quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Zika infectou até 1,4 milhão de brasileiros neste ano; casos de microcefalia crescem 41%

Zika infectou até 1,4 milhão de brasileiros neste ano; casos de microcefalia crescem 41%

Apontado como responsável pelo aumento de casos de microcefalia no país, o zika vírus infectou ao menos meio milhão de brasileiros neste ano, de acordo com a estimativa mais otimista do Ministério da Saúde. Na previsão mais pessimista, foi contaminado 1,4 milhão de pessoas, segundo o Protocolo de Vigilância e Resposta à Microcefalia e ao Zika, divulgado nesta terça-feira (8). O Brasil já soma 1.761 casos suspeitos de má-formação, com 19 mortes de bebês notificadas. Para o ministro da Saúde, Marcelo Castro, a situação é "gravíssima". 

Embora ainda não existam testes em quantidade e qualidade suficientes para diagnosticar a zika e, como em 80% dos casos, o paciente infectado não apresenta sintomas, a pasta fez uma projeção com base em casos descartados de dengue - as duas doenças têm sintomas semelhantes - e em referências da literatura médica internacional. O ministério chegou ao número mínimo de 497.593 casos e máximo de 1.482.701. A estimativa foi feita considerando apenas os 19 Estados com circulação autóctone (interna) do vírus confirmada por laboratório. Considerando a projeção mais conservadora, São Paulo é o estado com o maior número de casos estimados: 236 mil. Em seguida, aparecem Minas Gerais (54 mil), Paraná (42 mil), Ceará (38 mil) e Pernambuco (34 mil). 

O documento no qual constam as projeções também estabelece diretrizes aos profissionais de saúde e áreas técnicas para lidar com casos suspeitos e pacientes confirmados de microcefalia. O boletim epidemiológico mostrou ainda que os registros de má-formação de fetos aumentaram 41% em apenas uma semana e estão espalhados por 411 municípios de 13 estados e do Distrito Federal. Pelo novo protocolo, as vigilâncias de Estados e municípios deverão detectar casos não apenas em recém-nascidos, mas também monitorar gestantes com possível infecção por zika e fetos com alterações no sistema nervoso, além de abortos espontâneos e nascidos mortos suspeitos de contrair o vírus.

Temer sugere que Planalto vazou carta e diz que não poderia negar pedido de impeachment

Temer sugere que Planalto vazou carta e diz que não poderia negar pedido de impeachment

Após a polêmica que a carta pessoal à presidente Dilma Rousseff (PT) gerou no Congresso e na internet, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) resolveu se defender e explicar o seu posicionamento nos últimos dias. Ao Blog do Moreno, do jornal O Globo, o peemedebista explicou porque decidiu evitar a discussão sobre o acolhimento do processo de impeachment da presidente. Segundo ele, não haveria como ir contra a ação, apesar do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmar que Temer não via “lastro jurídico” no pedido. “Isso foi o que me deixou mais indignado. 

Como constitucionalista, não posso dizer um absurdo desses. Os cidadãos brasileiros  que entraram com esse pedido cumpriram todo um ritual, dentro das normas estabelecidas pela Constituição. O presidente da Câmara, depois de examinar a procedência desse pedido com o corpo jurídico da Casa, exerceu o direito constitucional de acolhê-lo. Cabe à presidente exercer também o seu direito constitucional agora de se defender e provar que agiu certo. Isso é da democracia”, justificou. O vice-presidente criticou a decisão de Wagner de falar por ele e disse que foi “obrigado a desmenti-lo, para não ficar mal perante a sociedade e a Suprema Corte”. Para ele, reconhecer a legitimidade dos procedimentos tomados não seria tomar posição contrária ou favorável em relação ao impeachment. “Provocado por duas ações que pediam a interrupção do processo, o Supremo Tribunal Federal (STF) as recusou, confirmando que tanto o pedido como o acolhimento cumpriram as exigências constitucionais. Aí chego eu e digo, pela boca do Jaques Wagner, e digo: ‘Não, está tudo errado: quem pediu, quem acolheu e, principalmente, o Supremo!’. Tal colocação, me deixou mal política e juridicamente. E, muito constrangido”, criticou. 

