domingo, 12 de junho de 2016

Bailarino que integrava Paixão de Cristo de Lauro de Freitas foi assassinado em Itinga

É com pesar que estamos divulgando o falecimento do amigo Rodrigo Queyroz, membro do corpo de baile da Paixão de Cristo - Lauro de Freitas - BA
Ele faleceu na noite do último sábado (11), vítima da dolorosa violência urbana, no bairro de Itinga, fazendo parte da triste estatística brasileira, onde a violência toma conta do país exterminando principalmente jovens.
A família Paixão de Cristo emite publicamente o seu pesar e reza para que Jesus Cristo acalante a dor imensurável da perda da família e de todos os seus amigos.

Rodrigo, saiba que você enriqueceu o nosso espetáculo com o seu talento por muitos anos e ajudou a multiplicar a importância do tamanho do amor de Cristo por toda humanidade.
Vá em paz, amigo!!!

Bailarino Rodrigo Queyroz que foi assassinado


Cena do corpo de baile na Paixão de Cristo de Lauro de Freitas 2015

Base comunitária de Itinga leva crianças e adolescentes ao Zoológico



Policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga proporcionaram, nesta terça-feira (7), uma tarde diferente para 13 crianças de Lauro de Freitas. Os militares levaram participantes de projetos sociais oferecidos pela BCS ao Jardim Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina. Os garotos, com idade entre 9 e 16 anos, puderam matar a saudade que sentiam dos animais. 

O passeio foi realizado por meio do Projeto Anjos Marrons e faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. “Essa visita é importante para que eles aprendam mais sobre os animais. Além disso, vai dar subsídios para atividades que vão acontecer na base. Sair um pouco do bairro em que moram para aprender coisas novas in loco dá mais motivação para que as crianças busquem mais conhecimento”, ressalta o soldado PM Adriano Pereira, monitor do Projeto Anjos Marrons. 

O meio ambiente, a sobrevivência e o respeito ao próximo compõem um conjunto de temas que são trabalhados no projeto, que visa a inclusão social e a capacitação de crianças e jovens. No Zoológico, o conhecimento foi passado in loco. As crianças e adolescentes conferiram de perto uma variedade de espécies de animais silvestres. 

Onça pintada, hipopótamo e macacos encantaram Maria Heloísa Ribeiro, de nove anos. No entanto, foi um outro animal que mais chamou a atenção da garota. “Gostei mais do pavão. Ele é bonito e não oferece perigo para ninguém”, afirmou. 

Requisitos 

As aulas dos Anjos Marrons acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, no Centro Digital de Cidadania da BCS. O projeto tem como referência os valores cultivados do escotismo, civismo e educação ambiental. Desempenho e frequência escolar, além do comportamento em âmbito familiar são avaliados para a permanência do participante na iniciativa. 

“Outro requisito é o comprometimento do jovem com as atividades desenvolvidas no projeto. Ele precisa querer participar. Nós temos aproximação com as escolas e estamos sempre agindo de maneira integrada para manter as crianças no caminho do conhecimento”, esclarece a tenente Naila Reis, comandante da BCS Itinga. 

Mais ação

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a BCS de Itinga vai realizar uma exposição com itens reciclados pelas crianças e adolescentes que participam do projeto Anjos Marrons. O evento terá a abertura na tarde desta quinta-feira (9) e vai até a próxima terça (14), na sede da BCS. 

Itens como jarro de flores feitos de late de refrigerante, vassoura confeccionada de garrafa pet e enfeites de parede feitos de rolo de papel higiênico ficarão expostos para toda a comunidade.

Parceria da Prefeitura com a Base Aérea de Salvador beneficia 114 munícipes


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e de Educação (Semed), contempla crianças da rede municipal de ensino no Programa Forças no Esporte (Profesp) em parceria com a Base Aérea de Salvador (BASV). A iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Defesa e dos Ministérios do Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é realizada em diversas unidades militares da Marinha, Exército e Aeronáutica por todo o Brasil.

O programa que está em Lauro de Freitas desde 2013, atualmente conta com 114 crianças de sete a 12 anos e tem como objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e a prevenção da marginalidade e violência de crianças e adolescentes, através de mecanismos que possibilitem sua inclusão social, valorização da cidadania, permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer.

