvador Norte Shopping. De acordo com informações de um dos funcionários da loja da rede de hipermercados, até agora não há informações se os criminosos foram apreendidos. O estabelecimento contaria apenas com a segurança do centro de compras.

BLOCO MADRUGUEIROS DE PIJAMA CONVIDA O PÚBLICO PARA SE DIVERTIR NO CARNAVAL

O carnaval está se aproximando, faltando apenas 15 dias,período que as pessoas saem nas ruas param brincar, dançar,namorar e tomar uma cerveja gelada.

O Bloco Madrugueiros de Pijama, trabalhou para apresentar um dos mais bonitos abadás, inovou no design , optando mais destaque nas cores Azul e Amarelo,com Short, Camisa e Gorro,utilizando material de qualidade e com muito bom gosto,tudo para agradar os foliões de 2012.

Confira como ficou o Abadá :

FORÇA NACIONAL REFORÇA SEGURANÇA DE SALVADOR


A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informou na tarde desta quinta-feira (2) que a Força Nacional de Segurança Pública irá reforçar o policiamento em Salvador. No total, 150 policiais chegam à cidade às 22h e, em 48 horas, devem chegar outros 500.

Também está prevista a presença de tropas do Exército, após entedimento do governador Jaques Wagner com a presidente Dilma Rousseff.

A informação foi divulgada pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quinta-feira (2), no auditório da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Braga de Castro, e o delegado-geral da Polícia Civil, Helio Jorge, também participaram da coletiva.

Na sexta-feira (3) à tarde, o secretário Mauricio Barbosa e o coronel Alfredo Castro se reúnem com o comandante da VI Região Militar, general Gonçalves Dias, para definir a participação do Exército no reforço à segurança no estado.

O reforço no policiamento é anunciado diante da greve parcial dos policiais militares. PMs e bombeiros ligados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na tarde da última terça-feira (31).

Ainda hoje, o Comando da PM anunciou o reforço no policiamento das cidades de Feira de Santana e Ilhéus. Para Feira foram deslocadas viaturas da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Litoral Norte. Já para a cidade de Ilhéus foram enviadas equipes da CIPE Cacaueira.

Segundo a PM, o objetivo do reforço policial é intensificar e garantir a segurança da população.

AS LIDERANÇAS SINALDO PEREIRA E ADILSON BORGES PEDEM QUE CONCHA ACÚSTICA SE CHAME MARCELINO COSTA DA SILVA

POLÊMICA

Sinaldo Souza Pereira e Adilson Santos Borges, duas ilustres figuras polêmicas de Lauro de Freitas, estão azedas com o que está acontecendo no cenário político da cidade. Isso após a realização de uma homenagem póstuma ao músico, ROGER BATERA, na Praça Martiniano Maia (praça do Índio), no dia 28/1/2012, que faleceu em novembro de 2011.

Após a realização do tributo, houve uma manifestação dos amigos de Roger, para que a Concha Acústica, que será em breve inaugurada, receba o nome do músico. Ato, que está contrariando várias lideranças e artistas da cidade, que se posicionam contrariamente ao ato. Pelo simples motivo, de haver outras pessoas que têm maior merecimento que Roger, a exemplo do músico MARCELINO COSTA DA SILVA, que tem uma biografia artística de comprometimento social com Lauro de Freitas, e que muitas pessoas que vivem o momento contemporâneo da cidade, talvez, nunca ouviram falar.

Mas ele, além de implantar muitas fanfarras das escolas de Lauro de Freitas, ensinando muitos jovens e crianças da época, a serem músicos, além dele contribuir com a fabricação dos próprios instrumentos. Ele que era Sargento da Força Aérea Brasileira, atuando na Base Aérea de Salvador, jamais fora lembrado por todo serviço prestado a nossa cidade. Não desmerecendo ao amigo, Roger, apenas reconhecendo outros ícones da nossa música.

Acho justo a ideia de Sinaldo e Adilson, que estão preocupados com o tempo em que eles viveram, onde Marcelino teve uma grande influência artística, e sequer, é lembrado por nosso povo e nossos gestores.

Acho que ao invés de Bebel Carvalho (PSL) e Alexandre Marques (PRP), travarem uma luta política, deveria buscar uma luta social, para descobrir novos talentos através de ações concretas, ao invés de estarem digladiando por questões minúsculas. E buscarem a fundo a história da nossa Lauro de Freitas, para descobrir os nossos valores do passado.

OBS: ÍNDIO DO QUIOSQUE, TAMBÉM É CONTRA QUE A CONCHA ACÚSTICA DE LAURO DE FREITAS SE CHAME ROGER BATERA.

Isso vai dar panos pra manga!!!