Questionado sobre o vazamento da carta, que acabou afetando a imagem do vice-presidente, Temer negou que tenha sido o responsável pelo acesso do documento pela imprensa e sugeriu que o Palácio do Planalto tenha sido responsável. “Eu me cerquei de todos os cuidados, mandando pessoa da minha confiança entregar a carta de caráter pessoal e confidencial à presidente. Qual não foi a minha surpresa, ao desembarcar em Brasília na noite de segunda-feira?! Comecei a receber telefonemas de seus colegas jornalistas, querendo saber sobre o conteúdo de uma carta confidencial. O vazamento não foi da parte do remetente. Seria incoerente e deselegante eu vazar ou mandar vazar uma carta pessoal, com características de desabafo. Mais uma vez, avaliei mal”, concluiu.

MONUMENTO DA ENTRADA DA CIDADE É ENTREGUE PARA IPITANGUENSES

Exibindo Monumento da Entrada de Lauro de Freitas (1).JPGExibindo Monumento da Entrada de Lauro de Freitas (1).JPG

Exibindo Monumento da Entrada de Lauro de Freitas (1).JPG

Dando continuidade a série de avanços que o município tem conquistado, a cidade recebeu na noite desta segunda-feira (7), o novo monumento de Entrada da Cidade. O monumento propõe o reconhecimento dos dois principais rios que banham a cidade (Rio Joanes e Rio Ipitanga) um simbolizando as matrizes africanas e outro a vertente indígena das origens da terra. A junção dos dois rios forma o “DNA” da ancestralidade de Lauro de Freitas e contribui para fortalecer a identidade local.

De acordo com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o município vive um novo momento, com entrega de equipamentos públicos, conquistas de marcas históricas e intervenções em vários pontos. “Hoje Lauro de Freitas passa a contar com uma entrada da cidade digna para o laurofreitense se orgulhar, pois o que havia antes não tinha nenhuma identidade da cidade”, pontua.  O gestor complementa sinalizando que esse é mais um importante passo para aumentar a preocupação com as questões ambientais, principalmente com os rios homenageados. 

Alex Fraga, Alan Nery, Pirikito, o Prefeito Dr. Márcio, a Primeira Dama Dra. Adriana Paiva e Duzinho Nery na inauguração do Monumento da Entrada de Lauro de Freitas

A solenidade de inauguração foi realizada na entrada da cidade (trecho próximo à divisa com Salvador) e contou com a presença do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva; primeira-dama do município, Adriana Paiva; vice-prefeito da cidade, Bebel Carvalho; secretários, coordenadores executivos e superintendentes municipais; moradores de várias localidades da cidade; e os vereadores Alexandre Céo, Alexandre Marques, Aline Oliveira, Augusto César, Dona Augusta e Junior Neves; do ex-presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas, Alex Fraga; do Rei Momo de Salvador e Publicitário, Alan Nery; do animador Pirikito de Deus e do diretor de teatro e produtor cultural Duzinho Nery.

Duzinho Nery na frente do Monumento da Entrada da Cidade
  
Presente na solenidade a laurofreitense Mara Santos parabenizou a Prefeitura pelo monumento que considerou: “muito lindo para Lauro de Freitas!”. Ela ficou até o último instante do evento e ficou impressionada com os fogos de artifício. 

Bancada do PMDB na Câmara indica Leonardo Quintão como novo líder

09/12/2015 11h38 - Atualizado em 09/12/2015 12h06

Bancada do PMDB na Câmara indica Leonardo Quintão como novo líder

Leonardo Picciani ainda tenta coletar assinaturas para reverter situação.
Ala está descontente com a proximidade do peemedebista com o governo.