O secretário da Setel, José Bomfim, salientou a importância do programa, com os princípios básicos de cidadania e civismo e isso reflete no convívio com a família e ainda melhora o desempenho na escola tirando crianças da situação de vulnerabilidade. “A gente está aqui para dar um suporte para essas crianças, além de praticar esportes eles se alimentam, sabemos que a maioria deles nem café em casa têm para tomar. Eles estão maravilhados com esse projeto, possivelmente teremos um campeão olímpico desse time da Base Aérea em Lauro de Freitas”, revela.

O estudante Gustavo Santana, de 11 anos, conheceu o projeto na escola, o jovem destaca que já passou por várias modalidades – Atletismo, corrida de orientação, natação e vôlei. “Eu participo desde que começou, é muito bom porque eu não fico na rua”, conta.

O Coronel Aviador Marcello Schiavo acredita que a Força Aérea tem um papel de responsabilidade social e vê no programa a oportunidade de contribuir. “Nós nos voluntariamos para participar do Profesp para passar para essas crianças os valores que cultivamos nas Forças Armadas, isso pode contribuir para a formação desses jovens que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social”, declara.

A moradora de Areia Branca, Maria Eduarda tem 12 anos e já é a criança com mais medalhas da Base. “Eu ganhei oito medalhas do final do ano até agora, eu melhorei minhas notas na escola e aprendi a obedecer”, diz.

A Tenente Coronel da Reserva Yara de Souza revela que coordenar o projeto é muito gratificante. “A chegada do projeto foi uma modificação total na minha vida porque eu não tenho netos, então eu ‘ganhei 114 netos’. É muito gratificante para mim, cada dia que passa eu vejo as crianças crescendo, eu me sinto outra pessoa depois do projeto”, afirma.

As crianças do projeto ainda tiveram a oportunidade de ver de perto o símbolo das Olimpíadas 2016, que acontece no Rio de Janeiro em agosto. “Enquanto todo mundo correu para ver, nós nem precisamos andar muito, tem foto da garotada segurando a Tocha dentro da Base Aérea”, conta Bomfim.

Vila Praiana é beneficiada com 11ª edição do Cuidando do Seu Bairro

Exibindo Foto - Viviane Sales (1).jpg

O cidadão, o Poder Público Municipal e a vontade de inovar cada vez mais o atendimento ao laurofreitense, foram os principais itens necessários para mais uma edição bem-sucedida do projeto Cuidando do Seu Bairro, neste sábado (11). Dessa vez, a ação beneficiou a comunidade de Vila Praiana com uma série de serviços descentralizados oferecidos pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria Especial para Ações Estratégicas (Seas) e demais órgãos municipais.

Uma das primeiras a chegar no Cuidando do Seu Bairro, a depiladora, 24 anos, Tailane Anunciação, foi em busca de uma consulta de Clínico Geral. De acordo com ela assim que soube que a iniciativa seria realizada na Escola Municipal de Vila Praiana ela se animou em ir ao local. “Ser atendida mais perto de minha casa é bem melhor, não precisei nem gastar com transporte, pois moro no bairro”, comenta.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, acompanhou as atividades do Projeto e fez um breve resumo das ações de governo, especialmente, nos últimos anos, em clara demonstração de prestar satisfação aos munícipes das inúmeras intervenções e medidas adotadas pela PMLF em prol do avanço da cidade. Na oportunidade Paiva ressaltou a importância do Cuidando do Seu Bairro e comemorou os números significativos conquistas em 11 edições da iniciativa. 

De acordo com o secretário da Seaes, Eduardo Freitas, a proposta é inovar cada vez mais com as ações do Cuidando do Seu Bairro, tanto que existe a projeção para que mensalmente sejam realizadas duas edições da ação. 

Ações diversas – As atividades do Cuidando do Seu Bairro tiveram início na última quinta-feira (9) e hoje foram concluídas as ações em Vila Praiana. Nestes três dias de trabalho os laurofreitenses tiveram a oportunidade, por exemplo, de serem atendidos pela oftalmologista e primeira-dama do município, Adriana Paiva, que beneficiou diversos cidadãos com consulta oftalmológica neste sábado.

Além disso, houve ainda corte de cabelo gratuito, entrega de sopa, atividades recreativas para crianças (pula-pula e piscina de bolinhas), confecção de Cartão do SUS, consultas médicas diversas entre outras ações.