segunda-feira, 15 de agosto de 2011

I FEIJOADA DA TELY AGITA CENTRO DA CIDADE NO DIA 4 DE SETEMBRO

Isso mesmo, o Evento Quituteiro de Camisa mais novo da Cidade, sua 1ª Edição será no “Up Festas “, em frente ao antigo Espaço Delírio, no Centro de Lauro de Freitas,no dia 04 de setembro de 2011 (domingo) das 13h ás 21h ,ao Som de Ishaias Sampaio e César Sampaio.O Espaço conta com Estrutura moderna e muito organizada: Sanitários Masculinos e Femininos,Segurança,Mesas e Cadeiras, Monitores para o Parque Infantil,Pista de Dança,Palco e muito mais.


VALOR DA CAMISA: R$ 20,00

Maiores informações através de: Tely, Zene, Poca, Artêmio e Vitória.

GRUPO EREOATÁ APRESENTA ESPETÁCULO BLUP: Nem Tudo Que Cai na Rede é Peixe

Este é um espetáculo que faz parte da pesquisa do Ponto de Cultura e tem todos os seus bonecos e cenário criado a partir do PET (polietileno) e também do papel machê, com uma importante mensagem sobre reutilização de materiais reciclagem e conscientização ambiental.

Buscando despertar nas crianças e jovens uma relação de afetividade e interesse pela natureza, principalmente com os animais, criam este espetáculo - Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe. Acreditando que essa aproximação com animais tão distantes da nossa realidade vai nos ajudar a despertar nos espectadores a consciência sobre a importância dos Três R’s: Reduzir o lixo que produzimos, Reutilizar, várias vezes a mesma embalagem, Reciclar, transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, evitando que o lixo caia nos bueiros, provocando enchentes e poluindo rios e mares.

Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe conta as peripécias vividas por um peixe diferente e brincalhão que tem dificuldades de fazer amizade. Sua primeira amizade, um caranguejo viajante, sem perceber, faz com que ele encontre uma outra parte do fundo do mar até então desconhecida, que está sendo ameaçada pela insistente aparição de elementos estranhos vindos da superfície. Um mundo novo, cheio de perigos e muita surpresa.

Um texto descontraído, cheio de mistério, com personagens engraçados e brincalhões, que vão se misturando ao cenário e a iluminação que encantam o olhar, com suas cores e magias feitas com luz negra e fosforescência.

SERVIÇO

O que: Espetáculo - Blup: Nem tudo que cai na rede é peixe

ESTRÉIA: 14 de agosto de 2011 (Domingo)

TEMPORADA: 20 E 27 DE AGOSTO (Sábados)

Onde: Ereoatá Teatro de Bonecos (Lauro de Freitas)
(Jardim Centenário, próximo a Escola Santa Julia. Itinga)

HORAS: 19 HORAS

PREÇO: R$ 5,00 (cinco reais)


FICHA TÉCNICA

TEXTO: Eliete Teles
Direção, cenografia, iluminação: Rubenval Meneses
Figurino: Eliana Sousa e Eliete Teles
Trilha Sonora: Emerson Brandão e Rubenval Meneses
Produção Executiva e Assessoria de Imprensa: Valdíria Souza

ELENCO:

Eliete Teles, Eliana Sousa e Valdíria Souza

Maiores informações: (71) 3251-3487// (71) 8813-5404

"TRANSPARÊNCIA" OBSCURA NO GOVERNO DA PREFEITA MOEMA GRAMACHO

Os números apresentados pelo governo municipal de Lauro de Freitas estão longe de ser considerado “prestação de contas”. Parecem muito mais uma exposição contábil onde a relação gasto/arrecadação ecoam numa perfeita sintonia de “pardais”.

No entanto, é preciso muito mais que do que harmonia numérica para imprimir respeito e transparência ao contribuinte.
A história nos mostra exemplos em que os maiores casos de corrupção e desvios de verbas públicas, aconteceram em ambientes em que os números contábeis eram sincrônicos e consoantes. Nesse sentido, entendemos que é preciso muito mais que números e números.

Gestores públicos precisam mostrar na real onde foi colocado o real. Exemplo. Se foram gastos cem mil reais na compra de equipamento escolar é necessário que não falte carteira nas salas de aula.

Se constar na prestação contábil que determinado valor foi gasto para pavimentação asfáltica, significa que não pode haver buracos nas vias públicas. Se foi justificado gasto do dinheiro público no saneamento básico, significa que as ruas não podem alagar quando chover.

