quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GABRIELLI, WALTER PINHEIRO, CAETANO E MOEMA ESTÃO NA BRIGA PARA GOVERNAR A BAHIA EM 2015

2014: Wagner admite novo nome no PT, aconselha Gabrielli e diz que não disputará nada

Manu Dias/Agecom

Governador recebe jornalistas no Palácio Rio Branco

O governador Jaques Wagner (PT) não descartou o surgimento de mais um nome no PT à sua sucessão, em 2014, mas também não deu muita ênfase à hipótese, durante jantar ontem à noite com jornalistas no Palácio Rio Branco. “Pode surgir mais um candidato, inclusive nos partidos aliados, embora ache que provavelmente a cabeça da chapa será do PT, sem tirar o direito de ninguém querer disputar”, afirmou Wagner, que listou as vantagens e dificuldades dos quatro nomes a que tem se referido no PT como viáveis.

“(José Sérgio) Gabrielli (presidente da Petrobras) é um nome provado. (O senador Walter) Pinheiro é provado na densidade eleitoral. Moema (Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas) é reeleita e tem punch eleitoral. Luiz Caetano (prefeito de Camaçari) é reeleito, tem sucesso, vamos ver se fará o sucessor”, afirmou Wagner, observando que quatro é um número bom para a escolha do eleitor e que não colocará a mão sobre nenhum deles até 2013, porque isto seria dividir as forças do partido.

HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, BAIANOS COMEMORAM COM FÉ!!!


Oito de dezembro é um dia muito especial para os católicos baianos. Esta quinta-feira é o dia de louvar a padroeira de nosso estado: Nossa Senhora de Conceição da Praia. Na Basílica, localizada na rua da Conceição da Praia, no Comércio, os fiéis terão um dia repleto de missas e também seguirão pelas ruas do Comércio na tradicional procissão em homenagem à santa. E este ano, os devotos tem mais um motivo de festejar: é comemorado os 40 anos de sua proclamação como padroeira principal da Bahia.

A celebração começa logo cedo, com missas celebradas às 5h, 6h e 7h. Às 9h, os fiéis farão orações e louvarão à santa em uma missa solene, presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Em seguida, um dos momentos mais esperados dos festejos: os devotos, acompanhados da imagem de Nossa Senhora de Conceição da Praia, saem da basílica e caminham pelas ruas do Comércio, na tradicional procissão que contagia todos os presentes com a sua alegria e louvor à padroeira. Às 11h, 12h30, 14h e 16h, os fiéis participam de missas. Os festejos terminam com a última missa, celebrada às 18h.

Depois da comemoração religiosa, a festa de Nossa Senhora de Conceição da Praia dá espaço para os festejos profanos. Assim como a procissão, é tradicional os baianos se reunirem em torno da basílica para comemorar o dia da padroeira do estado nas barracas montadas ao redor do templo.

A devoção
Desde 1550, os devotos festejam em homenagem à santa, que também é padroeira de Portugal, sendo considerada a festa religiosa mais antiga do Brasil. A procissão em louvor à santa já era realizada em Salvador em 1707 e os fiéis iam até o Terreiro de Jesus, mas somente a partir de 1930 ficou restrita ao bairro do Comércio. Em 1971, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi decretada a padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI, atendendo à pedidos dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III.

A primeira igreja em nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi erguida em 1549 em Salvador pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Depois de três construções, a igreja atual é criada em 1623. Neste ano, o templo foi elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia decide reedificá-lo, em 1736. Já em 1946, a igreja foi titulada Basílica Menor, em reconhecimento à sua importância.

Fonte: Correio

GOVERNADOR DISSE QUE METRÔ "TALVEZ" ATÉ PORTÃO. E AÍ?

“A linha do metrô da Paralela pode ir até o bambuzal ou um pouco mais. TALVEZ ATÉ PORTÃO. Isso está em estudo. O nosso metrô corre pela superfície, portanto não vai poder deixar o passageiro, por exemplo, dentro de um shopping, mas nas imediações”.

O governador Jaques Wagner, em jantar com a imprensa ontem, no Palácio do Rio Branco, não se esquivou quando o assunto foi o metrô da Paralela e o seu prazo de conclusão. Na ocasião, disse acreditar que o metrô de Salvador só deve entrar nos trilhos em 2014. Ele destacou ainda ser inviável o subsídio a ser pago para um metrô de 6 km apenas. Wagner surpreendeu também ao afirmar ser favorável ao deslocamento da Rodoviária de Salvador do atual local. “A linha do metrô da Paralela pode ir até o bambuzal ou um pouco mais. Talvez até Portão. Isso está em estudo. O nosso metrô corre pela superfície, portanto não vai poder deixar o passageiro, por exemplo, dentro de um shopping, mas nas imediações”. Sobre a ponte Salvador-Itaparica, outro assunto polêmico, a ideia, conforme o governador, é ter áreas de investimento na Ilha com a ponte.