quarta-feira, 1 de junho de 2011

SEPULTAMENTO DE RAIMUNDO NEVES DO BANKOMA


O Catiripapu informa a todos os internautas que o sepultamento do nobre amigo Raimundo Nonato das Neves ocorrerá amanhã (quinta-feira) 2/6 no Cemitério de Portão ás 9:ooh.

Neste momento a comunidade se despedirá do grande homem que nos deixou, mas o seu exemplo ficará por toda a eternidade.


"... Morrer é a curva da estrada."
(Fernando Pessoa)

VEREADOR GILMAR OLIVEIRA DENUNCIA NEGLICÊNCIA DA SAÚDE EM LAURO DE FREITAS E DÁ UNS CATIRIPAPUS NO ESPORTE E NOS BURACOS



O vereador Gilmar Oliveira-PP questionou na Câmara: “O que estão fazendo com dinheiro da saúde pública do nosso município?”, boa pergunta vereador. Tudo começou depois que ele foi explanar sobre a indicação de sua autoria nº100/2011 indicando a prefeita Moema Gramacho fazer uma aquisição de uma ambulância para o Posto Médico de Jambeiro.
O edil foi muito claro em seu discurso, certo ele, que acima de tudo tem que defender os interesses da sua comunidade, pois quando um problema por lá surge a comunidade vai até a sua casa e não na casa da prefeita, que por sinal quase ninguém sabe onde fica.
Por sinal, Gilmar Oliveira não verbalizou nenhuma mentira, apenas ecoou a revolta da comunidade. “Os postos não tem médicos e quando têm faltam medicamentos. Mas a educação e a saúde não são as prioridades nos discursos? Mas aqui lamentavelmente a gente ver o inverso disso tudo. Mas em Lauro de Freiras vemos tudo ao contrário”. Frisou o vereador. “O povo sem saúde, não tem educação”.
O vereador em bom tom disse que todos devem priorizar a saúde e a educação, mas que infelizmente a prefeita Moema Gramacho nada faz para intervir essa precariedade. E reforça que na sua área de atuação como (Areia Branca, Capelão e Jambeiro) não dispõe de um serviço de saúde digno e pede que a Secretaria Municipal de Saúde se sensibilize, para tornar os postos de saúde a ponto de atender a demanda da comunidade.
No entanto, no seu inflamado discurso, Gilmar disse ainda que os vereadores não podem ficar tolhidos a estas aberrações e irresponsabilidades que o governo municipal vem fazendo no que diz respeito a saúde pública.
Ele ainda destacou sobre a situação das ruas da cidade que está toda esburacada e que as equipes de tapa buracos precisam de celeridade. O vereador Mano Mix-PDT, da base governista pediu a parte e reclamou da situação dos buracos nas ruas da sua comunidade (Portão) que tem mais de dois meses que solicitou para o secretário de Infraestrutura mas nada resolveu. Mano aproveita o ensejo e dar uns catiripapus no esporte do município, mesmo pertencendo ao seu correligionário Chico Franco.
Está tudo péssimo e adoro quando um vereador fala a verdade.
Gilmar finaliza dizendo que Lauro de Freitas vive em passos de tartaruga e o que falta não é dinheiro, mas comprometimento e responsabilidade.

Valeu Gilmar!!!

LADISLAU LEAL E O PRESIDENTE DO GRUPO GAY DE LAURO DE FREITAS ALEX FRAGA NA CÂMARA DE VEREADORES BEM JUNTINHOS


Amizade verdadeira é isso, sem discriminação e sem preconceito. Deus disse "Amai o seu próximo como a si mesmo", e por esta vida passageira, flagramos um momento ímpar em nossa cidade. O blogueiro Ladislau Leal juntamente com o Presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas Alex Fraga. Sentadinhos no plenário da Câmara de Vereadores assistindo o discurso dos nossos nobres edis.
Em pleno século XXI será muito normal se ver cenas como está em nossa cidade e no Brasil, héteros e homossexuais se respeitarem em qualquer ambiente e a única afetividade está na amizade e convivência como bons cidadãos. Parabéns a Lau e a Alex, pessoas que lutam a favor da igualdade.

LAURO DE FREITAS PERDE UM GRANDE ÍCONE DA CULTURA NEGRA DA BAHIA "RAIMUNDO NEVES".


"Recordo-me de ter encontrado Raimundo do Bankoma, como era chamado cariosamente por todos, e falamos sobre vários assuntos, mas, o principal, foi sobre o descaso cultural que a nossa cidade está vivendo, uma preocupação com quem realmente carrega uma paixão visceral pela nossa cultura.
Mas hoje, os tambores estão mudos e o Terreiro Mãe Mirinha de Portão canta louvores de agradecimentos pela passagem desse bondoso filho. Raimundo Nonato das Neves, elevou o nome de nossa cidade na Europa e fez brilhar nos palcos a leveza esplandecente do Bankoma, com sua arte e cores, musica e o inconfundível toque percussivo.
Lembraremos do seu sorriso, sua garra em querer fazer sempre o melhor pela sua terra e pela nossa cultura".
Márcio Wesley – Filho de Lauro de Freitas - Bahia



Na madrugada desta quarta feira 1/6, o município de Lauro de Freitas perdeu um dos seus ilustres filhos defensor do movimento negro e lutador da cultura de matriz africana, Raimundo Nonato das Neves, 49 anos, presidente da Associação São Jorge Filho da Gomeia (BANKOMA DE PORTÃO). Infelizmente, acordei hoje com esta notícia, uma perda imensurável para a nossa cultura. Um homem de santo, neto de Mãe Mirinha de Portão do Terreiro mais importante de Santo Amaro de Ipitanga.

Raimundo Neves, referência da defesa e promoção da cultura africana na Bahia, faleceu no Hospital Aeroporto em Lauro de Freitas, causa ainda não divulgada. O local e o horário do sepultamento ainda não foi confirmado pelos familiares. A entidade que presidia no bairro de Portão, realiza um excelente trabalho sócio-cultural, elevando a auto estima da comunidade e representando o município de Lauro de Freitas com dignidade no maior carnaval do mundo, em Salvador.

Raimundo Neves estava presidente do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas e membro da Academia de Artes e Letras do Município e muito contribuiu para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e consequentemente para aprovação do Fundo Municipal de Cultura. Foi um ativista nato da arte e um lutador que incansavelmente buscou inúmeras conquistas através políticas culturais.

Maiores informações ao decorrer do dia.


Segue a nossa homenagem a este homem que sempre será lembrado pela Cultura de Lauro de Freitas.