Parte da bancada do PMDB na Câmara protocolou nesta quarta-feira (9) a indicação do deputado Leonardo Quintão (MG) para ser o novo líder do partido, em substituição ao deputado Leonardo Picciani (RJ), que se isolou de partes da sigla ao se aproximar do Palácio do Planalto. A troca é automática, já que todas as assinaturas foram validadas pela Câmara.
O documento protocolado pela ala dissidente do PMDB tem a assinatura de 35 deputados peemedebistas, o que representa mais da metade da bancada, que possui 66 deputados.
No entanto, o atual líder do PMDB se articula para coletar assinaturas suficientes para permanecer no cargo. Ele conta com a volta de dois deputados licenciados, que atualmente atuam como secretários estaduais no governo do Rio de Janeiro: Marco Antônio Cabral e Pedro Paulo.
Segundo o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), que liderou a coleta de assinaturas, dois fatos mais recentes contribuíram para o desejo de substituir Picciani. O primeiro, disse, foi não ter consultado os integrantes da bancada para indicar os nomes da comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Picciani indicou nomes considerados mais moderados, o que desagradou a ala dissidente dentro do PMDB favorável ao impedimento da petista.
O segundo motivo, ainda de acordo com Vieira Lima, foi Picciani ter comentado de “forma deselegante” a carta escrita pelo vice-presidente da República, Michel Temer, à presidente Dilma em que relata uma série de episódios que demonstrariam a falta de confiança da petista nele.
Picciani chegou a dizer que considerava que a carta revelava que o vice não tinha interesse no “fortalecimento da bancada”.
Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília

Daniela Mercury lança novo disco e fala da vida: "Ser gay é como viver sob censura"

Uma das cantoras brasileiras mais bem-sucedidas de sua geração, Daniela Mercury, 50 anos, reinventou a sua vida íntima e, por tabela, a sua persona pública, desde que se apaixonou e casou com a jornalista Malu Verçosa, 39, em 2013.

A união de Daniela & Malu, que têm as filhas Márcia, Alice e Isabel Verçosa de Sá Mercuri (17, 14 e 6 anos, respectivamente), gerou polêmica e admiração, mas também deu uma revigorada na carreira da artista, que foi fundamental para a consolidação nacional da axé music no começo dos anos 1990.   

Autoral 
Décimo quinto trabalho solo de Daniela, Vinil Virtual (Biscoito Fino) é o primeiro e autoral disco da artista após a sua corajosa guinada de vida. Das 15 canções, todas misturando ritmos e timbres, ela assina dez sozinhas e as outras em parceria. O show “afro-indígena-canibalista-pop”, como ela define, já está na estrada e não tem data prevista para chegar em Salvador. Com vocês, a Rainha Má.

Hagamenon Brito
*Correio
http://www.correio24horas.com.br/single-guia/noticia/daniela-mercury-lanca-novo-disco-e-fala-da-vida-ser-gay-e-como-viver-sob-censura/?cHash=c92ad6f345bcc4ccc9f7845e2bab2b50

DUZINHO NERY É HOMENAGEADO PELO GRUPO PLANTADOS NA ROCHA


No dia 14 de novembro de 2015, o ator, diretor e agitador cultural de Lauro de Freitas Duzinho Nery foi homenageado na Câmara de Vereadores pelo grupo Plantados na Rocha, presidido por Russo Reis que também foi o responsável pela indicação.


O motivo da homenagem, foi o trabalho que Nery vem desenvolvendo através das suas produções teatrais e artísticas no município, elevando o nome da cidade para todo o país e principalmente oportunizar a comunidade a ter acesso as artes cênicas.


O Grupo Plantado na Rocha, vem homenageando figuras importantes de Lauro de Freitas nas mais variadas áreas de atuação, mas todas protagonizam e se destacam e muitas vezes não valorizadas.

Álvaro Oliveira, Russo Reis, Duzinho Nery e Renato Bráz


Neste dia, além de Duzinho Nery, foram homenageados o jornalista Carlos Sobrinho, o dirigente do Grupo Cultural Bambolê Artêmio Luz, o cantor Isahias Sampaio dentre outras figuras importantes.

Veja abaixo o agradecimento que Duzinho Nery publicou nas redes sociais.

"Neste momento acabo de receber do Grupo Plantado na Rocha uma homenagem na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas. Reconhecimento por ser representante da cultura e da arte teatral do município.
Grande generosidade. Me emocionei pela tamanha homenagem, onde vejo o quão importante é fazer pela nossa amada cidade. Ser reconhecido pelos meus conterrâneos, não tem prêmio maior. 
Obrigado a Russo e a todo grupo Plantado na Rocha.
Valeu!!!"


Duzinho Nery, Carlos Sobrinho, Isahias Sampaio e Artêmio Luz

Duzinho Nery e o presidente do Grupo Plantados na Rocha Russo Reis