sábado, 27 de agosto de 2011

LAURO DE FREITAS EM CRESCENTE ÍNDICE DE VIOLÊNCIA. NADA FAZEM PARA AMENIZAR!!!

7/08/2011 às 10:58
| COMENTÁRIO (0)

Adolescentes são vítimas de tentativas de homicídio

Da Redação

Dois adolescentes foram vítimas de tentativas de homicídio na madrugada deste sábado (27), em Salvador e região metropolitana (RMS). M.V.G.S, de 17 anos, e D.C.P., também de 17, foram atingidas por disparos de arma de fogo.

Segundo informações da Central de Polícia, os rapazes foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanecem internados.

O primeiro caso aconteceu à 1h29 de hoje na cidade de Lauro de Freitas. D.C.P. foi ferido nas costas, no pescoço e braço direito.

A segunda tentativa foi registrada no bairro da Boca do Rio, na Avenida Jorge Amado. M.V.G.S. Foi baleado no rosto e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o atentado da Boca do Rio aconteceu na tarde de ontem, mas foi registrado apenas esta madrugada pelo HGE. A autoria dos dois crimes ainda é ignorada. Os casos serão investigados pelo DHPP.

FONTE: A TARDE


Isso mesmo, o Evento Quituteiro de Camisa mais novo da Cidade, sua 1ª Edição será no “Up Festas “, em frente ao antigo Espaço Delírio, no Centro de Lauro de Freitas,no dia 04 de setembro de 2011 (domingo) das 13h ás 21h ,ao Som de Ishaias Sampaio e César Sampaio.O Espaço conta com Estrutura moderna e muito organizada: Sanitários Masculinos e Femininos,Segurança,Mesas e Cadeiras, Monitores para o Parque Infantil,Pista de Dança,Palco e muito mais.

VALOR DA CAMISA: R$ 20,00

APOIO:

Paulo Reis Teatro Bambolê, Riobel-Schincariol, Lula Maciel, Catiripapu Notícias & Fatos, Aladim Locutor, Bar da Cigana.

Atrações:
Isahias Sampaio , César Sampaio com participação de Partido Alto.

Data:04 de setembro de 2011 (domingo) a partir das 13 h
Local: UP Festas
Valor da Camisa: R$ 20,00
Maiores informações: Teli, Zene,Artêmio,Poca,Vitória e Vanessa.

PROVA DE ARRANCADA - COPA NORDESTE 2011 TEM PARTICIPAÇÃO DE PILOTO LAUROFREITENSE

Nos dias 10 e 11 de setembro no Centro Administrativo da Bahia, será realizada PROVA DE ARRANCADA / COPA NORDESTE 2011. As inscrições para os interessados, encontram-se abertas na sede da Federação Baiana de Automobilismo, no Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves em Salvador. Para maiores esclarecimentos através dos tel: (71) 3321-4949 ou www.fabnet.com.br.

A novidade é a confirmação do piloto de Lauro de Freitas, Lício Caldas, que promete representar com dignidade o município. Mas se houves na cidade mais interessados, está na hora dese inscrever e fazer valer a força da nossa cidade nesta prova.

MAIS UM EPISÓDIO DO GUARDA MUNICIPAL: RESPOSTAS ERRADAS

Na sexta-feira (19) a cúpula da polícia baiana convocou a mídia para anunciar a elucidação de dois crimes que, recentemente, chocaram a opinião pública. Um, pela notoriedade da vítima (o assalto e tentativa de homicídio sofridos pelo músico Paulo César Perrone, 32 anos, baterista da banda Estakazero); outro, pela brutalidade da ação (o estupro seguido de assassinato da jovem Adriane Mello, 16 anos). Perrone foi baleado na cabeça, em Salvador, no bairro do Caminho das Árvores, em 16 de julho; Adriane foi morta em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari-BA, em 29 de junho.

O açodamento que caracteriza investigações desse tipo logo se manifestou. Cinco dias depois do ataque ao músico, a polícia apresentou José Hilton Santos, o Neguinho, e Fabrício Santos como os supostos autores do crime. Eles não são santos, como atestam seus antecedentes criminais e as circunstâncias em que foram presos. De acordo com informações oficiais, a dupla foi capturada logo depois de uma “saidinha bancária”, a mesma modalidade de assalto praticada contra Perrone. Os dois negaram envolvimento no caso, mas, como sempre acontece, logo apareceu uma “testemunha” que os colocava na cena do crime, mediante reconhecimento facial.

