terça-feira, 17 de maio de 2016

Sesab entrega 15 novos leitos na Maternidade Tsylla Balbino


A Maternidade Tsylla Balbino, localizada na Baixa de Quintas, em Salvador, ganhou 15 novos leitos nesta segunda-feira (16). Os dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e cinco da Ucin Canguru foram entregues pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e pela titular da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Olívia Santana. Com o investimento de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado da (Sesab) segue qualificando e ampliando a rede de assistência materno-infantil.


Segundo o secretário, em 2015, somente na rede própria do Estado, mais de 40 leitos foram abertos em maternidades. Em 2016, o Governo entregou 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), sendo 20 de UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos. “Nosso compromisso é descentralizar a assistência, ampliar o número de leitos e melhorar a qualidade do atendimento”, disse Vilas-Boas. Ele informou que, neste ano, estão previstos “mais de R$ 60 milhões na requalificação de 25 maternidades [no] estado e do Hospital da Mulher com 137 leitos”.



Realizando, em média, 900 atendimentos e 300 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino oferece serviço de pré-natal completo, incluindo consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. A unidade disponibiza também atendimento a gestantes em psicologia e odontologia preventiva.Na opinião da diretora da unidade, Rita Calfa, além dos benefícios práticos das melhorias para a população, há um caráter simbólico. “O mês de maio é especial, pois se comemora o Dia das Mães e dos profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que tanto se dedicam e contribuem para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Cadastro nacional



Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), até abril de 2016, em toda a Bahia existiam 318 leitos de UTI Neonatal, dos quais 208 exclusivamente do Sistema Único de Saúde. A Bahia dispõe de 132 leitos de UTI pediátrica, sendo 104 públicos. No segmento materno-infantil, o Estado vem assumindo a assistência integral ao parto no município de Salvador, ainda que seja de sua responsabilidade apenas os casos de alto risco. Quanto aos municípios do interior, mesmo aqueles com menos de 20 mil habitantes possui maternidade. A exemplo da Tsylla Balbino, a rede estadual de saúde oferece atendimento materno-infantil no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), nas maternidades Albert Sabin e José Maria de Magalhães, e nos hospitais João Batista Caribé e Roberto Santos.

Espetáculo "O CANDELABRO" se apresenta nesta quarta-feira no Cine Teatro


O espetáculo O Candelabro da Cia. Távola de Teatro será apresentado na próxima quarta-feira (18/5), no Cine Teatro Lauro de Freitas às 20h. Onde vamos realizar a filmagem oficial do espetáculo.
Espetáculo Premiado e selecionado para festivais de teatro no Ceará, Minas Gerais e São Paulo.
O ingresso será trocado por 1k de alimento não perecível (Feijão, Arroz, Farinha ou Açúcar), na bilheteria do teatro.

SINOPSE

Maria, uma mulher que se enclausura numa igreja abandonada, por não aceitar o medo e as dores encontradas durante sua vida, desde a infância, onde sofreu abuso sexual e foi explorada durante parte da sua vida. É uma reflexão e por sua vez, servirá para quebrar os estigmas da violência que persegue milhares de mulheres no mundo.

Faixa Etária: Idade Mínima 16 anos
Contamos com a sua presença!!!
Compartilhe e Divulgue!!!
Venha e convide mais um!!!

Lauro de Freitas: 1ª UPA Pediátrica do Brasil inicia atendimento nesta segunda-feira

Exibindo Foto - Edmar De Paulo (2).jpg

Lauro de Freitas, cidade que compõe a Região Metropolitana de Salvador, vai se consolidando como o município que mais alcança realizações históricas e inéditas, especialmente na área da saúde. Após inaugurar a primeira Clínica do Idoso do país e mudar totalmente o conceito de Regulação para uma perspectiva mais humanizada com a Nova Central de Regulação. Desta vez, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), viabilizou o início nesta segunda-feira (16), dos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (UPA), carinhosamente batizada de “Upinha”. A unidade de saúde que fica localizada na região de Itinga é destinada, exclusivamente, ao atendimento de crianças e é a primeira UPA municipal do Brasil voltada para este público-alvo.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, se emocionou ao falar da “Upinha” e destacou sua satisfação em presentear a população com mais um importante equipamento público que otimizará ainda mais a Saúde Municipal. O gestor percorreu cada dependência do espaço e interagiu com os profissionais que atuam na unidade de saúde. “Com uma concepção nova implantamos o Complexo de Saúde de Itinga e construímos uma ‘Upinha’ totalmente equipada. Estou muito feliz, pois aqui existe amor, carinho e respeito ao cidadão”, pontua.

A população parabenizou a iniciativa da PMLF, especialmente pelo olhar diferenciado para as crianças. “Uma estrutura muito boa com características de hospital particular. Deste jeito a Prefeitura está no caminho certo”, comenta o comerciante José Almeida, que foi conferir a nova unidade de saúde.

De acordo com o secretário da Sesa, Presídio Filho, hoje a gestão concretiza um antigo sonho do Prefeito em separar o atendimento de adultos e crianças, pois por ser médico, o gestor da cidade entende a Saúde Municipal com mais sensibilidade. “Hoje é um momento muito especial para nós, pois nossa ‘Upinha’ é uma realidade. Lauro de Freitas é pioneira em ter em funcionamento uma unidade de saúde como esta”, sinaliza.