Se não houver essa verdade entre o que se arrecada, o que se diz ter gasto e o que realmente foi investido, surge um espaço obscuro que serve para insinuações e especulações diversas que podem colocar em cheque a credibilidade do governo.

Com isso chegamos à conclusão que prestação de contas do dinheiro público não é apenas um exercício de contabilidade, é uma sincronia entre o que se arrecada, o que se gasta e o que se comprova no real concreto no dia-dia, é o que se vê nas ruas, praças, escolas e hospitais.

Postado por Folha Pupular

RICARDO ANDRADE ESCREVE CARTA AO CONSELHO DE JUVENTUDE DE LAURO DE FREITAS


Prezados colegas conselheiros (as) de Juventude de Lauro de Freitas.

Ainda na atividade de posse deste importante instrumento de luta de nossa juventude, deixamos evidente e bastante escurecido o papel que assumiríamos neste conselho. Combater o racismo com toda virilidade em todas as suas formas de expressão.

Pois bem. Tendo em vista o adiamento da realização das etapas municipal e estadual de nossa conferencia, acredito que sobra fôlego para debruçarmos sobre algumas conjunturas locais que são sobremaneira importantes para todos nós e diz respeito diretamente a vida de nossos irmãos e irmãs.

Nesse sentido, venho propor que paralelo à construção das conferencias, façamos algumas rodas de debates em nossas comunidades para discutir assuntos bem pontuais e importantes como:

• Eixo Planejamento – debater sobre a área pública do Jóquei Clube onde existia uma lagoa e poderia está servindo de espaço de entretenimento e cultura para os jovens de Lagoa dos Patos, Pitangueira, Chafariz e Centro - (comunidades com altos índices de violência e mortandade juvenil);

• Eixo Economia / Cultura - saber do governo onde e como foram investidos o orçamento da cultura, esporte e lazer;

• Eixo Segurança – discutir a ressignificação das UPPs e mudanças em sua estrutura - (qual de nós participou de alguma reunião pra discutir a instalação dessas unidades em nossas comunidades?);

• Eixo Saúde – saber de nossos pares nas comunidades se esse sistema centralizado de regulação é o mais prático e eficiente – (as filas nas madrugadas em frente aos postos de saúde tem sido uma constante em nossa cidade);

• Eixo Educação – Discussão e apresentação da Política de Educação pensada e elaborada pela Posse PCE, Movimento Hip Hop.

Conhecemos e entendemos as diferenças e as dificuldades que nos pautam. Mas como já fora dito. Não abriremos mão do sagrado direito de avaliar, reclamar, denunciar e acima de tudo, propor.

Ricardo Andrade
Conselheiro de juventude
Posse de Conscientização e Expressão – Movimento Hip Hop

ELEVADOR DO SHOPPING LITORAL NORTE QUASE DEZ DIAS SEM FUNCIONAR

O Catiripapu recebeu uma denúncia que o único elevador do Shopping Litoral Norte está sem funcionar a mais de uma semana, dificultando a mobilidade dos usuários, principalmente das pessoas que necessitam do serviço do SAC, que fica localizado no último andar do shopping. Os idosos, as lactantes, os deficientes que necessitam dos serviços, são obrigados a subirem as escadas. E aí?

O Catiripapu vai ficar de olho, pois o cidadão que é contribuinte, consumidor e eleitor merece todo respeito. Acorda pra vida!!!

Quer denunciar, envie seu e-mail, para: catiripapu@gmail.com

NÃO SEI PRA QUE CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE EM LAURO DE FREITAS!!!

Mas uma piada desta gestão de Moema Gramacho. Pra quê serve esta bendita CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE em nossa cidade? Se a própria prefeitura não desenvolve políticas públicas sérias para tal? Cidade que é a terceira mais violenta da Bahia, jovens negros e pobres nas estatísticas como o principal alvo da criminalidade e sequer nosso povo tem ESPORTE, CULTURA, LAZER OU OUTROS QUAISQUER MEIOS DE INCLUSÃO.

Quem conhece este Departamento da Juventude, sabe do que estou falando, meia dúzias de jovens, com ligação total política e sem expressão com a comunidade, que dizem ser integrantes de movimentos sociais, mas que não fazem nada para construir cidadania e amenizar os problemas sociais que deixam nossa Lauro de Freitas em situação caótica e deprimente.