PÂNICO EM LAURO DE FREITAS COM A GREVE DA POLÍCIA MILITAR

Está tudo fechando com a GREVE DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, em Lauro. Pelo que percebo, a Polícia Militar aqui na cidade está atuando normalmente pelo o que vi, mas ninguém está confiando, pois a boataria está instalada, fazendo com que o povo entre em pânico.

Muitas histórias estão enchendo os ouvidos da gente, hora arrastões, assaltos... Vixe!!! Cada minuto um fato mais intimidador, mas o Comando da Polícia, diz que está tudo normal!!! Como normal?!

Vamos com calma, ouçam as rádios, assistam as TVs e leiam os blogs, que estaremos informando com bastante frequência e deixando vocês informados.

CUIDADO COM BOATOS!!!

MÁRIO NEGROMONTE DEIXA O CARGO DE MINISTRO DAS CIDADES


O ministro das Cidades, Mário Negromonte, do Partido Progressista (PP), pediu nesta quinta-feira (2) demissão do cargo, que ocupava desde o início do governo Dilma Rousseff. A saída ocorre após uma série de denúncias sobre a gestão da pasta e a exoneração de outros dois servidores da cúpula do ministério.

Com a saída, Negromonte reassume o mandato de deputado federal pelo PP-BA. Ele é o nono ministro que sai do governo Dilma - o sétimo envolvido em acusações de irregularidades.

Demissão
Em sua carta de demissão, Negromonte agradece a presidente Dilma pela confiança que recebeu. Diz que sempre se manteve fiel ao governo da presidente e aponta uma "batalha na mídia" contra ele. No documento, afirma ainda que as denúncias de irregularidades sobre a pasta que comanda não comprovaram nada contra ele.

Na última quarta (1), o deputado Vilson Covatti (PP-SC) disse que Negromonte estava desgostoso com o que chamou de "fogo amigo" dentro do partido. "Ele continuou tendo o fogo amigo, e acho que se desgostou com isso porque continuam as criticas. Ele continua sangrando sem necessidade", disse Covatti.

Vilson Covatti e outros deputados do partido, como Roberto Brito (PP-BA) e Waldir Maranhão (PP-MA), estiveram na tarde desta quarta-feira no gabinete de Negromonte, momento em que, segundo relato de Covatti, foram informados sobre a intenção da demissão. Negromonte aguardava apenas o retorno da presidente Dilma Rousseff do Haiti para oficializar sua saída.

A exoneração do ministro sucede trocas em postos próximos ao ministro. Nesta segunda-feira (30), o "Diário Oficial da União" publicou a exoneração do assessor parlamentar João Ubaldo Coelho Dantas. Na semana passada, o ex-chefe de gabinete do ministro das Cidades, Cássio Peixoto, foi exonerado após ter o nome envolvido em denúncias.

Em novembro, segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", ele pressionou funcionários do ministério a fraudar um parecer técnico que recomendava um sistema de transporte mais caro para Cuiabá na Copa do Mundo. Na época, a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério, Luiza Gomide, negou a fraude. O ministro Mário Negromonte mandou abrir sindicância interna para investigar o caso.

Na semana passada, o jornal "Folha de S. Paulo" trouxe nova denúncia. Segundo a reportagem, o ministro e dois assessores participaram de reuniões com o dono de uma empresa de informática, que estaria interessado numa proposta milionária de informatização do ministério.

Desgaste
Desde o ano passado, Negromonte sofria desgaste no cargo, com denúncias sobre o comando da pasta. Em agosto, reportagem da revista “Veja” acusava Negromonte de oferecer R$ 30 mil a ao então líder do partido na Câmara para apoiar sua permanência no cargo. Em nota, ele negou a suposta oferta.

No mesmo mês, reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” mostrava que, em menos de dois meses, o ministério havia liberado R$ 1,035 milhão para o município de Glória (BA), cuja prefeita, Ena Wilma, é mulher do ministro.

Em novembro, reportagem da revista “Época” dizia que o ministro usou o cargo para obter patrocínio estatal para a Festa do Bode, em Paulo Afonso, reduto eleitoral de seu filho, o deputado estadual Mário Filho, no interior da Bahia.

Ao participar de evento do governo da Bahia naquele mês, Negromonte chorou e criticou os adversários e a imprensa pelas denúncias. Disse que era alvo de “fogo amigo”, aliados que, segundo ele, teriam “interesse no ministério”.

"As denúncias vieram de parte da imprensa certamente insatisfeita com o governo federal, [que quer] enfraquecer a presidente Dilma. É uma mulher, existe discriminação. Existe discriminação com nordestino. Fizeram uma ilação sobre a Festa do Bode. Se fosse Festa da Uva, da Maçã, certamente ninguém faria discriminação. Como a Festa do Bode é coisa de nordestino, o ministro é nordestino, tome cacetada", disse Mário Negromonte. As informações são do G1.

João Leão afirma ter sido sondado pela bancada para substituir Negromonte

Com a saída de Mário Negromonte do comando do Ministério das Cidades, o Partido Progressista (PP) não deve perder espaço na Esplanada, garante o interlocutor próximo à presidente Dilma Rousseff, o titular da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. De acordo com o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão (PP), presente na manhã desta quinta-feira (2) nos festejos de Iemanjá, a bancada progressista o sondou para que ele substituísse Negromonte. No entanto, ele avisou que não quer ir para Brasília: “É importante vir aqui para mostrar a cara, o nome do partido, e dizer que eu não quero ser ministro e sim prefeito”. Apesar da informação do secretário, o PP resolveu se entender para emplacar o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que está em seu primeiro mandato, como novo ministro das Cidades.

Bahia Noticias

'Iemanjá' agarra João Leão e dispara: 'Ai se eu te pego, delícia'


Ao chegar para as homenagens à “rainha do mar”, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio Vermelho, o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão (PP), foi surpreendido pelo abraço de Iemanjá, ou melhor, pelo abarcamento de Romilda das Flores, caracterizada como a orixá. “Enamorada” pelo progressista, a cidadã tascou beijos e abraços em Leão, foi correspondida da mesma forma e disparou: “Ai se eu te pego, delícia”. A produção da cena, segundo ela, tinha o objetivo de prestar homenagem ao secretário e entregar um cartão, que tinha como título “me ajude”.

Bahia Noticiais

Presente principal da Rainha do Mar está no Rio Vermelho

Depois de ter que improvisar o presente principal de Iemanjá no ano passado, os pescadores se anteciparam e já levaram a oferenda para o caramachão nesta quinta-feira (2), dia da Festa de Iemanjá. Esse ano a Rainha do mar vai ganhar uma concha de resina com a sua imagem cravada e 40 pérolas dentro, simbolizando os 40 artistas plásticos que participaram da produção da peça.
Esse presente é semelhante ao que seria produzido em 2011, que seria uma grande concha com uma pérola dentro. Mas Iemanjá não chegou a receber a lembrança, já que, segundo os pescadores, um artista plástico em São Paulo foi contratado para fazer a peça, mas não entregou até a data da festa. Com isso, eles improvisaram o presente de última hora.

Nesta manhã, centenas de devotos levam oferendas para a Rainha do mar. Entre os itens mais oferecidos estão flores, perfumes e pentes. Nem a chuva, que cai nesta manhã, afasta os fiéis, que colocam suas lembranças para Iemanjá no caramachão ou direto no mar. Integrantes de terreiros de candomblé também já estão nas areias do Rio Vermelho para fazer suas oferendas.

O administrador Leonardo Pires foi com a família para a festa para agradecer pela chegada da filha, que está com um mês hoje. Ele conta que acompanha os festejos desde criança.

A carioca Lourdes Ramos também foi presentear Iemanjá nesta quinta. Ela, que é adepta de uma religião de origem africana, lamenta não ter um evento semelhante no Rio de Janeiro. "Lá as festas grandes são para santos católicos. Poderia ter uma festa para os orixás também, para Oxum, que sou filha", deseja.

Para os pescadores, a festa de Iemanjá é uma garantia de boa pescaria. "A festa dá sorte para gente, o mar fica com muito peixe. A gente pede proteção para 2012", explica Branco, presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, que organiza o evento.
Por conta do fluxo de devotos seguindo para a festa, o trânsito está lento no Rio Vermelho, Pituba e Amaralina.

JUSTIÇA DETERMINA RETORNO IMEDIATO DE PMs EM GREVE

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito, considerou ilegal a greve parcial dos policiais militares da Bahia e determinou o imediato retorno dos PMs ao serviço, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado.

A decisão foi tomada após entrega do requerimento do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, à Vara da Fazenda Pública. O juiz decidiu que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (ASPRA - BA) suspenda o movimento grevista, cumprindo a decisão de imediato, sob pena de multa de R$ 80 mil, por cada dia de paralisação a partir desta quinta-feira (2). O juiz intima ainda a Polícia Militar, via Comando Geral da instituição, para o cumprimento da determinação.

A decisão foi apresentada no final da manhã desta quinta-feira (2), pelo procurador geral do Estado, Rui Moraes, na sede da Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia.

Início da paralisção
Em uma assembleia realizada na tarde da última terça-feira (31), os policiais militares e os bombeiros ligados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

*Correio