terça-feira, 27 de setembro de 2011

DEU NO CONSULADO SOCIAL

Lauro de Freitas: vereadores do mesmo partido entram em divergência na sessão plenária

Na sessão plenária, realizada hoje (27), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas houve a primeira votação do parecer, que fixou em 17 o numero de cadeiras na Câmara para as próximas eleições, baseado na Lei Orgânica do Munícipio nº 09/2011.

Porém, recordo-me muito bem, que na Audiência Pública realizada na última segunda-feira, para tratar da matéria que visa o aumento destas cadeiras, a maioria dos vereadores em seus pronunciamentos, defendiam entre 19 a 21 cadeiras, enquanto apenas, o vereador Gilmar Oliveira (PP), defendia 17 cadeiras. Saiba mais

No entanto, os edis não puseram em prática os discursos da audiência pública e hoje (27), em votação, acordaram para um aumento de 17 cadeiras. Foram eles: Rosalvo Neto (PSDB), Carlucho (PSB), José Augusto (PSB), Jorge Bahiense (PSC), Edílson Ferreira (PRB), Gilmar Oliveira (PP), Alexandre Marques (PRP) e o vereador Manoel Messias (PDT).

Os vereadores que defendiam 19 cadeiras e votaram nessa matéria, foram: Fausto Franco (PDT), Márcio Paiva (PP), José Alves (PR) e Lula Maciel (PT), que seguiu a orientação do seu partido, em votar em 19 cadeiras.

O que eu não entendi e nem a platéia, que inclusive questionou bastante, foi com relação à votação do vereador Manoel Messias do PDT em divergir da opinião do partido, que defendia 19 cadeiras, que era ali, representado pelo vereador Fausto Franco. Como pode, dois vereadores, do mesmo partido, terem votação contrária? Não seguiu a linha nem os ideias do PDT, visto que, o errado nesta estória, é o vereador Manoel Messias que divergiu e votou 17 cadeiras. Qual foi o interesse, para que o edil votasse em 17 cadeiras?

Uma verdadeira vergonha, que vai de encontro ao conselho de ética do PDT, que inclusive, o recém filiado Franklin disse que iría entrar com uma representação no partido, contra o parlamentar Manoel Messias por ter falhado no conselho de ética do partido. ” Isso é uma vergonha para esta casa legislativa, como pode, um vereador, do mesmo partido, ter uma decisão contrário ao seu colega e ao partido? Acionarei o conselho de ética, para chamar a atenção do vereador”, disse Franklin.

No próximo dia 11 de outubro, a Câmara definirá e colocará um ponto final nesta matéria, contudo, praticamente já está definido, que para as próximas eleições, teremos até então, 17 cadeiras. Cabe agora o TSE julgar e aceitar a decisão dos parlamentares, algo que com certeza, o tribunal superior eleitoral, vetará e consequentemente estabelecerá: 20 ou 21 cadeiras, até porque, o município por ter cerca de 165 mil habitantes, já permite o número máximo que é 21. Vamos aguardar.

O que se viu hoje, foi que a base governista não respeitou a orientação para votar pelo aumento de 12 para 19.

27 DE SETEMBRO DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO. DIA DE CARURU EM LAURO DE FREITAS!!!


Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.

Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.

Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Pesquisa: Terra Esotérico

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(...............................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

DEU NO POLÍTICA LIVRE

Lauro de Freitas: PSB aprova indicativo

para lançar candidatura própria

Lídice da Mata em discurso

Reunidos na 14ª Conferência Municipal do PSB de Lauro de Freitas, os mais de 300 militantes que lotaram, no último domingo, o auditório do Colégio 2 de Julho, aprovaram o indicativo para lançamento de candidatura própria para a prefeitura da cidade. “Este é um projeto feito a muitas mãos, por isso o PSB tem o direito de lançar seu candidato para dar continuidade ao modelo de gestão democrática implantado por Moema Gramacho em Lauro de Freitas”, disse a senadora Lídice da Mata, participante do encontro. “E esse candidato é o vereador Carlucho, porque é um representante da história política de resistência deste partido que sabe de sua responsabilidade de não nos dividirmos nesse momento”, completou. O evento, que serviu ainda para eleger os delegados que representarão o município no congresso estadual da legenda, em outubro, contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, do secretário de Educação do município, Paulo Aquino, e do vereador Zé Augusto. Entre os convidados de outras legendas, destaque para a presença da prefeita Moema Gramacho (PT), e do vice-prefeito João Oliveira, que deixará o PSDB para filiar-se ao PT.