Jovens escolhidos para liderar as políticas da juventude, sem identidade, recebem bons salários, salas com ar condicionados e apenas blá blá blá... Ações que é bom nada. Realizam a Conferência como uma atividade de maior expressão do departamento e SÓ. E de concreto o que fazem? NADA. Vamos acabar com esta palhaçada e usar o erário (dinheiro público) para tratar com seriedade estas questões, pois o retardo e a falta de políticas, podem tornar nossos jovens ainda mais exclusos e estimular a inserção destes na criminalidade.

Enquanto isso, o CATIRIPAPU continua ligado nestas aberrações!!!

MINISTRO DAS CIDADES FALA EM JOÃO LEÃO PREFEITO DE SALVADOR

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, voltou a colocar o nome do secretário da Casa Civil de Salvador, João Leão, em destaque para a disputa pela prefeitura de Salvador em 2012. “Isso vai depender da conjuntura. Nós temos um compromisso com o governador que é discutir a unidade nas 30 principais cidades da Bahia. João Leão é um grande nome para discutirmos com os partidos da base”, disse, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. O líder pepista declarou não ter recebido pressão do PT, partido do governador Jaques Wagner, para abandonar a pré-candidatura. “Acho que o que deve haver é respeito e diálogo bastante, à exaustão. Tem que dialogar, discutir, fazer critérios, regras, pesquisas, ver quem tem maior densidade, histórico e maior relação com as cidades. Acho que ninguém pode impedir nenhum partido de se lançar na disputa”, completou. Negromonte destacou que, apesar de preferir o diálogo com as legendas da base de Wagner, é “impossível” não conversar com partidos da oposição. O ministro negou que seu partido venha a repetir o que foi o PMDB no primeiro mandato de Wagner. “O governador sabe que nossa aliança é diferente”, afirmou.

Fonte: Bahia Notícias

UM ERRO A SER EVITADO NA REDAÇÃO


“Não quero lhe falar, meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo...”

Com certeza você deve conhecer os versos acima. Eles são a parte inicial de uma conhecida cánção de Belchior: "Como nossos pais". O primeiro dos versos, apesar de eufônico, apresenta erro de colocação pronominal, segundo a norma culta. Vamos relembrar?

Quando temos locução verbal com verbo prinicipal no infinito ou gerúndio precedido de partícula atrativam o pronome deve ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal, mas NUNCA entre ambos. Assim, as construções corretas, para o verso acima, seriam:

Não lhe quero falar OU Não quero falar-lhe.

Tente cantar, usando a construção correta. Será que o autor preferiu escorregar na colocação pronominal, para que a letra ficasse mais ajustada à melodia? De qualquer forma, em uma redação oficial, evite esse tipo de licença poética, para não perder preciosos pontos na hora da correção.

Fonte: Redação Criativa

TENHA MAIS UM POUCO DE PACIÊNCIA, O TEMPO NÃO PARA!!! ESTÁ ACABANDO O PRAZO DESTE DESGOVERNO

Meu povo de Lauro de Freitas, o tempo não para um segundo sequer, a tempestade vai passar. Está faltando apenas 504 dias para a balbúrdia terminar!!! Vamos contar, porque estamos impacientes com tanta incompetência e falta de gestão deste DESgoverno da prefeita Moema Gramacho.

PEDOFILIA É CRIME!!!

É definido, pela Organização Mundial da Saúde, como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade. A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual.

Não é uma doença, mas sim uma parafilia, um distúrbio psíquico que se caracteriza pela obsessão por práticas sexuais não aceitas pela sociedade, como o exibicionismo e o sadomasoquismo. Muitas vezes o pedófilo apresenta uma sexualidade pouco desenvolvida e teme a resistência de um parceiro em iguais condições. Sexualmente inibido, escolhe como parceiro uma pessoa vulnerável.

Em aproximadamente 25% dos casos, o pedófilo foi uma criança molestada. O erotismo infantil está ligado à trajetória da humanidade. Em aproximadamente 450 culturas tradicionais, a idade perfeita para contrair matrimônio está entre 12 e 15 anos. Fisiologicamente, quanto mais jovem for a mulher, maiores são as chances de ocorrer uma fecundação bem sucedida.

Segundo psicólogos especialistas em agressão infantil de Michigan, nos Estados Unidos, cerca de 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem na intimidade do lar: pais, padrastos e tios são os principais agressores.

O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções. A internet é o maior veículo de propaganda de erotismo infantil nos dias atuais. Nos Estados Unidos a produção e a comercialização da pornografia infantil são proibidas desde 1970.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 241, estabelece a pena de detenção de um a quatro anos e multa para quem “fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança e adolescente”.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola