terça-feira, 7 de junho de 2011

MORRE O HOMEM QUE DEU NOME AO LARGO PRINCIPAL DE ITINGA "SÊO ANTONIO CARANGUEJO"

Na foto está de óculos o ex prefeito da época, saudoso Gerino de Souza Filho
e com um turbante de caranguejo "Sêo Antonio".

*13-05-1927 +7-06-2011

Faleceu na tarde de hoje 7/6 Antonio Pereira dos Santos, o popular "Antonio Caranguejo", aos 84 anos de idade. O sepultamento será 8/6 ás 16h no Cemitério Jardim da Saudade. Um homem simples da cultura popular que nasceu no dia 13 de maio de 1927 em Santo Antonio de Jesus, de onde saiu ainda jovem quando trabalhava no garimpo. Quando chegou na capital Caranguejo trabalhou nos armazéns Braga, na Calçada, até ingressar no Exército, onde era identificado como soldado 279.
Na sua vida, sempre como bom trabalhador vendia animais comprados em Alagoinhas, além de quiabos e outras mercadorias. A partir de 1953, quando deu baixa no Exército, passou a vender caranguejo no Nordeste de Amaralina. Naquele momento estava dando início aí a uma atividade que o imortalizou na história de Lauro de Freitas, pois anos mais tarde deu origem ao nome de uma praça importantíssima.
Nos anos 70 ele arrendou o seu armazém no Nordeste de Amaralina e veio morar em Itinga, onde só tinha fazendas e sítios cheios de pastos e lagoas onde as mulheres lavavam roupas e pescavam muitos camarões. Transporte naquele tempo, só a cavalo.
Em Itinga, sêo Antonio passou a vender seus crustáceos na Fazenda chamada Gaia, que pertencia ao senhor Fidelis, pai de Alexandre, proprietário do Mc Donald da Estrada do Coco. O local que Sêo Antonio comercializava e com o tempo a comunidade inseriu caranguejo no seu nome, consequentemente, aquele local que se tornou público passou a ter o seu nome, Largo do Caranguejo.
Antonio Caranguejo, pai de 18 filhos, dentre estes a mais popular é Tânia que é mãe de Ricardo, o popular Cadinho. Há mais de suas décadas atrás Tãnia juntamente com outros moradores passaram a organizar anualmente neste largo que é o "coração de Itinga" a festa do caranguejo, tendo como ponto alto, a soltura de dezenas desses animais em lavagem que ocorre no domingo. O caranguejo é o destaque principal da festa que ainda tinha o desfile do "Bumba-Caranguejo", uma versão do "Bumba meu Boi" , criado pelo artista plástico Nivaldo Portela.
Sêo Antonio Caranguejo que torcia pelo Bahia após a decadência do Galícia, seu clube preferido, faleceu nesta terça feira (7)no Hospital Geral do Estado, após ter passado por uma colostomia.
Fica aqui registrado a nossa homenagem a um homem simples que foi o alicerce da cultura do bairro mais populoso de Lauro de Freitas.
Fonte: Jornal O Caranguejo - abril de 2002 - editor responsável Duzinho Nery - Matéria baseada em texto do Prof. Gildásio Freitas publicada com exclusividade para este jornal.

REVITALIZAÇÃO DO LOCAL

Está na hora da prefeitura de Lauro de Freitas revitalizar o "Largo do Caranguejo" que está abandonado e depredado como todas as outras praças da cidade, a exemplo da fonte luminosa do local que há mais de seis anos também está sem funcionamento, igualmente a fonte luminosa da Praça da Matriz do centro da cidade, e fazer valer o potencial cultural que tem em Itinga e infelizmente a turma não tem apoio. Ta na hora dos artistas darem Catiripapu neles!!!




TSUNAMI EM SALVADOR BALANÇA LAURO DE FREITAS!!! LÉO KRET DEVERÁ PERDER CARGO PÚBLICO

Essa bomba saiu na página do programa da Tv Aratu, Universo Axé do parceiro Alex Lopes, Pirikitinho viu e mandou direto para a redação do Catiripapu, que não mediu os fatos e passou a fofoca para o povão.

A ex amiga íntima de Pirikito e sua candidata a deputada Estadual derrotada nas eleições de 2010, a atual vereadora Léo Kret está passando por uma situação bastante delicada. A transexual mais famosa da cidade já vem recebendo ameaças de diversos políticos e personalidades, a fim de exonerá-la do cargo público. O problema desta vez é por conta das fotos que Léo publicou através de seu twitter oficial acompanhada do seu namorado e amigos em uma praia neste final de semana. Nas fotos a extinta dançarina aparece de biquíni, mostrando os seios.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara Municipal, Paulo Câmara do PSDB, comentou as fotos "A vereadora, que declaro e trato como uma mulher, feriu o decoro parlamentar. Ela tem que ter uma postura. É claro que a vida privada, a vida particular, não interessa. Isso é dela. Não compete a nós. Mas foi ela mesma que postou a foto. Enquanto vereadora, deve satisfação à população... A vereadora pode sofrer quatro tipos de punições, dentre elas a perda do mandato como vereadora. Ela deverá ser chamada para dar explicações à Comissão de Ética”, revelou o presidente.

