quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SAIR DO ARMÁRIO É MELHOR DO QUE FICAR NESSA DE HOMOFOBIA!!!

As neuroses de quem está no armário

Por Fabrício Viana

Tanto entre gays, como não gays, encontramos diversos indivíduos considerados “neuróticos” ou com algum desequilíbrio emocional.

Claro que a homossexualidade, em si, não é o fato dessa desordem, afinal hoje ela não é considerada doença pela comunidade médica e científica. O que causa a neurose são os conflitos que o indivíduo possui entre seus desejos (ID) e o que a sociedade impõe (superego), que faz com que o mesmo (ego) se torne fragilizado.

Se a sociedade não fosse tão preconceituosa e os homossexuais não aprendessem desde pequeno que seus desejos são "errados", é muito provável que muitas neuroses deixariam de existir. Aliás, nem seriam criadas.

Quanto maior o desejo e quanto mais reprimido ele for pela sociedade (ou mesmo pelos pais), mais forte se torna o ciclo “neurotizante”. A ponto de, com o tempo, apresentar reações psicomotoras (famosos "tiques nervosos"), de isolamento, confusões mentais e até psicoses (loucura). Entre outros sintomas.

O que mais me preocupa hoje é o fato da neurose atingir, em grande maioria, indivíduos que estão “dentro do armário”, isto é, aqueles que precisam reprimir seus desejos e instintos mais profundos, porque a família, amigos e todas as pessoas ao redor, não aceitam tais desejos.

Tanto que muitos acabam optando por viverem uma vida dupla, muitas vezes se assumindo como "bissexuais" pelo simples fato de ser menos "doloroso" e, só depois de algum tempo e experiência, assumem-se como gays ou lésbicas definitivamente.

A matemática de uma vida dupla é simples: se você tem uma pilha e usar metade de sua energia para uma vida saudável e a outra metade com o objetivo de "esconder-se", é diferente de usar a mesma pilha/energia 100% ao seu favor, isto é, “fora do armário” e sendo você verdadeiramente em qualquer lugar com todos os seus desejos e com uma vida afetiva e sexual plena e satisfatória.

Chegar a este ponto não é algo inatingível, acredito que, se muitos conseguem, você e qualquer pessoa também pode conseguir. Tudo bem, isso não acontece de um dia para outro. Tudo depende de você e do caminho "lento" ao objetivo final, mas se você não começar a batalhar por sua vida e por sua felicidade, quem irá? Lembre-se de que, a única pessoa que sabe o que é melhor para você é você mesmo. Se escolher "sair do armário", ótimo, parabéns e ao mesmo tempo esteja preparado para as grandes dificuldades que irá encontrar. Se escolher continuar "no armário", ótimo também. Mas você não acha que vai desperdiçar grande energia onde poderia estar investindo?

Falo isso, pois é comum aos homossexuais assumidos, quando chegam ao seu último estágio de aceitação, pararem e pensarem: "como é gostoso ser quem realmente eu sou, não ter que esconder minha orientação sexual para amigos, familiares, colegas de trabalho ou estudo". Tiro isso por mim e por muitos amigos, de todas as idades, que vez ou outra, comentam sobre.

Pense nisso. A escolha final é sempre sua.

Fabrício Viana
Fabrício Viana é bacharel em Psicologia e autor do livro sobre a homossexualidadechamado "O Armário - Vida e Pensamento do Desejo Proibido" (Site do livro:www.oarmario.com)

USUÁRIOS DE DROGAS E MORADORES DE RUA USAM E ABUSAM EM ÁREA DA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS


EXCLUSIVO CATIRIPAPU
Foto: Duzinho Nery

Quem entra a noite ou nos finais de semana na rua que dar acesso a beira do rio, através da Secretaria Municipal de Administração, na entrada do Protocolo Geral, se depara com uma tragédia urbana. São moradores de rua utilizando drogas como crack e maconha, e ainda usam o local para fazerem suas necessidades fisiológicas.

A prefeitura sabe de tudo, mas até hoje, nunca vi se tomar nenhuma atitude contra este caos. Os moradores do local, pedem socorro pela situação deprimente, pelos riscos de assaltos ou outras tragédias, que podem ocorrer por ser local preferido por dependentes químicos, pela liberdade que tem e não são reprimidos por nenhum órgão, seja a prefeitura ou a polícia.

Cadê a Guarda Municipal???

ESTÁ NA HORA DE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA URGENTEMENTE!!!

COMUNIDADE DO FINAL DE LINHA DE ÔNIBUS DA CIDADE PEDE INICIO DAS OBRAS

EXCLUSIVO CATIRIPAPU
Fotos: Duzinho Nery

A comunidade do Final de Linha de Ônibus do centro de Lauro de Freitas está indignada com a prefeitura de Lauro de Freitas. Eles estão vivendo com aqueles tapumes, fechando uma grande parte do acesso para o Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e dos moradores. E o interessante de tudo isso, há mais de quatro meses, e o pior, as obras não iniciaram. Podemos chamar de obra de fachada? Acho que sim!!! Ou melhor, de INCOMPETÊNCIA!!!

Na foto abaixo, você observa nitidamente como está o andamento dos serviços, que já era para está bastante adiantado. Mas o que vemos, é o abandono da obra como é de praxe deste governo, que abusa da boa vontade do povo, que acredita neles, mas que são desrespeitados com atitude como esta.

Não sei, nem imagino qual a estratégia da prefeitura em está tentando enganar este povo por quatro meses. Similar a situação que se encontra no Terminal Turístico de Portão, que têm tapumes, fechando o local por mais de um ano, e ninguém consegue ver um avanço nestas obras públicas. Motivo? Deve ser as eleições do ano que vem (2012).

A comunidade vive muito omissa, tem que acordar e cobrar da prefeita Moema Gramacho (PT) a conclusão destas obras, ou quem sabe o início, ir na prefeitura, na Câmara de Vereadores e apelar aos vereadores que não falam nada. Uma maioria que anda comprometida com o poder, e deixam o povo de lado, eles vivem preocupados com as negociatas e empregos na prefeitura, e esquecem da necessidade da comunidade. Oposição na Câmara? Só mesmo Bitinho e Dr. Márcio Paiva, minoria que não foi seduzida pelo poder. O que é isso???