A roda do tempo girou, e, sabe-se lá através de que métodos de investigação, a polícia acabou chegando a Leonardo Bruno dos Santos Santana e Cássio Souza Alves. Os dois têm 26 anos e, ao que parece, são os verdadeiros autores do crime. Além de assumirem o ataque, mandaram um pedido de desculpas para a vítima. Talvez orientados pela defesa, tratam o desfecho da ação como uma espécie de acidente de trabalho: a intenção era “apenas” roubar e não causar danos físicos ao alvo. Bom, a menos que haja uma nova reviravolta, o caso está encerrado no âmbito policial. Agora, é com a Justiça.

Já o homicídio da garota Adriane, parece estar longe do desfecho, ao contrário do que a polícia quer fazer crer, com a apresentação do guarda municipal José Pereira da Conceição Júnior, 44, funcionário da Prefeitura de Lauro de Freitas. Sem dar mostras de ter aprendido a lição com inúmeras experiências mal-sucedidas, a equipe de investigação que atua no caso seguiu o conhecido caminho que leva a lugar algum: baseou suas suspeitas apenas em reconhecimento de testemunha. E quem é a testemunha-chave? O namorado da vítima, uma pessoa envolvida emocionalmente e, possivelmente, ansiosa por ver o culpado punido. Nessas circunstâncias, a emoção costuma se sobrepor à razão, embotando a percepção e comprometendo a capacidade de se fazer distinção entre realidade e imaginação. Se é que os fatos transcorreram exatamente como o rapaz contou aos investigadores.

E quais são mesmo as evidências que ligam o suposto autor ao crime? Bom, a julgar pelo que a polícia apresentou até o momento, o Ministério Público não deverá ter trabalho para concluir que não há caso. José Júnior foi preso porque a testemunha garante ser o autor um guarda municipal. A polícia diz que sua foto foi escolhida em meio a outras 60 imagens de GMs e que, no reconhecimento presencial (pelo chamado “espelho mágico”), o namorado de Adriane confirmou a impressão inicial. Simples, assim.

Não basta ‘achar’, é preciso provar

Não tão simples assim! Que motivo levou José Júnior a estuprar e matar a adolescente? Ele possui histórico de violência? Em sendo assim, como conseguiu se tornar um guarda municipal? Qual o seu álibi para o momento do crime? Quem é, afinal de contas, o cidadão José Pereira Conceição Júnior? Por enquanto, sabe-se quem ele não é. Ele não possui relevância social nem é um político influente. Seus protestos de inocência caíram no vácuo. Uma manifestação realizada por familiares e amigos, pobres e anônimos como ele, não obteve repercussão capaz de fazer a sociedade abrir olhos e ouvidos para o que pode ser uma injustiça.

Mas, admitamos que José Júnior tenha estuprado e assassinado Adriane. Não basta “achar”, é preciso provar. Do contrário, há o risco de o crime vir a entrar para o rol de casos não solucionados, devido a erros grosseiros na fase de investigação. Um exemplo emblemático desse procedimento é o até hoje não esclarecido duplo homicídio que teve como vítimas o acrobata Ricardo Matos dos Santos, 20 anos, ex-aluno da Escola Picolino de Artes Circenses, e o assaltante Robson de Souza Pinho, 19, o “Sapo”. Apontados como autores, os soldados da Polícia Militar Adilson José da Silva Souza, José Roberto dos Santos e Marco Antônio Carvalho Santa Bárbara, lotados na 39ª Companhia Independente (Imbuí/Boca do Rio), sofreram humilhações, foram execrados publicamente e ficaram presos por quase dois meses. Como provaram ser inocentes, foram liberados. A polícia silenciou sobre o assunto e os verdadeiros assassinos continuam impunes.

Diante disso, não dá para entender a queixa do secretário Maurício Barbosa, titular da Segurança Pública na Bahia, que, dias atrás, deixou escapar seu desconforto em relação ao descompasso que marca as relações entre polícia e Justiça. “Quando o crime acontece, a cobrança vem para a polícia. A gente prende, mas logo depois o criminoso é solto e volta cometer delitos”, desabafou, em entrevista a um jornal local. “O Poder Judiciário o Legislativo são parceiros, mas estes órgãos (sic) precisam rever a questão das prisões. A sensação que a gente tem é que estamos enxugando gelo”. Ora, secretário, será que se as investigações fossem bem amarradas, a Justiça encontraria alguma ponta solta para desatar os nós? Duvido!

POR JACIARA SANTOS

FONTE: A QUEIMA ROUPA / www.aqueimaroupa.com.br