segunda-feira, 13 de junho de 2016

Prefeitura de Lauro de Freitas garante pagamento do 13° Salário no prazo legal

O município de Lauro de Freitas, honra-se por sempre priorizar o pagamento de salários, dissídios e demais benefícios de funcionários em dia, desde o início desta gestão – e assim vai proceder até final de mandato.  Todavia, com a inegável situação da crise econômica/financeira no país, que nos convoca a promover ajustes agora, e assim criar margem para superar e sair de tempos difíceis, a Prefeitura, mais uma vez, atua com responsabilidade.  Assim, decidindo garantir o pagamento total do 13° dentro de exercício de 2016, a PMLF pagará a primeira parcela (50%) em 20 de novembro e a segunda parcela (50%) em 20 de dezembro deste mesmo ano, com amparo da Lei 4.090/62.

Com presença do prefeito Márcio Paiva Lavagem da Rua Treze animou bairro de Portão neste domingo


A tradicional Lavagem da Rua Treze de Portão foi desenvolvida neste domingo (12). O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e levou a alegria das baianas e da charanga para o bairro de Portão. A ação contou com a participação do prefeito da cidade, Márcio Paiva e a primeira-dama do município, Adriana Paiva, que interagiram com todos no circuito da Lavagem.   

Moradora da localidade, a estudante Kele Conceição, 17 anos, aprovou a comemoração em seu bairro, pois para ela é mais uma oportunidade de lazer e entretenimento bem próximo a sua residência. “Essa lavagem é bacana, principalmente por ser algo voltado a paz e aberto ao público”, pontua.

De acordo com o secretário da Secult, André Siqueira, essa comemoração foi consolidada nos últimos três anos e tem contribuído no reforço da cultura local com a valorização de símbolos bem marcantes, como por exemplo, as baianas e a charanga. Siqueira destacou ainda que as festividades em Portão continuam à noite quando o cantor Flávio José cantará na praça de Portão. “Buscamos cada vez mais fomentar a cultura popular da cidade. Logo mais teremos o cantor Flávio José se apresentando aqui em Portão, vale destacar que a atração é fruto da parceria entre a PMLF e a Superintendência de Fomento à Cultura, antiga Bahiatursa”, comenta.  

Realizado na Bahia segundo maior simulado de equipes do mundo para desastres nas Olimpíadas



Uma explosão que deixou vítimas, nas arquibancadas da Arena Fonte Nova, e projetou pessoas para o gramado. Esse foi o cenário de abertura da segunda maior simulação de ataque terrorista, já realizada no mundo e a maior na América Latina, promovida no Congresso Internacional de Desastre de Massa, que acontece em Salvador até este domingo (12), como preparação para os Jogos Olímpicos. Participam 25 forças nacionais e internacionais, como a Interpol, a Marinha, o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras. 

Segundo o coronel Antônio Júlio Nascimento, coordenador do Centro de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros da Bahia, o estado está preparado para qualquer incidente. “O terrorismo é a nossa maior preocupação, mas existem vários fatores que podem acontecer. Um simples tumulto pode provocar uma grande correria. Este evento serve para fazer o treinamento das forças como um todo”. 

Nascimento avalia que a simulação é complexa e difícil para todas as corporações. No treinamento também foi montado um cenário de intoxicação alimentar, perseguição tática ao portador de uma mala que seria colocada na arquibancada, e pesquisa de artefato não identificado. 

O coronel diz que, no caso de uma bomba, quem primeiro entra em ação é a Marinha, com roupa específica. “Em seguida, a Comissão Nacional de Energia Nuclear para saber se há componente que possa ser ofensivo. Depois, o batalhão de Operações Antibomba, [usando] um robô, para completar a avaliação e neutralizar alguma ameaça. Controlado o risco, entra o Corpo de Bombeiros para fazer o atendimento às vítimas que são trazidas para uma área específica, onde está o Samu”.

Segundo ele, a Bahia está preparada para desastres com múltiplas vítimas. “O Hospital Geral do Estado [HGE] sai na frente, em nível nacional, pois tem uma área de atendimento para múltiplas vítimas, que eu só vi na Alemanha, em 2014. A gente conseguiu implantar aqui um sistema de análise e avaliação de vítimas para que elas sejam examinadas, antes de entrar na área de ortotrauma do hospital, evitando inclusive contaminações”. 

Forças de segurança preparadas para resposta efetiva

De acordo com o coordenador geral do evento, Jeidson Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), juntando todos os integrantes das forças que participaram da simulação e os voluntários para fazer o papel de público, são cerca de 1.500 pessoas envolvidas no treinamento. O registro do maior simulado da história mundial aconteceu há pouco tempo, em Londres, com duas mil pessoas.

