domingo, 12 de junho de 2016

Base comunitária de Itinga leva crianças e adolescentes ao Zoológico



Policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga proporcionaram, nesta terça-feira (7), uma tarde diferente para 13 crianças de Lauro de Freitas. Os militares levaram participantes de projetos sociais oferecidos pela BCS ao Jardim Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina. Os garotos, com idade entre 9 e 16 anos, puderam matar a saudade que sentiam dos animais. 

O passeio foi realizado por meio do Projeto Anjos Marrons e faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. “Essa visita é importante para que eles aprendam mais sobre os animais. Além disso, vai dar subsídios para atividades que vão acontecer na base. Sair um pouco do bairro em que moram para aprender coisas novas in loco dá mais motivação para que as crianças busquem mais conhecimento”, ressalta o soldado PM Adriano Pereira, monitor do Projeto Anjos Marrons. 

O meio ambiente, a sobrevivência e o respeito ao próximo compõem um conjunto de temas que são trabalhados no projeto, que visa a inclusão social e a capacitação de crianças e jovens. No Zoológico, o conhecimento foi passado in loco. As crianças e adolescentes conferiram de perto uma variedade de espécies de animais silvestres. 

Onça pintada, hipopótamo e macacos encantaram Maria Heloísa Ribeiro, de nove anos. No entanto, foi um outro animal que mais chamou a atenção da garota. “Gostei mais do pavão. Ele é bonito e não oferece perigo para ninguém”, afirmou. 

Requisitos 

As aulas dos Anjos Marrons acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, no Centro Digital de Cidadania da BCS. O projeto tem como referência os valores cultivados do escotismo, civismo e educação ambiental. Desempenho e frequência escolar, além do comportamento em âmbito familiar são avaliados para a permanência do participante na iniciativa. 

“Outro requisito é o comprometimento do jovem com as atividades desenvolvidas no projeto. Ele precisa querer participar. Nós temos aproximação com as escolas e estamos sempre agindo de maneira integrada para manter as crianças no caminho do conhecimento”, esclarece a tenente Naila Reis, comandante da BCS Itinga. 

Mais ação

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a BCS de Itinga vai realizar uma exposição com itens reciclados pelas crianças e adolescentes que participam do projeto Anjos Marrons. O evento terá a abertura na tarde desta quinta-feira (9) e vai até a próxima terça (14), na sede da BCS. 

Itens como jarro de flores feitos de late de refrigerante, vassoura confeccionada de garrafa pet e enfeites de parede feitos de rolo de papel higiênico ficarão expostos para toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.