Valeu Pirikito, por sua preocupação em deixar o povo de Lauro de Freitas bem informado!!! Gay que é gay se quer respeito, tem que dar este respeito.

Fonte: Universo Axé

http://www.aratuonline.com.br/universoaxe/index.php?menu=noticia&COD_NOTICIA=6078

LAURO DE FREITAS A TERCEIRA CIDADE MAIS VIOLENTA DA BAHIA - MANCHETE DO CORREIO DE HOJE

Durante o lançamento do Pacto pela Vida ocorrido nesta segunda-feira (6), foram apresentados estudos sobre a violência na Bahia. De acordo com pesquisas, de todos os homicídios registrados no estado, 80% são registrados em 20 dos 417 municípios baianos e Lauro de Freitas entre as três mais violentas do estado.
Este é o reflexo da incompetência administrativa da prefeita Moema Gramacho. Será que nestas andanças que a "Ministra" tem feito pelo mundo afora, será que não encontrou sequer uma cidade que tenha um desempenho exitoso com programas esportivos e culturais onde priorizam a criançada e a juventude? Se ela ainda não descobriu este segredo, acabo de anunciar, que estas atividades contribuem para amenizar a criminalidade e o uso de drogas em qualquer sociedade do mundo. (Não descobri nenhuma fórmula).
A prefeita de TODOS E TODAS deveria ao menos ter a humildade e permanecer os programas que deram certo na gestão passada, todos os cantos da cidade borbulhavam esporte, através do programa Esporte Cidadão e cultura com o Programa Valores da Terra, se funcionava bem, com a participação de todo o município. Por que Moema Gramacho não teve a responsabilidade de continuar com estes projetos? Mesmo que até mudasse de nome. Fosse humilde suficiente e convidasse o ex secretário de Cultura, Esporte e Lazer Carlos Tabajara para fazer uma consultoria, esquecesse a picuinha política e pensasse nas pessoas, porque quem ganharia eram todos nós.
Mas pelo o que é visto, a prefeita de TODOS E TODAS preferiu contribuir indiretamente para dilacerar vidas, porque em nossa cidade não se tem mais nada, aliás, se tem muitos jovens usando drogas nas esquinas e assaltando por falta de oportunidade.
A ESCOLA DE CADETES MIRINS deveria está aí, inserindo esta meninada no mercado de trabalho, como funcionava antigamente, mas infelizmente, só vemos estampado na imprensa mortes dos nossos jovens e ninguém quer fazer nada e ainda diz que falta POLÌCIA. Mas a força policial é apenas reforçar o problema e assumir a desgraça instalada na cidade. As pessoas precisam de oportunidades no esporte, na cultura e no mercado de trabalho, assim se resolverá esta tragédia. Desta forma que está não dá, pois estamos em guerra civil, onde as vidas ceifam, findam sem sentido algum, sem respeito ao próximo e este problema a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da gestora Moema Gramacho tem que assumir e combater através de políticas públicas para o povo sentir e ver, e não apenas aparecer em gráficos como ações fictícias.
ESTAMOS EM LUTO, NOSSA CIDADE ESTÁ EM GUERRA E VIDAS HUMANAS SE PERDENDO POR IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA.

MOSTRA JUNINA GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ‏

A se nessa terra de Ipitanga o povo não fosse ousado
e metesse a mão na massa, não tinha merda de nada!!!
A CULTURA QUEM FAZ SOMOS NÓS E NA RAÇA!!!
PARABÉNS A ARTÊMIO E AO BAMBOLÊ!!!


CONVITE - MOSTRA JUNINA GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ‏


MOSTRA JUNINA
DATA : 11 DE JUNHO DE 2011
LOCAL : PRAÇA DA MATRIZ - CENTRO - LAURO DE FREITAS
HORAS : 20 HORAS

PROGAMAÇÃO: QUADRILHA EM PERNA DE PAU
DANÇA JUNINA FEMININA
DANÇA JUNINA MASCULINA
CASAMENTO NA ROÇA

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL : GRUPO NOVO SWING

Não sei onde está o recurso da prefeitura destinado a cultura, tem que se tomar uma providência urgente.