sábado, 28 de janeiro de 2012

REFORMA: MOEMA NA ADMINISTRAÇÃO, GABRIELLI NO PLANEJAMENTO, ZEZÉU NA SEDES E VITÓRIO NA FAZENDA?!

As mais novas especulações sobre a reforma administrativa do governo Jaques Wagner (PT), que serviriam também para acomodar o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli na Bahia, dão conta de mudanças até na estrutura atual da gestão de Lauro de Freitas. Entre os secretários que mudariam, está Carlos Brasileiro, da secretaria estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). Ele deve deixar o posto para concorrer mais uma vez à Prefeitura de Senhor do Bonfim.

O lugar de Brasileiro seria ocupado por Zezéu Ribeiro, atual titular da secretaria estadual de Planejamento, que seria entregue a Gabrielli. E onde entra a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas? Ela renunciaria ao cargo no município numa ousada operação para viabilizar a difícil eleição do seu candidato à sucessão municipal, João Oliveira (PT), que é vice-prefeito e, desta forma, participaria do pleito de outubro aboletado no cargo de prefeito. Um empurrãozinho em João!

O cargo mais especulado para Moema é a secretaria estadual de Administração. Para viabilizar sua indicação, Wagner levaria para a secretaria da Fazenda o atual titular da pasta, Manoel Vitório, cuja sustentação vem do Tribunal de Justiça da Bahia, ou seja, de desembargadores baianos alinhados ao governo do Estado. Uma beleza! Sobre Vitório e suas relações privilegiadas, dizem que ele montou uma “República de Desembargadores” na Administração, com a contratação de vários filhos de magistrados.

Mas, na Fazenda, Vitório poderia fazer o mesmo? O posto é hoje de Carlos Martins, amigo do peito do governador Jaques Wagner que também vai disputar as eleições municipais em Candeias. Ao que se comenta na secretaria, Martins gostaria de deixar em seu lugar alguém da estrutura da pasta, provavelmente seu chefe de gabinete ou um auditor de carreira de sua absoluta confiança. Pelo visto, é melhor que se concentre em sua eleição para prefeito da cidade natal.

JORNAL DIZ QUE NEGROMONTE DEVE SAIR NA PRÓXIMA SEMANA

O ministro Mário Negromonte (Cidades) deve entregar o cargo na semana que vem. O líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para a vaga. A presidente Dilma Rousseff informou ao comando do PP que baterá o martelo sobre o novo titular quando voltar da viagem à Cuba no final da semana. Negromonte sofre um processo de desgaste no Executivo que culminou, na semana passada, com a revelação da Folha de que o ministro participou de reunião com o lobista de uma empresa de informática interessada em contratos da pasta. Ele nega favorecimento. O PP é palco de uma disputa entre dois grupos. E o de Negromonte hoje é minoria. Além das suspeitas, o ministro perdeu apoio partidário. Apontado como preferido para o cargo, Ribeiro está em campo oposto ao de Negromonte. Sua nomeação representaria uma tentativa de pacificar a bancada do PP, mas a divisão deve continuar. Ribeiro foi chamado ontem a Brasília pelo Planalto. Na véspera, Dilma fez chegar ao PP o desejo de que o ministro peça demissão. Emissária da presidente, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), sugeriu que o partido tomasse a frente da substituição. (Folha)

PC DO B SE UNE AO PP EM LAURO DE FREITAS

Lílian Machado REPÓRTER

O PCdoB de Lauro de Freitas, aliado de peso da prefeita Moema Gramacho (PT), pode surpreender e seguir na mesma direção do PP, principal adversário da gestora no município, nas eleições que definem o novo prefeito em outubro. Nos bastidores, circulam rumores de que as siglas já estariam em negociações avançadas rumo ao pleito.

O partido tem como pré-candidato na cidade o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Chico Franco, ex-vereador por dois mandatos e campeão de votos em Lauro de Freitas, no ano de 2010, quando concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Na ala do PP, o nome apresentado é o do vereador Márcio Paiva, considerado um dos opositores da prefeita. Informações dão conta de que a ideia central é de que o comunista e o pepista formem uma chapa, com um deles na concorrência do cargo principal e outro na vice. O objetivo seria o de facilitar a derrota do candidato de Moema, o seu vice João Oliveira (PT). Avaliações internas indicaram que os pré-candidatos juntos somariam 75% dos votos.

