domingo, 12 de junho de 2016

Parceria da Prefeitura com a Base Aérea de Salvador beneficia 114 munícipes


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das secretarias de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e de Educação (Semed), contempla crianças da rede municipal de ensino no Programa Forças no Esporte (Profesp) em parceria com a Base Aérea de Salvador (BASV). A iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Defesa e dos Ministérios do Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é realizada em diversas unidades militares da Marinha, Exército e Aeronáutica por todo o Brasil.

O programa que está em Lauro de Freitas desde 2013, atualmente conta com 114 crianças de sete a 12 anos e tem como objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e a prevenção da marginalidade e violência de crianças e adolescentes, através de mecanismos que possibilitem sua inclusão social, valorização da cidadania, permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer.

O secretário da Setel, José Bomfim, salientou a importância do programa, com os princípios básicos de cidadania e civismo e isso reflete no convívio com a família e ainda melhora o desempenho na escola tirando crianças da situação de vulnerabilidade. “A gente está aqui para dar um suporte para essas crianças, além de praticar esportes eles se alimentam, sabemos que a maioria deles nem café em casa têm para tomar. Eles estão maravilhados com esse projeto, possivelmente teremos um campeão olímpico desse time da Base Aérea em Lauro de Freitas”, revela.

O estudante Gustavo Santana, de 11 anos, conheceu o projeto na escola, o jovem destaca que já passou por várias modalidades – Atletismo, corrida de orientação, natação e vôlei. “Eu participo desde que começou, é muito bom porque eu não fico na rua”, conta.

O Coronel Aviador Marcello Schiavo acredita que a Força Aérea tem um papel de responsabilidade social e vê no programa a oportunidade de contribuir. “Nós nos voluntariamos para participar do Profesp para passar para essas crianças os valores que cultivamos nas Forças Armadas, isso pode contribuir para a formação desses jovens que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social”, declara.

A moradora de Areia Branca, Maria Eduarda tem 12 anos e já é a criança com mais medalhas da Base. “Eu ganhei oito medalhas do final do ano até agora, eu melhorei minhas notas na escola e aprendi a obedecer”, diz.

A Tenente Coronel da Reserva Yara de Souza revela que coordenar o projeto é muito gratificante. “A chegada do projeto foi uma modificação total na minha vida porque eu não tenho netos, então eu ‘ganhei 114 netos’. É muito gratificante para mim, cada dia que passa eu vejo as crianças crescendo, eu me sinto outra pessoa depois do projeto”, afirma.

As crianças do projeto ainda tiveram a oportunidade de ver de perto o símbolo das Olimpíadas 2016, que acontece no Rio de Janeiro em agosto. “Enquanto todo mundo correu para ver, nós nem precisamos andar muito, tem foto da garotada segurando a Tocha dentro da Base Aérea”, conta Bomfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.