terça-feira, 24 de maio de 2016

Lauro de Freitas: 111 famílias recebem escrituras em comunidade de Jardim Metrópole

Exibindo Foto - Viviane Sales (1).jpg

Este sábado (21) ficará eternizado na mente de 111 famílias contempladas com escrituras reconhecidas em cartório de imóvel entregues pelo programa “TituLAR – Escritura Pública”. Para estes laurofreitenses, o ato vai além do simples documento em mãos, mas na verdade a realização do sonho de ter seu imóvel legitimado como seu. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), promoveu a solenidade de entrega das escrituras na Escola Municipal Eurides Santana, em Itinga.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, reforçou novamente que entregar as escrituras aos laurofreitenses mais carentes é um desejo antigo seu, que após a implantação do programa “TituLAR – Escritura Pública”, uma inciativa coordenada pela Superintendência de Habitação (Suhab) isso virou realidade para 311 famílias (72 Chacará Taiti, 128 Pouso Alegre e 111 Jardim Metrópole. “Estamos entregando uma escritura reconhecida em cartório e não apenas um título de posse. A felicidade é grande, você ter a escritura de sua casa em suas mãos. Dignidade, conforto e tranquilidade isso é importante para nosso cidadão. Agradeço a todos que colaboraram com essa realização, pois ver a felicidade no rosto das pessoas é muito bom”, pontua.

A secretária da Seplan, Eliana Marback, destaca que o Programa é fruto de um trabalho de campo bastante criterioso realizado pelos técnicos da Secretaria em comunidades distintas, que se enquadram nas definições previstas na Lei Municipal nº 1.574/2015, que dispõe da regularização Fundiária no Município.

A população aprovou a ação da PMLF e parabenizou o prefeito pela postura pioneira em levar algo tão desejado por todos. “Isso que aconteceu hoje é uma grande dádiva, algo muito especial, pois pensei que nunca conseguiria ter minha escritura. Como médico Márcio cuidou muito bem do meu esposo no passado e como prefeito está excelente para nós”, afirma a moradora do Jardim Metrópole Alzira da Cruz, 69 anos. Opinião compartilhada pela também moradora Adelita Almeida, 69 anos. “Muito alegre, muito alegre, muito alegre é assim que estou! Muito satisfeita, pois não tinha o documento de minha casa e agora tenho”, desabafa.  

De acordo com a superintendente da Suhab, Ana Carolina Rabelo, um dos objetivos do “TituLAR – Escritura Pública” é beneficiar aproximadamente 3.200 pessoas com o Programa, desta forma viabilizando uma contribuição significativa na regularização fundiária em Lauro de Freitas. 

Entenda a ação – O Programa de Regularização Fundiária beneficiará cerca de 800 famílias das comunidades de Jardim Pouso Alegre, Aracui, Jardim Metrópole, Jardim Cidade Nova, Chafariz e Jardim Portão. Para integrar o “TituLAR – Escritura Pública”, a ocupação deve ser consolidada, em áreas de interesse social de propriedade municipal de até 250 m² que não apresentem situações de risco geológico, ocupada por famílias com renda de até três salários mínimos e que não possuam outro imóvel. Com esta iniciativa a Prefeitura dará a segurança da posse do terreno, garantindo a permanência das parcelas mais carentes da cidade, cumprindo assim a sua função social e dando dignidade a seus munícipes. 

Corpus Christi: Prefeitura divulga feriados e pontos facultativos

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Governo (Segov), divulga que próxima quinta e sexta-feira (26 e 27), em virtude das celebrações de Corpus Christi, o município decretou ponto facultativo nos dois dias, a medida atende às definições dispostas no decreto municipal nº 3.922 de 5 de janeiro de 2016.
Os serviços essenciais funcionarão normalmente, tais como: Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Manutenção - Deman, o setor de Fiscalização do Município (Posturas públicas, Meio Ambiente e Transporte), o setor de Agentes de Trânsito, o setor de Salva Vidas e o setor de Limpeza Urbana.

GLEIDE MACHADO DÁ CARA NOVA AO CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS

O diretor de teatro Duzinho Nery e a coordenadora do Cine Teatro Gleide Machado

Desde de setembro de 2015, o Cine Teatro de Lauro de Freitas está com nova administração, sob a Coordenação de Gleide Machado, ex-diretora da Biblioteca Móvel (Bibex), da unidade de extensão da Fundação Pedro Calmon (FPC) - vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), funcionária de carreira, que foi convidada para reorganizar o único equipamento de cultura do município.

Faixada do Cine Teatro de Lauro de Freitas-BA

O Cine Teatro que está hierarquicamente ligado a DEC - Diretoria de Espaços Culturais | Secult-BA, dirigido pelo diretor teatral e dramaturgo Romualdo Lisboa, é um espaço que serve para a realização de espetáculos, oficinas artísticas, ensaios de grupos do município e etc, está de cara nova. Está sendo reestruturado conforme as normas da SECULT-BA, onde outrora era subutilizado, onde a maioria  dos grupos e de artistas locais estavam desmotivamos, mas agora estão estimulados.

Na verdade, a nova coordenadora Gleide Machado, surge para revitalizar o Cine Teatro, democratizando este espaço público e plural que deve de fato atender a comunidade artística de Santo Amaro de Ipitanga, atraindo ainda para a cidade importantes produções teatrais baiana e nacional, fomentando a programação artística para a comunidade.

O Cine Teatro de Lauro de Freitas está oferecendo oficinas de teatro e dança para todas as idades, funcionando de segunda a domingo. As portas do Cine Teatro encontram-se abertas para visitas, onde Gleide Machado e a sua excelente equipe de funcionários receberão todos de braços abertos. 

Assista o bate papo de Duzinho Nery e a coordenadora do Cine Teatro de Lauro de Freitas, Gleide Machado.