O PR, que conta com um vereador, também entraria no jogo contra os petistas. O secretário Chico Franco, inclusive, admitiu que tem conversado com o pré-candidato pepista sobre as articulações para as eleições. Embora faça questão de dizer que é pré-candidato da base de Moema, ele disse que não pode descartar o diálogo com outros partidos.

“Tenho uma relação de amizade com o pré-candidato do PP que é um partido de oposição, mas faz parte da sustentação estadual e federal”, amenizou. Conforme Franco, os pré-candidatos têm “livre arbítrio” para conversar com todos.

“O tempo da imposição já passou”, disse num claro recado ao PT. Questionado sobre a escolha da prefeita por João Oliveira, o comunista afirmou que isso não impede que ele tente se viabilizar. “Evidente que ela tem uma preferência, mas isso não quer dizer que não possamos nos apresentar. Existe uma discussão futura”, apostou. Em seguida, porém, o comunista ponderou que: “Não farei nada sem conversar com a prefeita”.

O vereador Márcio Paiva disse que as conversações ainda estão em um campo restrito. “Chico Franco é meu amigo pessoal e é com quem eu tenho conversado. A conversa ainda não chegou aos partidos, mas em política a gente nunca despreza diálogo e a população de Lauro de Freitas está sedenta pelo novo”, frisou. Mais adiante ele disse esperar que o governador “esteja com o PP nessa caminhada”.

A prefeita Moema Gramacho minimizou os diálogos ao deixar claro que as definições acontecerão após o dia 05, quando a pré-candidatura de João Oliveira será oficializada. Segundo a alcaide, logo na manhã do dia 06 ela se reunirá com o PCdoB e o PSB que apresenta o vereador Carluxo como pré-candidato. Moema, no entanto, não deixou de alfinetar possíveis iniciativas de Chico Franco ao dizer que: “Ele é meu secretário de governo e antes de ir para o PCdoB, o seu partido, o PDT, tinha duas secretarias, portanto ele tem inserção em duas importantes secretarias”.

Comunistas se movimentam

Em Salvador, o PCdoB reiniciou ontem a maratona de eventos que irão mobilizar a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal ao Palácio Thomé de Souza. O partido realizou um grande debate sobre reforma urbana, envolvendo a capital baiana.

O ato ocorrido no Sindicato dos Bancários, localizado na Avenida 7 Setembro, contou com a participação de membros de entidades, líderes comunitários e de associações de bairros, além de autoridades sobre o assunto, a exemplo da ex-coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Maria Teresa Gomes do Espírito.

Esteve presente também o presidente da Federação Estadual das Associações de Moradores, João Pereira. O encontro será organizado pelo Comitê Municipal do PCdoB. Em clima de muita expectativa, os comunistas expressaram apoio à deputada, que pleiteia pela primeira vez a prefeitura.

A formulação de ações para Salvador que devem estar inclusas no programa de governo foi debatida entre eles. O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, apesar de não participar do encontro, deixou claro que esse é apenas um ato que demonstra a consolidação da pré-candidatura de Alice.

“Não estamos nem mais discutindo se temos ou não candidatura, pois isso já nós confirmamos. O que queremos agora é debatermos a cidade e o nosso projeto para ela, fortalecendo nossas ideias e a nossa candidatura. Vamos mobilizar a cidade para fazermos a renovação da política. Estamos construindo isso fazendo contatos com os diversos setores”.

Segundo ele, de agora em diante o mais importante será a busca de apoios. “Com todo respeito que temos aos nossos aliados, estamos abertos ao diálogo”, frisou. Após o final do evento, a deputada Alice disse em sua página no microblog que foi possível “colher informações e sugestões para um reforma urbana em Salvador”. Segundo ela, o debate foi muito produtivo e fundamentou as ideias para melhorar a capital baiana.

Fonte Tribuna da Bahia