Ele explica que o foco é preparar as forças de segurança para uma resposta rápida e efetiva no caso de um atentado. “Mas um susto pode gerar ação, como o abandono de uma mochila que pode ser suspeita de conter explosivo e causar um tumulto no estádio. As forças devem estar preparadas para conduzir isso sem que se transforme em uma tragédia”. 

Este é o terceiro dia do congresso. “Ontem e anteontem [10 e 11 de junho] tivemos a presença do Comitê Olímpico e do Ministério da Defesa, e estão todos sinalizando positivamente. Teremos dez jogos de futebol aqui na [Arena] Fonte Nova. Então é preciso ter uma preparação e um alinhamento das forças tão grande quanto o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, diz ainda o coordenador geral do evento. 

Ele reforça ainda que é preciso estar alinhado com os protocolos internacionais. “Estamos falando de Olimpíadas, mas em qualquer outro grande jogo, que aconteça na Fonte Nova, ou até mesmo no Carnaval de Salvador, que também atrai multidões, estamos expostos a situações críticas e de visibilidade internacional. Por isso seguimos aqui protocolos da Interpol, da Guarda Costeira americana, e estamos colocando o nosso alinhamento em teste”.

Perita do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), Tânia Gesteira afirma que a perícia segue o protocolo da Interpol no âmbito criminal “para a determinação das causas do acidente, seguindo todos os padrões [estabelecidos] para a atuação em desastres e eventos adversos com múltiplas vítimas”.

De acordo com ela, o trabalho é iniciado com uma equipe de varredura para identificação de vestígios. “Depois as equipes trabalham simultaneamente, inclusive as de recuperação de corpos que vão fazer as fotografias, as anotações, o resgate das vítimas e levá-las para as equipes de recepção, aos veículos e ao departamento para a identificação”.

Segundo o subcoordenador do Samu, Alex Mine, a capacitação é fundamental para quem integra uma equipe de resgate. “Fica um legado, principalmente para Salvador, uma capital voltada para festas. O Carnaval é um evento grande onde pode haver múltiplas vítimas. Outra possibilidade é em deslizamentos como os que já ocorreram [na capital baiana]. Se a gente faz essa capacitação para períodos de olimpíadas, isso repercute para outros momentos também”.

EXALTANDO LAURO DE FREITAS ROBERTO MUNIZ (PP) TOMA POSSE NO SENADO FEDERAL

 "Mas trago ainda o aprendizado do povo empreendedor de Lauro de Freitas, cidade que me acolheu no meu primeiro mandado como político, minha eterna Cidade Cidadã".  
Roberto Muniz
Senador

Momento em o Senador Roberto Muniz discursa na sua posse

Tomou posse na última terça-feira (7) no Senado, Roberto Muniz (PP-BA), suplente do senador Walter Pinheiro (sem partido-BA), que se licenciou para assumir a Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Em seu discurso de posse, o novo senador ressaltou sobre o seu início político na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia "Carrego comigo traços da capital Salvador, minha cidade natal, Mas trago ainda o aprendizado do povo empreendedor de Lauro de Freitas, cidade que me acolheu no meu primeiro mandado como político, minha eterna Cidade Cidadã".  

Juramento do Senador Roberto Muniz perante aos Senadores

Para assumir o mandato, Muniz, que é engenheiro, deixou a presidência executiva da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon). Antes, o político já foi deputado estadual por duas vezes e secretário executivo do Ministério das Cidades na gestão do ex-ministro Mário Negromonte.

O Vice-Governador da Bahia João Leão (PP), presente na posse do seu liderado político Roberto Muniz.

No discurso, Roberto Muniz também falou da atual crise econômica e disse que é preciso promover uma convergência entre as agendas do Estado eficiente e do Estado de bem-estar social.

Deputado Cacá Leão (PP) e o Senador Roberto Muniz (PP), ambos iniciaram suas vidas públicas em Lauro de Freitas-BA.

“Um Estado eficiente não é sinônimo de um Estado sem programas sociais. Muito menos o contrário”, disse o senador.

O mandato de Walter Pinheiro e Roberto Muniz termina em fevereiro de 2019.

Leia  a parte do discurso do Senador Roberto Muniz, quando se refere a cidade de Lauro de Freitas.

"Navegar é preciso... Iniciei minha vida política na cidade de Lauro de Freitas, onde tive a confiança do eleitor para ser Secretário Municipal, Vice-Prefeito e Prefeito. Carrego comigo traços da capital Salvador, minha cidade natal. Mas trago ainda o aprendizado do povo empreendedor de Lauro de Freitas, cidade que me acolheu, no meu primeiro mandado como político, minha eterna Cidade Cidadã, marca de um governo que finalizou com excelente avaliação popular."

ASSISTA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE POSSE DO SENADOR ROBERTO MUNIZ (PP)