domingo, 13 de novembro de 2011

MICARETA DE ITINGA CONFIRMADA DE 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2011

A Micareta de Itinga, um dos festejos mais tradicionais do município, está confirmada para acontecer entre os dias 25 e 27. O evento está em sua 27ª edição e este ano fará uma grande homenagem a um de seus criadores, Antônio Caranguejo, um dos mais populares personagens da comunidade que faleceu recentemente, prestes a completar 80 anos. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a Micareta de Itinga reverencia a história e a cultura da raça negra, que compõe mais de 80% da população do bairro.

Itinga abriga mais da metade da população do município de Lauro de Freitas, com mais de 70 mil habitantes. Na cadência dos trios e blocos de percussão, anualmente o evento reúne milhares de pessoas de dentro e fora do município. O ponto alto da festa acontece no domingo, com a Lavagem do Largo do Caranguejo, que desce do Alto da Itinga para a praça ao som dos tambores, berimbaus e agogôs. O grupo percussivo feminino Zambiã, e o branco e azul dos Filhos de Gandhy são presenças marcantes da festa. Segundo Ápio Vinagre, secretário de Governo e presidente do Conselho de Cultura, “o poder público tem se empenhado muito em preservar e revitalizar os movimentos culturais do município. A identidade de nossas comunidades precisa ser fortalecida e divulgada”, frisou.

HISTÓRIA- A Micareta de Itinga começou com a Lavagem do Largo do Caranguejo, em 1983, para compensar a frustração de um grupo de amigos integrantes do Bloco Nagazumbi que não havia participado do Carnaval de Salvador por falta de recurso. A primeira Lavagem foi aberta com missa campal e contou com a participação de blocos como Olodum Ode, Orum Milá e do Abalaxé de Ori. Um dos fundadores da festa foi Antônio Caranguejo, personagem que deu nome ao Largo onde a Lavagem é realizada, e segundo moradores, costumava soltar um balaio do crustáceo no ápice da festa.

Departamento de Comunicação - DECOM

JOTA PÊ LANÇA REVISTA DIFERENTE MAGAZINE A PRINCÍPIO DANDO ESPAÇO A TODAS AS CORRENTES POLÍTICAS DE LAURO

Matéria Exclusiva CATIRIPAPU

A Delegada Patricia Nuno, é destaque na capa, na estreia da revista Diferente Magazine, onde seu Glamour e o seu Profissionalismo é revelado.

Muito diferente das revistas e jornais do município, que não criticam como deviam a atual gestão municipal, nem mesmo dando os devidos espaços para todas as correntes políticas (oposição), o empresário Jota Pê, lança sua belíssima revista, com uma qualidade gráfica e de diagramação de primeira linha, cheia de patrocinadores e anunciantes, que pelo visto, terá uma vida longa, assim espero... Pois, sabemos que manter uma revista deste quilate, em nossa cidade, é quase um mito, mas como estamos falando de um empresário bem sucedido, se não for apenas um instrumento de diversão de Jota Pê, a DIFERENTE MAGAZINE, vai ser um sucesso, não como uma profecia de um bom amigo, mas como a belezura de uma estreia bem romântica, e de dar inveja a concorrência.

O midiático e carismático Jota Pê.

Jota Pê que é uma pessoa de coração bom, amigo e atencioso, MIDIÁTICO aos extremos, que acho que só perde para a nossa prefeita Moema Gramacho. Ele adora ficar em destaque na mídia, talvez criou os próprios meios (TV Diferente, Diferente Magazine), para proporcionar o auto-destaque, e conseguiu!!! Nada contra, acho que é normal e só os corajosos conseguem esta façanha, porque na verdade, todo mundo adora está em ascensão, ainda mais este povo que deslumbra o sucesso político, e Jota Pê está no caminho certo, e pra quem duvida, ele terá um caminho brilhante... Parabenizo pela revista, por proporcionar DEMOCRACIA, em dar espaço a toda a turma, sem temer retaliações do poder.

BABADOS POLÍTICOS DA DIFERENTE MAGAZINE

* A jovem Mariana Assunção (PC do B), pré-candidata a vereadora, no seu artigo na revista, fala do espaço da mulher no poder. Passeia por um texto genérico, como sabemos, sem grandes novidades. Texto pelo que percebi, mais uma auto-promoção política na cidade, onde realmente faltam mulheres no Legislativo, e Mariana é uma boa opção. Mas o que senti, foi a falta da prefeita Moema Gramacho no seu artigo, por sinal, foi a primeira mulher está chefiando o executivo em Lauro de Freitas, será que Mariana não vive bons momentos com a alcaide?

* Jota Pê jogou duro com "AS METADES DA LARANJA", demonstra muita independência, onde a revista relata: 3 itens positivos da prefeitura, e 6 negativos. Percebam que os problemas superam, o que nitidamente é visto a deficiência do governo petista. Parabéns!!!

* Jota Pê exagerou, quando disse que o setor de SAÚDE, É SEM DÚVIDA UM GRANDE OUTDOOR DA GESTÃO. Talvez porque ele não precise utilizar a saúde nos nossos postos de saúde, se utilizasse, ele veria o sofrimento do povo, que tem que madrugar nas filas, para arriscar um atendimento. Colé Jota?!

* Dr. Almir Lemos disse que a prefeita Moema Gramacho, no dia da eleição, em 2008, passou por ele e disse em bom tom: "ALMIR, EU TE PEGO SEU TRAIDOR". E que depois disso, Moema passou a detestar ele. Mas me conte, qual a traição de Dr. Almir? E a democracia fica aonde?! Cada qual faz o que quer, nunca soube que Dr. Almir experimentou alguma fatia desse bolo recheado do governo Moema. Concordam?

* Na sua entrevista, Bebel Carvalho, pré-candidato a vereador (PSL), disse que só existe um pré-candidato a prefeito na cidade, que é Dr. Márcio (PP), os demais estão todos na base aliada. E apimentou o bate papo, dizendo que o vereador CARLUCHO (PSB), está sendo desleal. "Se alguém que ser candidato, que largue os mimos do poder. Fazer política com uma secretaria nas mãos, cheia de empregos, é fácil. Quero ver fazer isso, sem os benefícios da máquina". Bebel Carvalho concluiu cheio de argumento.

* CHICO FRANCO (PC do B) quando perguntado, sobre se ele não for o escolhido como o candidato da prefeita, se ele rompe com o grupo, e ele respondeu: "Vai depender como vai ser escolhido o próximo candidato e os critérios utilizados. Digo sempre o seguinte: imposição, não aceito nem de meu pai". Vixe, muitas águas vão descer o rio da sucessão.

* DR. MÁRCIO (PP), questionou que a cidade só fez obras com recursos do Governo Federal, e disse claramente, onde está os 290 milhões ano, arrecadado pelo município: "como vereador, posso dizer que boa parte dele está no Diário Oficial, com as constantes nomeações cargos e mais cargos de confiança, e na manutenção dos 21 partidos da base aliada da prefeita. O povo não quer isso".

A revista está gostosa de se ler e com um visual lindo. Parabéns a Jota Pê, pela edição maravilhosa. Você arrasou!!!

Por Duzinho Nery.